Skip to content
Anúncios

Estamos em Abrolhos

segunda-feira, 4 agosto, 2008 @ 7:32 pm
by

Usando a internet “banda fina” via satélite gentilmente cedida pela Berna, a guarda-parque que já tem até número de patrimônio no Parque Marinho dos Abrolhos, aqui vai um pequeno relato para que os tripulantes do MaraCatu Weblog não fiquem a ver navios em terra.

A despedida de Vitória foi com um lauto almoço no restaurante O Pirão, que para o meu paladar serve a melhor moqueca capixaba, com direito a várias cervejas Petrópolis (você já experimentou?) e mousse de chocolate como sobremesa.

A tripulação aumentou com a chegada do Jorge da Revista Náutica, que segue conosco até Santo André, e com o Felipe do ICMBIO (o órgão que substituiu o Ibama no trato dos parques federais), que vai de carona até Abrolhos.

Partimos às 23h de sexta-feira 1º de agosto, dia do aniversário de minha filha Joana, para quem fiz um brinde de Mar Doce, uma cachaça mineira de Três Marias que o Maurício Negão (sempre ele) nos presenteou.

O vento amainou e nas primeiras dez horas fizemos 67 das 170 milhas que precisávamos navegar. O computador de bordo afirmava que se tudo continuasse assim iríamos jantar ancorados na parte Sul da Ilha de Santa Bárbara. Por volta das 13h15 Mara avistou ao longe o primeiro pulo de uma baleia Jubarte, que este ano estão tímidas e não se achegam para a exibição de praxe. Meia hora depois o vento Nordeste firmou e não baixou mais dos 18 nós, ficando nos 20 com rajadas de 25 nós. O mar cresceu e o Horizonte sofreu para fazer passar sua proa de Ipê contra as ondas, nas maiores nossa velocidade beirava os 2.5 nós, era tanto spray que mais parecia uma Jubarte soltando borrifos de respiração.

Agora entendo por que Fabrício, o filho do comandante, apelidou o Horizonte de “Buzão”: com o motor Ford de 270Hp rodando um hélice de 27 polegadas a 1550 giros, o bicho sobe até ladeira

Chegamos às 7 da matina de domingo e o almoço com todo o pessoal do ICMBIO a bordo foi uma suculenta feijoada.

A flotilha tem previsão de chegar na terça-feira e será recebida com um churrasco na Ilha de Santa Bárbara.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: