Skip to content
Anúncios

Mayday na costa Gaúcha

quinta-feira, 5 junho, 2008 @ 12:04 am

Resgate da tripulação do Ilikai - Foto © popa.com.br

Deu no site popa.com.br que um veleiro, que tinha se desgarrado do Crucero de La Amistad, foi abandonado à deriva na costa gaúcha e seus dois tripulantes resgatados por um navio.

Aqui você tem a relato do Danilo Chagas Ribeiro do popa.com.br
Aqui  fotos chocantes do resgate.

E aqui um breve resumo do acidente:

Na escala do Cruzeiro da Amizade no Rio Grande Yacht Club o tempo deteriorou e na reunião de comandantes foi decidido que a flotilha esperaria as condições melhorarem para seguir para o Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

A Marinha do Brasil dava aviso de vento forte/duro para a área Alfa, com ventos de NE/NW passando a SW/SE de força 8/9 com rajadas, mas mesmo assim cinco barcos resolveram prosseguir. Diante da decisão dos comandantes, em desacordo com as recomendações de segurança, o comodoro Carlos Salvochea declarou os veleiros desgarrados excluídos do Cruzeiro da Amizade.

Saindo do Rio Grande em direção ao Norte são mais de 300 milhas sem abrigo até Imbituba, já em Santa Catarina. Consta que com o nordestão na cara o veleiro Ilikai, de 41 pés e bandeira Argentina, batia contra as ondas quando o comandante Miguel del Rio resolve voltar. Horas depois o vento ronda e passa a soprar forte de Sul. O comandante fez 180º e aproou para o Norte novamente. Quando o vento apertou (mais de 35 nós) já era noite. O Ilikai teve problemas com a genoa, que não enrolava, o comandante sofreu uma queda e quebrou (ou fissurou) duas costelas e o piloto automático estava em pane.

Na manhã de 30 de maio, o navio filipino Kickapoo Belle estava a 20 milhas (em torno de duas horas) do Ilikai quando ouviu o pedido de socorro. O resgate dos dois tripulantes ocorreu a umas 200 milhas da barra do Rio Grande e a 64 milhas da costa gaúcha.

O veleiro foi abandonado a própria sorte com o motor engrenado em meia marcha e o leme amarrado na posição central.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: