Skip to content
Anúncios

O Blog da Veleiro.net

segunda-feira, 30 junho, 2008 @ 12:04 am

Yahgan em Loreto, Bahia- Foto © Hélio Viana

João Carlos é um amigo de mais de 20 anos. Andamos juntos desde os idos do Sindicato Ajuricaba, quando formamos um grupo para fazer 8 barcos de forma amadora e ele construiu o Yahgan, um Cabo Horn 35′ em strip planking, também projetado por Roberto “Cabinho” Barros.

Joao e Chris- Foto © Mara Blumer Velejador competente e hi tech (tem até uma estação meteorológica online), reservado e quieto (ás vezes chega a ser chato, nunca me acompanha nas peregrinações noturnas aos botecos), se bem que melhorou um pouco depois que se juntou a Christina do Aquarela (dizem que os opostos se atraem, ela toda extrovertida…), João começou cedo na vela, como ele mesmo diz no texto que pesquei na página do Yahgan:

A minha paixão pelo mar começou há muito tempo, na baía de Sepetiba no Rio de Janeiro, onde ainda criança passava as férias com meus pais e avós. As canoas a vela dos pescadores, a visão da restinga da marambaia (que eu pensava ser a costa “do outro lado do oceano”) e, em alguns dias de excepcional visibilidade, de uma inatingível ilha ao longe, que um pescador me disse se chamar Ilha Grande, compunham o meu universo de curioso observador náutico.

Logo que comecei a trabalhar aos 18 anos, comprei meu primeiro barco a vela. Comecei com um Snipe de madeira, depois um pequeno barco cabinado de 16 pés (Tahiti 16), um Rio 20′, um Brasília 27′, depois um barco antigo de madeira de 29′ e finalmente o Yahgan.

O Yahgan indo pra água - Foto © Hélio Viana Quando iniciamos nossa viagem, em 1999, os familiares e amigos ficavam loucos por notícias, então começamos a enviar relatos periódicos via e-mail. Era a idade da pré-internet a bordo e gastávamos muito tempo e dinheiro em cyber cafés (chegamos a pagar 12 reais por uma hora em Morro de São Paulo!) até que João insistiu para que montássemos uma página. Avesso a trabalho como sou, trabalhos desnecessários vale dizer, relutei um tempo já que seria mais uma coisa para manter. Mas João não se deu por vencido e fez a página do MaraCatu (a minha revelia, mancomunado com Mara) que até hoje hospeda gratuitamente em seu portal veleiro.net.

A página Veleiro.net nasceu em 1997 como um exercício para o aprendizado da linguagem da internet. Aos poucos fui usando-a para colocar os links e outras facilidades que me ajudavam quando estava em viagem e com acesso precário a internet. Sua utilidade foi divulgada entre os amigos velejadores nas intermináveis conversas de cockpit. Depois vieram as páginas específicas de outros navegadores e os classificados gratuitos.

Na comunidade náutica, particularmente entre os velejadores, sempre observei um enorme interesse nos relatos de viagens. Os poucos livros em português eram comentados como grandes clássicos da literatura. A minha avidez de leitor, parecida com a dos demais, era de aprender com os mais experientes e navegar para lugares distantes, mesmo que no dia seguinte tivesse que enfrentar 10 horas de trabalho numa indústria petroquímica. Por isso abri um espaço considerável do site para esta finalidade.

Como administrador do site, muitas vezes tenho o privilégio de ser o primeiro leitor dessas histórias o que, sem dúvida, já valeria o pouco trabalho que dedico a manutenção da página. Procuro ainda destacar o que é interessante e inusitado no meio náutico, obviamente sem querer competir com nenhuma agência de notícias, e divulgar o que de melhor (e pior) a internet oferece como ferramenta para o navegante.

Mas isso tudo é história da carochinha. A novidade é que João está novamente no mar, subindo a costa em solitário até Recife, para participar mais uma vez da Regata Recife – Noronha e o melhor: está contando suas navegadas no blog da Veleiro.net.

Dê uma chegadinha lá e faça um blogueiro feliz: deixe um comentário!

Vez por outra vou sugerir sites, blogs ou fotologs por onde costumo navegar.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. segunda-feira, 30 junho, 2008 @ 4:19 am 4:19 am

    Valeu a força Hélio!! Assim o Joãozinho anima e ‘posta’ com mais frequência. Vamos encher seu blog de comentários!!!
    Tá muito frio por ai? bjim
    Chris

    Curtir

  2. segunda-feira, 30 junho, 2008 @ 4:21 am 4:21 am

    Ah esqueci de dizer, que passo aqui quase todo dia pra saber das novidades!!! Ta muito legal e gosto de te ver assim trabalhando ;)))

    Curtir

  3. segunda-feira, 30 junho, 2008 @ 6:44 am 6:44 am

    Muito legal essa justíssima menção ao João e seu veleiro.net , página de inegável utilidade para nós velejadores.
    Uma coisa entretanto me causou espécie: a data de postagem da notícia diz “segunda-feira, 30 de junho@12:04 a.m” . Será que nosso blogueiro arranjou uma máquina do tempo ???

    Abraços,
    Ivan, o chato observador

    Curtir

  4. João Carlos permalink
    segunda-feira, 30 junho, 2008 @ 8:34 am 8:34 am

    Hélio e Mara, a viagem rumo ao nordeste é repleta de lembranças das nossas andanças em flotilha – MaraCatu, Taai-Fung II e Yahgan – e de todas as ancoragens que compartilhamos. Hoje nos encontramos diariamente no MaraCatu Weblog através dos seus posts muito bem humorados e informativos.
    Venham logo pra cá (extensivo ao Ivan, Egle, Ricardinho, Zé, Roberto e Christina) que já estou guardando o lugar.

    Curtir

  5. segunda-feira, 7 julho, 2008 @ 11:29 pm 11:29 pm

    Chris

    Em Ilhabela está frio à noite, bom para dormir. Acho que botamos pilha no João, vamos ver com que freqüência ele vai atualizar o blog da veleiro.net.
    Pôxa, que mau gosto me ver trabalhando!
    No blog é só prazer…

    Ivan

    Para você ver como sou notívago. A hora está certa: o post “entrou no ar” aos 4 minutos da segunda-feira, 30 de junho. Se prestar atenção vai ver que a maior parte dos posts entram nos primeiros minutos das madrugadas.

    João

    Também lembramos com saudade de nossas andanças juntos.
    Guarde nosso lugar. No próximo domingo, 12 de julho, vamos começar a subir para o Rio e logo-logo nos encontraremos em terras baianas.
    Já corrigi o número de barcos construídos no Sindicato Ajuricaba. Estava seis, pois pensava em falar dos seis Samoas mais dois Cabo Horn, depois mudei e esqueci de alterar para os 8 do total. Obrigado por ter me alertado.

    Bons ventos,

    Curtir

  6. quarta-feira, 8 julho, 2009 @ 10:33 am 10:33 am

    A internet de Morro de São Paulo é praticamente a mesma no ano de 2009.

    Curtir

    • sábado, 1 agosto, 2009 @ 7:59 pm 7:59 pm

      Puxa, ainda custa 12 reais a hora? Nossa! Pelo menos não deve mais ser discada.
      Felizmente agora não dependemos de cyber cafés para estar conectado com o mundo exterior ao nosso mundinho de bordo. Usamos uma plaquinha que funciona onde tem sinal de celular.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

  7. segunda-feira, 10 janeiro, 2011 @ 8:54 pm 8:54 pm

    Oie, nossa, muito legal ver um pouco da história do João e da Chris por aqui 😉
    PS: Falei com o David (Guma). Gente boa demais e certamente vou me encontrar com ele em SALVADOR. Nosso vôo está programado pra amanhã (11/JAN) às 10:20 da noite.
    Abraços.
    Fernando Previdi

    Curtir

    • terça-feira, 1 novembro, 2011 @ 2:49 pm 2:49 pm

      Fernando,

      Opa! Como diz a plebe rude: o tempo ruge.
      Você já foi à Bahia, já encontrou o tripula do Guma, já alugou o AP do pai de Mara em Bracuhy e até teve um filho! E eu naõ erspondi este teu comentário, pense num cara lezo!
      Espero te encontrar por aqui, você já sabe: estamos no Cais G, o ponto G do Bracuhy.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

  8. domingo, 17 abril, 2016 @ 10:10 am 10:10 am

    Olá amigos. Estou com um projeto chamado Projeto Marcate.
    Gostaria da visita e opinião de vocês.Abçs
    Said
    link: projetomarcate.blogspot.com.br

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: