Pular para o conteúdo

Festa na Bahia com a Regata Aratu – Maragogipe

segunda-feira, 9 junho, 2008 @ 12:04 am

Regata Aratu-Maragogipe - Foto © Hélio Viana

Uma das mais tradicionais regatas de percurso do Brasil vai enfeitar mais uma vez a Baía de Todos os Santos. A 39ª edição da Regata Aratu – Maragogipe larga às 10h30 do sábado, dia 23 de agosto, mas o evento começa mesmo é na véspera com um coquetel de confraternização na sede do Aratu Iate Clube.

Neste ano, a regata recebe novamente a flotilha do Cruzeiro Costa Leste. É uma grande festa, em 2006 participamos no catamarã Kaka-Maumau e tivemos um bom desempenho (chegamos a andar na frente do arqui-rival Pick-Nick do Comandante Matos), graças ao timoneiro fominha Bernardo, o comodoro do Iate Clube da Paraíba.

O percurso, de 32 milhas, começa com uma orça pelo canal de acesso do porto de Aratu. Depois de montar a bóia verde da entrada do canal, o vento, normalmente de Sueste, vai rondando para a popa. Aí é só atravessar a Baía de Todos os Santos com a vela balão em cima e seguir em direção a foz do Rio Paraguaçu onde fica ainda mais bonito, pois concentra os competidores entre as margens numa paisagem de regalar os olhos.

A flotilha, estimada este ano em 400 embarcações, reúne barcos de vários tipos, desde os tradicionais saveiros de vela de pena e de içar ao moderno catamarã Adrenalina Pura, que acompanhados de perto por inúmeras embarcações a motor junta mais barcos que na procissão de Bom Jesus dos Navegantes.

Tripulações do Costa Leste na Aratu-Maragogipe - Foto © Hélio Viana Na chegada em Maragojipe, também conhecida como a “Capital Nacional dos Manguezais”, os velejadores aproveitam os festejos de São Bartolomeu, o santo padroeiro, na festa que segue noite adentro com grupos folclóricos, shows e as tradicionais “lavagens”.

A ancoragem mais parece uma cidade flutuante com as luzes de fundeio dos barcos balançando suavemente. O desembarque é no mínimo arriscado: é feito em canoas de um pau só que ficam ainda mais instáveis com a falta de experiência dos velejadores e principalmente na volta pelo número de cervejas ingeridas. Eu até combinei com nosso condutor para dar uma balançada e derrubar nossa tripulante Duda na água, mas ela dever ter desconfiado e chamou um outro táxi flutuante.

Mas tem mais, a festa de premiação acontece no dia 30 de agosto, no sábado seguinte à competição, na sede do Aratu Iate Clube. E haja festa!

7 Comentários leave one →
  1. carla vilhena querino pedreira permalink
    domingo, 21 setembro, 2008 @ 2:36 pm 2:36 pm

    [red]oi maragojipe eu gosto muito da i pq eu tenho familia ai eu amo esa cidade de coracao vossa cidade vosso orgunho é ataliba de coracao amo com certeza thau bai! bai! bai! bai! bai! ok.

    Curtir

  2. quinta-feira, 16 outubro, 2008 @ 3:59 pm 3:59 pm

    Carla,

    Eu também gosto de passear em Maragogipe, andar nos táxis puxados por burros, ver o manguezal preservado, conversar com os saveiristas…

    Este ano participei novamente da Regata Aratu-Maragogipe que, como sempre, foi uma grande festa.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

  3. Bernardo Cantinho permalink
    sábado, 27 junho, 2009 @ 3:41 pm 3:41 pm

    Foi uma boa regata aquela de 2006,sinto saudades dos amigos da Bahia,logo,logo nos veremos.

    Abraço a todos os navegantes.

    Curtir

    • domingo, 28 junho, 2009 @ 11:43 pm 11:43 pm

      Comodoro,

      Ano que vem tem Cruzeiro Costa Leste, com a Aratu – Maragogipe no meio (a idéia é o cruzeiro só acabar em Recife). Que tal corrermos novamente?
      Foi muito bom mesmo. Pra mim, foi a melhor regata que já participei. Graças, em grande parte, ao experiente timoneiro. Obrigado.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  4. Camila permalink
    sexta-feira, 21 agosto, 2009 @ 6:24 pm 6:24 pm

    Simplismente adorooooooooooo!!!!

    Curtir

    • domingo, 23 agosto, 2009 @ 9:37 am 9:37 am

      Camila,
      Bem vinda a bordo. Eu também adorooooooo! Pena que este ano eu não fui
      Bons ventos sempre,

      Curtir

Trackbacks

  1. Escala de Viagem - Salvador « MaraCatu Weblog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: