Skip to content
Anúncios

Escala de Viagem – Abrolhos

quarta-feira, 6 agosto, 2008 @ 8:37 pm

Farol de Abrolhos - Foto © Hélio Viana

Este ano a escala em Abrolhos foi diferente. Foi um verdadeiro safári fotográfico, talvez por influência do Jorge que também gosta de tirar retratos.

Como você sabe, largamos escapados e as duas ilhas abertas à visitação ficaram para nosso inteiro deleite. Depois da feijoada de domingo fomos até o “Ponto Zero”, um caminho de menos de Ponto Zero em Santa Bárbara - Foto © Hélio Viana800 metros coalhado de barulhentos atobás que termina num mirante com um cruzeiro.

Acho que é o ponto mais alto da ilha de Santa Bárbara. Na base da cruz, pintado com cal está os dizeres: “Silvino, a Lenda”. Humilde o sargento Silvino, que foi o “dono” da ilha por 10 anos…

Em plena segunda-feira de sol o programa foi dar a volta na Ilha Siriba guiados pelo Amarã, o simpático estagiário do ICMbio que logo ganhou o apelido de Catamarã. Enquanto a turma mergulhava ficamos vendo a vista na sombra da única amendoeira das redondezas. Depois, um passeio de bote para fazer planasub pelo lado de fora da ilha antes do almoço de peixe pescado com uma garrafa de pinga num barco pesqueiro. Ainda visitamos o farol com o Queixada, onde Mara teve a honra de acender aquela jóia luminosa.

Quechada e Mara acendendo o farol - Foto © Hélio VianaAí a ancoragem ficou animada com a chegada da flotilha do Cruzeiro Costa Leste. A turma pegou um vento favorável e deu uma velejada maravilhosa, teve gente surfando a mais de 10 nós!

Para coroar a estadia, o Jorge inventou de subir até o “Ponto Zero” para fotografar o Horizonte velejando no canal entre a Santa Bárbara e a Redonda. Claro que não poderia perder esta oportunidade. A produção foi digna de um especial da Globo: a tripulação do Guga Buy foi convocada para ajudar nas manobras, o Fábio (dive master do ICMbio que pela exposição ao sol ganhou a alcunha de camarão) veio de bote nos pegar, nos acompanhar para filmar e fotografar e depois nos devolver a bordo. Subimos esbaforidos o pequeno morro e nada do Horizonte sair da ancoragem, pelo rádio portátil soubemos que ele se recusou a tirar a âncora do fundo. Graças ao empenho da tripulação e a leve briza de Nordeste as fotos ficaram tipo folhinha de calendário.

Berna, patrimônio dos Abrolhos - Foto © Hélio Viana Saímos por volta das 17h com um ventinho de 12 nós, que com a ajuda do motor nos empurrava a 8 nós. Tínhamos pressa. A maré não espera e às 06h50 da matina ela estaria cheia, a hora boa de entrar na barra de Santo André.

Já estamos no Sul da Bahia, aqui pertinho de Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, mas isso é assunto para um outro post.

Nosso obrigado a Berna pela acolhida no Parque Nacional e a João Carlos, do veleiro Yahgan, que editou e publicou o post “Estamos em Abrolhos”.

O Horizonte entre a Santa Bárbara e a Redonda - Foto © Hélio Viana

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 7 agosto, 2008 @ 9:03 am 9:03 am

    Helio, parabéns pelos posts no blog. Estão muito bonitos e informativos. Através deles podemos revisitar e relembrar todas essas escalas do Cruzeiro Costa Leste.
    Um abraço, extensivo à tripulação do HORIZONTE,
    Ivan e Egle

    Curtir

  2. Percy e Zilda permalink
    quinta-feira, 7 agosto, 2008 @ 5:08 pm 5:08 pm

    Helio, é muito bom poder curtir novamente estas paisagens, parabéns pelo trabalho, abraços a todos.
    Estamos acompanhando voces.

    Bons Ventos.

    Percy/Zilda/Galileo

    Curtir

  3. Ciça permalink
    quinta-feira, 7 agosto, 2008 @ 7:13 pm 7:13 pm

    Oi Hélio e Mara,
    Que fotos lindas!!! Valeu o esforço de todos vc’s pois ficou digna de folha de calendário mesmo.
    Por aqui continuamos navegando com vc’s.
    Beijos,
    bons ventos

    Curtir

  4. sábado, 16 agosto, 2008 @ 12:10 pm 12:10 pm

    Ivan mais Egle,

    Já estamos no Terminal Náutico da Bahia do lado do Yahgan. Toda vez que o apito do 2º Distrito Naval soa lembramos de você.
    O Costa Leste está quase no fim, na quarta-feira tem a festa de encerramento lá no Aratu Iate Clube.
    Estamos ansiosos para encontrá-los. Venham logo.

    Perci e Zilda,

    Na escala de Camamu estivemos com Aidil. Ela sempre pergunta por vocês e agradece até hoje a camiseta do Galileo que ganhou de presente. Também relembramos nossa estada com vocês nos idos de 1999.

    Ciça,

    Como já falei: lindos são seus olhos. Vez por outra bate a saudade de Bracuhy e de vocês. Continuem navegando conosco e dê uma olhadinha no MaraCatu, para ele não se sentir muito sozinho.

    Bons ventos sempre para todos,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: