Skip to content
Anúncios

Salve os Velejadores

quinta-feira, 22 maio, 2008 @ 12:03 am

Jubarte ao largo de Abrolhos - Foto © Hélio Viana

Li na coluna do Murrillo Novaes que a bruxa está solta (ou seriam as baleias?) na regata Artemis Transat, o novo nome da antiga Ostar – a primeira regata transatlântica em solitário que acontece de quatro em quatro anos desde 1960.

O infortúnio animal, a colisão com baleias, se abateu sobre o Foncia, de Michel Desjoyeaux na quinta-feira passada e o fez dar meia volta rumo à Europa. Neste madrugada, o PRB, de Vincent Riou (atual campeão da Vendée Globe) também colidiu com um grande mamífero marinho e, à princípio, Riou achou que estava tudo bem. Só que há 4 horas ele percebeu que sua quilha estava solta, pendurada apenas pelo hidráulico que movimenta a peça. Ele pediu socorro e Loick Peyron, no Gitana 80, resgatou o desafortunado comandante. Agora, Loick volta ao modo regata e Vincent não pode ajudar nas manobras.

Você já notou que as notícias sobre barcos que bateram em baleias estão aumentando? Sem puxar muito pela memória, dos que eu conheço, sei que o Rapunzel de Marçal e Eneida, o Yahgan do João Carlos e o Nori de um casal de alemães já foram abalroados por uma baleia. Saindo dos Abrolhos nós quase encaixamos uma entre as bananas do catamarã Kaka-MauMau, como aconteceu de fato com o gaúcho Tatu num delivery da Europa para o Caribe.

Daqui a pouco vamos ter que lutar por uma campanha tipo Salve os Velejadores.

Mas na realidade quem tem que se cuidar somos nós, afinal somos os aliens. Elas estão em seu meio e não queremos, de forma alguma, passar no meio, no início ou no fim de qualquer baleia.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: