Pular para o conteúdo

Meu nome é Johnny

sexta-feira, 14 março, 2008 @ 12:07 am

Johnny na popa de uma bateira - Foto © Hélio VianaQuando se chega ao Iate Clube Armação de Búzios – ICAB é difícil não notar a figura do gerente náutico. Johnny Francisco parece um Indiana Jones buziano, com seu indefectível chapéu de abas largas, jeito calmo de ser e um sorriso sempre estampado no rosto.

Lembro da primeira vez que paramos em Búzios com o MaraCatu. Em 1999 o clube era fechado aos velejadores em trânsito, mas Johnny abriu uma exceção e nos acolheu. Hoje, com o pagamento de uma taxa, até poita tem disponível.

Desde 1996 Johnny tem uma bateira, que é um barco artesanal típico do norte fluminense. Na 2ª Regata de Veleiros Clássicos de Búzios ele correu numa classe especial e ganhou com sua Habilidosa. Depois, com o apoio do comodoro Pierre Joullie, que permitiu a guarda das embarcações mesmo dos não sócios, foi criada a Flotilha ICAB de Bateira à Vela.

A bateira nasceu em Portugal, tem fundo chato e leme externo, pode ser usada a remo ou à vela e foi adaptada por Johnny para receber uma mastreação de Star (encurtado para 7,70m). Os cascos estão sendo construídos em Atafona, usando madeira Garapa, medindo rigorosamente (tanto quanto o olho do marceneiro permita) 6m de comprimento por 2m de boca e leva três tripulantes quando em regata.

Atrevida, recém lançada no mar de Búzios - Foto © Hélio VianaJohnny, o orgulhoso presidente da flotilha, nos contou que “o objetivo é incentivar os da terra a velejar, já temos quatro barcos no clube e mais quatro encomendados. Com R$ 3400, incluindo o frete, colocamos um casco aqui, o resto a gente monta. Vários velejadores estão ajudando: um doou o mastro, outro um jogo de velas e por aí vai. Já tenho um casco novo, vou usar a Habilidosa, que só tem 5,50m de comprimento, como barco escola para treinar a turma”.

Taí uma boa iniciativa para trazer os pescadores de Búzios para a vela e promover a integração do iate clube com a comunidade náutica local.

5 Comentários leave one →
  1. Marcela dos Anjos Francisco Lopes permalink
    segunda-feira, 31 março, 2008 @ 7:51 pm 7:51 pm

    Olá, gostaria de parabeniza-los pela excelente matéria, apesar de ser suspeita, por ser filha do Johny, rsrsr mas fico feliz quando vejo reportágens valorizando o’Buziano, já que a maioria dos jornais aqui da Cidade nao dao tanta importancia assim.
    Agradeço e fico muito feliz em saber que existem pessoas que valorizam um bom profissional.

    Parabens,

    Marcela Lopes

    Curtir

  2. quinta-feira, 3 abril, 2008 @ 9:19 pm 9:19 pm

    Marcela,

    Que bom que você gostou, esperamos que seu pai também tenha gostado do que escrevemos sobre seu trabalho. Nós também, sempre que podemos, incentivamos as pessoas a virem para o mar.

    Na realidade quem precisa ser parabenizado é o Johnny, pelo belo projeto da Flotilha de Baiteira a Vela.

    Bons ventos sempre,

    Hélio e Mara

    Curtir

  3. terça-feira, 5 outubro, 2010 @ 4:17 pm 4:17 pm

    Helio, primeiramente parabens pelo blog e lindas fotos.

    Interesso-me por barcos artezanais da costa brasileira e escrevo-lhe pedindo ajuda para me indicar onde posso ler mais a respeito das Bateras existentes em Búzios.
    Apesar de ser um barco simples, eu gostaria de conhecer a construçao, história de restauração e adaptação á vela existente no local. Não sei se apenas o “Johnny” poderia me relatar – e não tenho como contatá-lo. Eventualmente desejo publicar o assunto em meu blog que dedico a coisas do Brasil em Inglês para amigos no exterior – com páginas de barcos artezanais.

    Agradeço se puder me auxiliar indicando uma leitura ou algo.
    Abraço, Jan

    Curtir

Trackbacks

  1. Clássicos na água « MaraCatu Weblog
  2. Viagem transatlântica num barco de 20 metros (6/junho/2010 – Búzios) « Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: