Skip to content
Anúncios

Papo de Convés com Mara e Hélio

terça-feira, 3 junho, 2008 @ 12:07 am

Helio e Mara O Blog Bracuhy inaugurou um novo espaço com entrevistas. Nós fomos convidados e batemos um papo com eles por e-mail.

Aqui os papéis se inverteram. Como fotógrafo eu estou sempre atrás da câmera e é muito mais fácil fazer as perguntas…

Mas dando seqüência ao Papo de Convés do MaraCatu Weblog reproduzo abaixo nossa entrevista.

Blog Bracuhy – Fale um pouco de vocês e do veleiro MaraCatu.

Nós freqüentamos o Bracuhy desde 1983, quando Blumer (o pai da Mara) comprou um apartamento na península e nos emprestava seu veleiro, o Panzer – um Rio 20 -, que depois viemos a adquirir. Nossa, como aproveitamos nosso barquinho. Depois os filhos foram crescendo e em 1988 embarcamos num projeto de seis anos que mudou nossas vidas: a construção do MaraCatu.

Blog Bracuhy – Como é a vida de vocês a bordo do Maracatu?

Pense numa vidinha mais ou menos! Lá se vão 9 anos vivendo boiando, sendo os últimos quatro na Marina Bracuhy. Tivemos que mudar os hábitos e passamos a valorizar o simples. O padrão de consumo diminuiu, mas a qualidade de vida aumentou. É uma vida saudável, somos donos de nosso tempo (o nosso maior bem) e usufruímos a liberdade que um barco a vela proporciona.

Blog Bracuhy – O que está faltando para que mais e mais pessoas morem a bordo no Brasil?

Muitos pensam em chutar o pau da barraca, poucos dão o pulo. As pessoas têm a tendência de complicar suas vidas, criar raízes. Falta também cultura náutica, uma indústria oferecendo produtos de boa qualidade a preços justos, o governo precisa entender que um barco gera mais empregos que na produção de um carro. Com o rigor das leis ambientais está difícil a implantação de marinas e com a escassez de vagas os preços tendem a aumentar. O turismo náutico é uma indústria limpa que gera divisas (o Caribe vive disso). A Marina Bracuhy já acordou para essa questão e tem dado apoio aos moradores flutuantes, tanto que já agrega perto de 30 embarcações “casa”. O ambiente que essa comunidade cria é muito legal, achamos até que atrai mais pessoas.

Blog Bracuhy – Quais são os planos do casal?

Quem mora a bordo normalmente usa a máxima que diz que “o plano é não ter planos”, mas sempre temos algo em vista. Este é um ano especial, tem o Cruzeiro Costa Leste, que emenda com o Rally Salvador-Recife, que emenda com a Regata Recife-Fernando de Noronha, que emenda com… Vamos mais uma vez participar deste circuito no barco de um amigo, depois vamos fazer algo inédito: navegar no Rio Amazonas.

Blog Bracuhy –  Deixem uma mensagem para os leitores do Blog Bracuhy.

Curtam Bracuhy, cuidem do Bracuhy. É um porto seguro, para quem vive em terra ou na água, numa região privilegiada. Poucos lugares no mundo oferecem a Mata Atlântica entrando num mar limpo, mais de 300 ilhas com boas ancoragens e água fresca à vontade, clima ameno e ausência de tempestades violentas. Nessa época do ano então, é o paraíso.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: