Skip to content
Anúncios

Refeno – Faltam 13 dias para a abertura

sexta-feira, 18 abril, 2008 @ 12:03 am

Logo da Refeno 2008Este ano a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha – Refeno vai ser especial. Sim, ela completa 20 aninhos e o slogan é: 300 milhas de emoção.

Considerada a primeira regata oceânica do Brasil, a Refeno é muito mais que uma regata. Eu diria que é uma grande farra familiar aonde vão, além dos regateiros, os filhos, o cachorro, o papagaio e até a sogra.

Quem está na organização é o Torpedinho (depois eu conto a origem do apelido), velejador e Diretor de Vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que nos mandou as boas novas e o MaraCatu Weblog divulga em primeira mão.

“Vai ter café da manhã no PIC e translado para o Cabanga”. Ótimo, o Pernambuco Iate Clube (ou PIC para os íntimos – o clube incrustado nos arrecifes que fecham o porto) organizava um lauto café da manhã antes da largada, ao som de um autêntico forró pé de serra, com direito à macaxeira, carne de sol, tapioca e queijo de coalho assado. O translado é para quem não conseguir ficar no Cabanga.

“Outra idéia é uma feira de usados”. Acredito que a organização da regata vai oferecer alguns barris de choppe para facilitar as negociações.

Além das palestras de praxe, Torpedinho adianta que “na área social foi firmada uma parceria com a Fundação Altino Ventura, que fará atendimento de combate e prevenção à cegueira e reabilitação visual na comunidade de pescadores Z1 de Brasília Teimosa (que fica próximo ao Cabanga) e através de Convênio com a Comissão de Combate ao Câncer de Boca na atuação de prevenção e tratamento junto à comunidade de Fernando de Noronha”.

O objetivo é fazer uma regata ecológica. “Vamos zerar o carbono, para tanto plantaremos junto com os comandantes dos veleiros uma árvore por barco, que, numa cerimônia, receberá uma placa com o nome do barco. Além disso, incentivaremos a reciclagem de todo lixo decorrente do evento”.

Torpedinho já está em contato com Ricardo Amatucci, o presidente da ABVC, e durante o Encontro Nacional na Marina Bracuhy devem anunciar algumas novidades para os inscritos no Cruzeiro Costa Leste que vão esticar até Noronha.

As inscrições da XX Refeno serão abertas em 1º de maio de 2008 e a largada será na manhã de 27 de setembro no Marco Zero, uma praça no Recife Antigo onde tem uma enorme rosa dos ventos desenhada por Cícero Dias. Fique ligado: as inscrições são limitadas e os valores são escalonados. Para você ter uma idéia, em 2004 foram 146 barcos inscritos.

Eu vou para a Refeno 2008Aguarde mais novidades. Enquanto eles montam o blog da Refeno, você pode deixar suas sugestões nos comentários aí embaixo.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. ROBERTO P. BUENOS AYRES permalink
    domingo, 20 abril, 2008 @ 8:51 am 8:51 am

    Já tive o prazer de participar desta conceituada regata 9 vezes. Realmente é uma grande festa da vela. Este ano espero que, ao completar 20 anos, os organizadores se empenhem mais a fim de que este evento Náutico seja, como sempre, coroado de exito. Mas entretanto tem um ponto negativo que eu acho que a Comissão Organizadora esqueceu ou não deu importância: o dia das eleições será 5 de outubro, primeiro domingo do mês. A largada sendo dia 27 os veleiros mais lentos só estarão em Noronha na terça ou quarta, dia 30 de setembro. Todos gostam de participar da festa. Saindo na quinta ou sexta, retornando ao continente, ninguem estará em terra a tempo de votar ou até mesmo justificar. Faltou sensibilidade e visão para este fato. Sem contar que, por conta disso, muitos barcos(comandantes) deixarão de participar pois preferem votar. Já houve outras ocasiões que ocorreu isso mas, na época havia tempo de justificar. Eu mesmo fiz isso em Noronha. Mas dessa vez, mesmo indo para Natal não dará tempo. Acho que a Comissão Organizadora deveria reavaliar esta data.
    Bons ventos e cordiais saudações.
    Roberto
    Maceió al.

    Curtir

  2. torpedinho permalink
    domingo, 20 abril, 2008 @ 7:46 pm 7:46 pm

    amigo roberto muito util vosso comentário
    irei avaliar a questao em conjunto com nossa comisao e daremos a resposta no site

    Curtir

  3. Guilherme permalink
    terça-feira, 29 abril, 2008 @ 8:44 pm 8:44 pm

    Bom, gostaria de saber se alguém precisa de tripulante ou se sabem de algum veleiro disponível para aluguel que esteja em recife na data da regata. Obrigado. contato g.cmc@hotmail.com

    Curtir

  4. Eugênio Lisboa Vilar de Melo Júnior permalink
    segunda-feira, 12 maio, 2008 @ 1:34 pm 1:34 pm

    Prezado amigo Roberto P Buenos Ayres,
    Eu já havia enviado e-mail no ano passado informando esse fato e sugerindo à Comissão Organizadora que a partida da Refeno fosse no dia 20/09/2008, para que desse tempo de todos estarem no continente para votar ou justificar.
    Depois de algum tempo, no final do ano passado, obtive a resposta de que a regata ocorreria no dia 27/09/2008, sem maiores justificativas.
    Também penso como você, que esse fato poderá atrapalhar a XX REFENO.
    Eu sou servidor público federal e preciso votar ou justificar meu voto, sob pena de ficar sem salário. E bem verdade que podemos justificar depois da eleição, com o pagamento da multa respectiva, mas não é a mesma coisa.
    Caso a Comissão Organizadora opte por não mudar a data, sugiro que os Iates Clubes do Natal e o Cabanga expeçam declaração informando que o veleiro tal chegou ao Iate Clube as tantas horas do dia tal, retornando de Fernando de Noronha, com a seguinte tripulação: …
    Tal declaração facilita a justificativa posterior a data de votação.
    De qualquer forma, estou dentro e vou participar com o FILOS.
    Torpedinho, boa sorte na organização da regata, tenho certeza que será coroada de éxito.

    Curtir

  5. valberto permalink
    terça-feira, 13 maio, 2008 @ 3:30 pm 3:30 pm

    eu teria um grande prazer em fazer parte das ( 300 milhas de emoção ) tenho 39 anos , sou de joao pessoa , quanto ficaria para uma pessoa viajar em um veleiro , tenho otimas referencias em joao pessoa , sou casado e não tenho experiencia em veleiros , sou honesto !

    aquarelat@ig.com.br

    Curtir

  6. quinta-feira, 15 maio, 2008 @ 6:35 pm 6:35 pm

    Guilherme,

    No site da Refeno ( http://www.refeno.com.br/2008/br/home/ ) tem uma bolsa se tripulantes, acho interessante você se cadastrar. Quanto a charter, visite as páginas relacionadas na aba “Para Alugar” aí à direita.

    Eugênio,

    A idéia da declaração confirmando que você estava impossibilitado de votar é ótima. Já funcionou conosco. Encaminhei seu comentário para Torpedinho.

    Valberto,

    Fala conterrâneo. Vale o mesmo que disse para Guilherme aí em cima. Como você está mais perto, seria interessante dar um pulo no Cabanga na semana que antecede a regata. Sempre tem barcos de charter (aluguel) com vagas para vender. O preço depende muito do tamanho do barco e número de tripulantes, se inclui alimentação, etc. (varia de R$ 1200 a R$ 2500).

    Bons ventos a todos,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: