Skip to content
Anúncios

Nego Véio

segunda-feira, 8 setembro, 2008 @ 10:59 am

O Horizonte em São Francisco do Paraguaçu - Foto © Hélio Viana

Uma vez eu li num livro de um viajante profissional que pela dimensão de nosso mundinho não valia a pena retornar a um lugar já visitado. Não concordo.

Na volta da Regata Aratu-Maragogipe, viramos à esquerda na Ilha do Francês e ancoramos o Horizonte em frente ao mosteiro e igreja de Santo Antonio na vilasinha de São Francisco do Paraguaçu. Como é bom chegar numa ancoragem que nos traz boas lembranças e, melhor ainda, poder rever os do lugar.

Na primeira vez que por aqui aportamos pedimos uma informação e ganhamos um amigo. O Nego Véio nos adotou e foi o nosso guia. Quer um bar para molhar a goela? É logo ali. Quer se refrescar na bica? Fica acolá. Quer visitar a igreja de Nossa Senhora da Pena? Vamos falar com o guardião.

Nego Véio - Foto © Hélio VianaTerminamos o dia na casa de sua comadre, comendo uma moqueca apimentada enquanto toda a família assistia ao banquete. Conosco estava um casal de alemães, Bernard e Mônica do veleiro Jambo, que não entendia direito, ou não acreditava no que estava acontecendo. Para retribuir a gentileza o Bernard fez uma foto da família com uma máquina Polaroid e os meninos viram a mágica da imagem aparecendo num pedaço de papel brilhante. Foi um alvoroço. De repente a frente da casa ficou apinhada com os vizinhos querendo fazer parte do milagre e as 24 fotinhas passaram de mão em mão num frenesi sem fim.

Numa outra visita Nego Véio nos guiou rio acima até Santiago do Iguape, uma vila que tem uma igreja igual à do Bonfim em Salvador (eu não medi, mas dizem que a Matriz de Santiago é um palmo maior) e fez questão de descer conosco até a Ponta da Salamina só para nos dar um saco cheio de pititinga (um peixinho que quando frito vira um tira-gosto de primeira).

Valeu Nego Véio, dessa vez não deu para comer a moqueca em sua casa, mas consegui refazer a foto na janela.

Para saber mais, clique aqui para ler o Diário de Bordo do MaraCatu.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: