Skip to content
Anúncios

As 10+ Como Empacotar um Barco

terça-feira, 24 junho, 2008 @ 12:04 am

Bailly colocando o toldo no MaraCatu - Foto © Hélio Viana

Você já viu no post anterior que vamos ficar pelo menos um ano fora de casa.

A primeira questão foi escolher muito bem o local onde vamos deixar o MaraCatu. A Marina Bracuhy, sem sombra de dúvidas, é extremamente segura e foi a escolhida. Cogitamos a hipótese de deixar o barco em seco, mas acabamos decidindo por deixá-lo no píer onde ele já estava.

Agora vamos ao empacotamento:

  1. Retirar, lavar e secar muito bem o bimini, o dodger, as sanefas e demais bolsas que costumam ficar do lado de fora. Ensacar e guardar tudo.
  2. Retirar todas as ferragens do convés, aquelas que não necessitam de Sika-Flex para recolocar, tipo: carrinho da genoa; moitões da escota do grande, do burro, do enrolador e do leme de vento; preventer da retranca; essas coisas.
  3. Retirar, depois de deixar secar muito bem, as velas, capas e todos os cabos que não passam por dentro do mastro. Recolher o amantilho e todas as adriças (é só dar um nó na ponta, puxar e aduxar no pé do mastro).
  4. Retirar todos os mantimentos e limpar os armários de comida. Faxina geral no fogão.
  5. Nos demais armários, retirar tudo, limpar item por item e deixar secar bem. Limpeza geral nos armários, com muita água sanitária. Retornar tudo novamente para o lugar, tendo o cuidado de dispensar coisas do tipo silicone, durepoxi, cola de contato e similares. Ensacar com plástico as roupas, lençóis, toalhas e o que mais o bom senso achar.
  6. Faxina geral no banheiro e muita água doce na última descarga.
  7. Lubrificar zíper com spray de silicone e contatos eletrônicos e outros metais com lanolina anidra. Não esquecer de retirar todas as pilhas em uso. Lubrificar com óleo todas as ferramentas e deixar embrulhada num pano.
  8. Trocar o óleo, lavar e lubrificar o motor principal (por dentro e por fora), lavar o barco (também por dentro e por fora) e passar óleo de peroba nas partes envernizadas.
  9. Lavar os tanques de água e misturar ½ litro de água sanitária em cada um. O de diesel deixamos quase vazio e com aditivo. Contratamos um marinheiro que vai lavar, arejar o barco e ligar o motor pelo menos uma vez por mês.
  10. Armazenar no box que alugamos na Marinha Bracuhy tudo que não vai ser usado (antes tendo o cuidado de limpar e lubrificar), como o bote de apoio, o motor de popa, as bicicletas, algumas peças de reposição. A linha d’água chegou a subir uns dois dedos depois desta faina.

Depois de vender as três baterias de serviço, quase três semanas de trabalho e de gastar umas 3 garrafas de água sanitária, foi só cobrir todo o convés com um toldo que o Bailly fez sob medida e…

Pronto, o MaraCatu está empacotado.

Nosso muito obrigado aos amigos Roberto e Conceição do Amarali VI que, como fizeram no ano passado quando da reforma no MaraCatu, nos emprestaram seu apartamento durante esta empreitada, ao Bailly que fez um toldo danado de bom e a Hugo e Aglaia da Marina Bracuhy que sempre nos apoiaram.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. João Carlos permalink
    terça-feira, 24 junho, 2008 @ 7:29 am 7:29 am

    Este comentário é para a Mara: dos dez itens quantos couberam ao Hélio??

    Curtir

  2. quinta-feira, 26 junho, 2008 @ 1:43 pm 1:43 pm

    Pois é João, depois de pouco mais de 20 anos de convivência você sabe muito bem como funciona a coisa no MaraCatu. Hélio costuma cuidar do que ele chama de “manutenção pesada”, ou seja, manutenção dos motores, carregar bote e coisas desse gênero, o resto fica para mim. Alem disso, como nosso vizinho assistiu de camarote todo empacotamento e sabe melhor do que ninguém da resposta.

    Curtir

  3. quinta-feira, 26 junho, 2008 @ 6:50 pm 6:50 pm

    Pôxa, João, você “roubou” meu comentário. Quando li o artigo pensei logo em perguntar a mesma coisa…

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: