Skip to content
Anúncios

Mais Festa na Bahia com a Regata Aratu – Maragojipe

terça-feira, 26 agosto, 2008 @ 1:05 pm

39ª Regata Aratu - Maragogipe - Foto © Hélio Viana

Dizem que o velejador baiano que não participa da Regata Aratu – Maragojipe fica sem assunto pelo resto do ano. Eu também ficaria, afinal é a melhor regata de águas abrigadas das que já participamos. E a 39ª edição não deixou a desejar, se bem que foi diferente.

Naufrágio em frente a Salinas da Margarida - Foto © Hélio Viana A Baía de Todos Santos estava mudada no sábado 23. Em vez daquela calma baiana, com ondas baixas, muito sol e céu azul, o que se viu foram uns 400 barcos na água, chuva intermitente, vento soprando a 20 nós nas rajadas e muitas ondas. Como o vento estava mais de travéz não tivemos aquela “parede” de balões se afunilando na boca do rio Paraguaçu, mas em compensação vimos algumas atravessadas de arrepiar os cabelos (molhar então, nem se fala), barcos se tocando e até naufrágio.

Largamos atrasados e o jeito foi ir motorando até encontrar o grosso da flotilha. Nas várias pancadas de chuvas o pilot house sequinho e servido de amplas janelas era nosso refúgio. Enquanto navegávamos com o barco fazendo mais de 8 nós, o Pratts do Isadora se esmerava na cozinha nos preparando um arroz de camarão ao shoyo.

Quase um contato de 3º grau - Foto© Hélio VianaDentro do rio dava um certo frio na barriga de ver o gurupés do Horizonte tão perto dos outros barcos, mas o comandante timoneou com destreza e conseguiu se livrar dos mais afoitos. Jogamos ferro perto da 17h e enquanto a chuva tamborilava na coberta nos deliciamos com o arroz do Pratts.

A turma do Cruzeiro Costa Leste que participava pela primeira vez ficou maravilhada. Os regateiros levaram a sério. O Samurai Ni, do Clube Veleiros da Ilha, foi o terceiro barco a cruzar a linha de chegada. Leo do Tapê estava todo fofo porque chegou na frente dos Skipers da Escola de Vela. O Tuareg acha que ficou bem na classe barcos de aço.

Saveiro de vela de içar - Foto © Hélio Viana Saveiro de Pena - Foto © Hélio Viana

O que mais me atrai é a diversidade da flotilha: vai das pequenas canoas de um pau só, passa pelos saveiros de pena e de vela de içar, até as grandes máquinas de regatas. Ah, tem também as lanchas fazendo marolas e as animadas escunas tocando axé music. Apesar da reclamação de que vários concorrentes não respeitaram as bóias do percurso, foi uma grande velejada. Teve cruzeirista arrependido por não ter se inscrito, por conta da tripulação reduzida, e só ter acompanhado.

Canoas de um pau - Foto © Hélio Viana O desembarque nas canoas de um pau só é sempre problemático. Por sorte achamos uma a motor e mais estável que nos levou em segurança para dar continuidade à programação do evento: churrasco feito pelo Wilson e a festa de rua em homenagem a São Bartolomeu, o santo padroeiro. Apesar da chuva e da cacofonia reinante (além dos carros, cada barraca teima em colocar o som mais alto que o do vizinho) foi gostoso tomar umas geladas e reencontrar a turma. Agora temos assunto para o resto do ano.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. terça-feira, 26 agosto, 2008 @ 5:47 pm 5:47 pm

    Oi Hélio, está de parabens pelo seu relato, também faço relatos das regatas que participo, essa não foi diferente, participei no pequeno saveiro de vela de pena, o Buona Pizza, se quiser ler o meu relato é so me enviar um e-mail. Saudações!

    Curtir

  2. terça-feira, 26 agosto, 2008 @ 6:40 pm 6:40 pm

    Ricardo,

    Acessando seu site http://saveiromodelismo.vilabol.uol.com.br/Modelismo.htm já deu pra ler os relatos das regatas João das Botas, Bahia Azul e Aratu-Maragogipe.

    Também participei da I Bahia Azul e tive a oportunidade de conversar com os vários saveiristas, todos reunidos no antigo CENAB, na noite anterior a largada. Conheci o Nute e Tatau (seu filho) além do François (mais conhecido como Bode). Foi uma experiência incrível.

    Já mandei o e-mail, em todo caso pode usar a Sala Rádio aí em cima se quiser me mandar algum texto.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

  3. quinta-feira, 28 agosto, 2008 @ 8:57 am 8:57 am

    Grande Helio
    Tô precisando de umas fotos e filmes da Regata Aratu-Maragojipe e do Cruzeiro Costa leste, para colocar no meu Diário de Bordo!!!
    Podes me ceder algumas!!!
    Tens filme ou foto daquela velejada de Geanneker do Moleque??? Tem um canal de TV que quer fazer uma matéria sobre a Regata Aratu Maragojipe aqui em Floripa!!!
    Forte Abraço
    Bj na mara
    Gusmão.

    Curtir

  4. terça-feira, 9 setembro, 2008 @ 8:39 am 8:39 am

    Gusmão,

    Tô providenciando as fotos, ando num corre-corre danado (ou seria festa-após-festa interminável?)
    Infelizmente não tenho filmes editados sobre a regata.
    Nos vemos em Recife

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: