Skip to content
Anúncios

Abra os olhos em Abrolhos

sexta-feira, 28 março, 2008 @ 12:05 am

Detalhe da carta 1311 - Fundeadouros de AbrolhosVi uma nota no site Mar da Bahia que a Capitania dos Portos de Ilhéus emitiu um alerta para os navegantes da região do Arquipélago de Abrolhos, informando a existência de uma formação rochosa a 1 metro da superfície, nas coordenadas
17º 57,48′ S e
038º 42,73′ W (WGS84).

Este alerta é muito importante, pois essa pedra está praticamente na linha de 10 metros de profundidade e em um rumo possível numa aproximação pelo Norte.

Notei também que na carta 1311 – Fundeadouros de Abrolhos, a menos de 250 metros para Leste desse ponto, já existe uma rocha submersa, perigosa à navegação, com profundidade desconhecida e com a anotação Com (comunicado mas não confirmado). Será que é a mesma coisa? Levando-se em conta a característica da região e a boa qualidade das cartas da Marinha, é melhor abrir os olhos e não passar perto de nenhum dos dois pontos.

Aproveitando que estamos falando da carta 1311, você já reparou que ela usa um Datum Horizontal: Farol de Abrolhos? Isso significa que as posições obtidas pelo sistema de navegação por satélite, referidas ao WGS84, devem ser corrigidas 0,09 minuto para Norte e 0,15 minuto para Oeste antes de serem plotadas nesta carta. Já ouvi muito navegador dizer que essa carta está “errada”, mas na verdade acho que não fizeram as correções necessárias. Essa correção é de pouco mais de 300 metros!

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: