Skip to content
Anúncios

Mudaram os fusos

quinta-feira, 26 junho, 2008 @ 12:03 am

Mapa com os fusos horários

Você sabe o que é um fuso horário?

Então só pra lembrar: como a Terra leva 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos para ser exato) para dar um giro de 360º, em uma hora terá percorrido 15º ou um fuso horário (360 dividido por 24 horas). No mapa acima, são as faixas imaginárias estabelecidas no sentido vertical da superfície terrestre, que ligam um pólo ao outro através de um meridiano (ou linha de longitude). Isso significa que teremos uma hora a cada 15º de longitude percorridos.

O ponto inicial dos fusos horários é o meridiano que passa na localidade de Greenwich, perto de Londres, na Inglaterra. A partir do Meridiano de Greenwich (zero grau de longitude), que divide a Terra em hemisfério oriental e ocidental, as áreas que se encontram a Leste aumentam uma hora a cada 15º, enquanto que nas áreas que estão a Oeste diminui uma hora a cada 15º.

Conveniências políticas e práticas (deixar todo um país dentro de um mesmo fuso, por exemplo) levaram a ajustes nessa divisão.

O Brasil ficou dividido em quatro fusos distintos em relação a Greenwich: o primeiro, com menos duas horas, para as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade e Martin Vaz, os Penedos de São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas; o segundo fuso, de menos três horas, compreende todo o litoral do Brasil e alguns Estados interiores; o terceiro fuso, menos quatro horas, ficou para Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso do Sul. Apenas o Acre e algumas cidades da parte oriental do Amazonas ficaram com o quarto fuso, com menos cinco horas também em relação a Greenwich.

Pois é. Os fusos mudaram por força de lei e Pará e o Oeste do Amazonas tiveram que adiantar seus relógios em uma hora no primeiro minuto desta terça-feira (24). A mudança deixa o Estado do Acre com apenas 1 hora de diferença em relação aos ponteiros dos relógios de Brasília.

Quem me mandou o link com as mudanças foi o Marçal do veleiro Rapunzel.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: