Skip to content
Anúncios

Retorno ao Paraíso

quarta-feira, 5 março, 2008 @ 12:03 am

Eneida e Marcal no Rapunzel - Foto © Hélio VianaInaugurando o Papo de Convés do MaraCatu Weblog está aqui o casal Marçal e Eneida Ceccon.

Viajantes profissionais, autores de livros e guias, pessoas queridas, eles vão bater um papo sobre como levam a vida a bordo do veleiro Rapunzel.

Eu – O mundo moderno vive de números. No dia 26 de fevereiro o Rapunzel fez 20 anos boiando. Quais são os números?

Marçal – Navegamos umas 80 mil milhas, sem contar as idas e vindas entre as ancoragens. Só nos quatro anos e meio da volta ao mundo foram 32 mil milhas e na última viagem em 2004/2005, quando fizemos o Círculo do Atlântico, acrescentamos outras 10 mil ao log do Rapunzel. Nossa média é entre 130 e 150 milhas/dia. Queimamos 6800 horas de diesel para andar quando não tinha vento e para carregar as baterias quando não tinha sol [contrariado]. Subimos o barco oito vezes para pintar o fundo com tinta antiincrustante, estamos no 3° jogo de velas e consumimos 7305 garrafas de vinho [risos].

Eneida – Isso sem contar a estadia em Portugal e na África do Sul, mas lembre-se que éramos quatro a bordo [não é muito, fiz as contas: dá uma garrafa por dia].

Eu – No livro Um Giro Pelo Atlântico – A viagem do Rapunzel pelo Caribe, Açores, Portugal, Madeira, Canárias e Cabo Verde, você conta, com esse seu jeito coloquial de escrever, suas experiências e informações acumuladas na viagem. Tem algo que você gostaria de reforçar?

Marçal – Fechar o círculo é fácil, é uma viagem com ventos e correntes a favor. Tivemos sorte, só pegamos uma depressão. Mas tem que se ter cuidado e estar sempre atento à meteorologia. Muito diferente do Pacífico, onde o tempo é mais estável, quase não muda.

Eu – No livro Retorno ao Paraíso, lançado em 1969 (?), James Michener diz que o Pacífico não é mais o mesmo. Como foi sua entrada no paraíso?

Marçal – Fiquei doente. Papeete, a capital do Tahiti, foi uma decepção. Foi como chegar numa cidade grande como Guarujá. Mas o resto do Pacífico é maravilhoso.

Eu – Você era um pouco avesso à internet, mas agora está sempre conectado. Rendeu-se à tecnologia?

Marçal – Era não, ainda sou! A culpa é do João da veleiro.net [risos]. Primeiro ele insistiu para fazer a página do Rapunzel, agora tenho que responder a um monte de e-mails. Mas é um tempo bem empregado, respondo a todos e incentivo os sonhadores em morar a bordo e dar a volta ao mundo. Sei de alguns que já estão viajando e de outros que estão construindo seus barcos.

Eu – Você costumava terminar seus e-mails com “e sempre um palmo d’água embaixo da quilha”. O Rapunzel já tocou o fundo?

Marçal – Sim [sorriso amarelo]. Já dei uma cacetada na laje da Saracura aqui em Angra dos Reis e encalhei em Los Roques na Venezuela. Na Dominica a âncora soltou e fomos parar de lado na praia.

Capa do livro Um Giro pelo Atlântico Eu – Sei que todo cruzeirista usa a máxima de que o plano é não ter planos. Mas, “. . . e daí, pra onde será a próxima?. . .”

Marçal e Eneida – Voltar para o Pacífico [respondem ao mesmo tempo].

Os livros, inclusive o último “Um Giro Pelo Atlântico”, o guia de culinária a bordo da Eneida e o guia náutico do Marçal podem ser comprados na página do Rapunzel e na Moana Livros, ou por e-mail na loja O Veleiro e na Regatta.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. tassinari permalink
    terça-feira, 17 fevereiro, 2009 @ 2:04 pm 2:04 pm

    Gostei muito da iniciativa e da entrevista parabems

    Curtir

  2. sexta-feira, 20 fevereiro, 2009 @ 12:31 am 12:31 am

    Tassinari,

    Bem-vindo a bordo (sempre dou as boas vindas ao primeiro comentário, afinal o primeiro a gente nunca esquece 😉
    Estas micro-entrevistas me dão muito trabalho (você sabe que sou velejador e não jornalista), mas vou tentar fazer outras.
    Bons ventos sempre,

    Curtir

Trackbacks

  1. O Homem, a Câmera e o Barco « MaraCatu Weblog
  2. VII Encontro – 3º Resumão em partes « MaraCatu Weblog
  3. O Náufrago Invisível – Parte 2 « MaraCatu Weblog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: