Skip to content
Anúncios

Escala de Viagem – Maceió

quinta-feira, 11 setembro, 2008 @ 9:33 am
tags:
by

Praia de Pajussara- Foto © Hélio Viana

Ficamos seis dias nas Alagoas, que com suas lagoas e maceiós (pequenos rios que desembocam na praia), continua convidativa. Maceió é uma boa escala. Apesar do desembarque, que continua muito poluído, a Federação Alagoana de Vela e Motor sempre recebe muito bem, além de quebrar a perna de quase 400 milhas entre Salvador e Recife (se você estranhou o termo “quebrar a perna” consulte o Glossário do MaraCatu).

O Bira, que era nosso apoio para desembarque, está trabalhando no porto de Maceió e foi substituído pelo irmão Nenê. Aqui não usamos o bote, é só ligar para o Nenê que ele faz o translado gingando em sua canoa (não pisamos no lixo da praia), arranja gelo e abastece o barco de água e diesel. Para usar seus serviços basta solicitar pela Federação, no canal 68 do rádio VHF, ou pelo celular em (82) 9334-9792.

No sábado 6 o programa foi ir de bote até a praia de Pajussara e ver o tempo passar enquanto bebericávamos sentados na sombra de uma das várias barracas. A orla está em obras e já está pronto até perto da Ponta Verde. Todo o entorno do porto foi reurbanizado e ficou agradável caminhar até a Federação que está bem movimentada nos finais de semana. O novo presidente é paraibano e não deu outra: já ganhei uma garrafa de Serra Preta, cachaça das boas destilada no Engenho Beatriz em Alagoa Nova, cidade a uns 150Km de João Pessoa.

A familia Chelone no restaurante Del Popolo - Foto © Hélio Viana A tentativa de ir no bote grande até Barra de São Miguel foi abortada porque o motor de 40Hp novinho em folha se recusou a cooperar. Em compensação os amigos Ângela e Daniel nos convidaram para almoçar o melhor filé Del Popolo do mundo no restaurante homônimo, agora tocado pelas filhas Dani e Mayara enquanto eles constroem um Tiki 31, um catamarã de 31 pés projetado por James Wharran (mas isto é assunto para um outro post). No outro dia, também com a família Chelone fomos almoçar numa barraca na praia de Guaxuma, vizinho à praia de Garça Torta onde ficamos por dois meses, hospedados na casa de Juninho, durante a finalização do Galileo (o primeiro Open 60 construído no Brasil, mas isto também é assunto para um outro post).

Em vez de alugar um carro para passear pelo litoral Norte, o comandante Antonio Carlos resolveu ir de táxi. Sábia decisão: além de não nos preocupar com a lei seca ao volante, o motorista, conhecido por Japonês, foi nosso cicerone e disc jóquei. Rodamos mais de 110Km até a praia de Tatuamunha, com uma parada para conhecer a Pousada do Toque na praia de mesmo nome. No Pousada do Toque - Foto © Hélio Vianacaminho o Japonês foi nos mostrando os pontos turísticos, a casa onde PC Farias foi assassinado, onde foi gravada a mini-série Riacho Doce e contando a sua vida de bóia-fria até comprar sua Parati do ano. O difícil foi escutar os CDs de forrós de vaquejada. No fim do passeio o comandante sugere escutarmos rádio. Adivinha o que estava tocando? Novamente forró de vaquejada!

A próxima escala será o Cabo de Santo Agostinho, umas 25 milhas ao Sul de Recife. Para o Horizonte entrar pelo porto de Suape, passar por trás dos arrecifes driblando os bancos de areia com seus 2,10m de calado, só na preamar. Assim sairemos hoje à noite, lá pelas 10h, para estarmos na boca de entrada perto da 14h de sexta-feira.

Noticias da flotilha.

Já estão em Maceió os barcos argentinos Cenizo e Nativo; chegaram hoje pela manhã o catamarã Mente Sã, Tuareg II, Makai, Guga Buy e Shiva; estão a caminho o Sabadear, Pavão e Avoante; ontem à noite o Aya passou direto para Recife e reportou pelo VHF que o Yahgan teve que retornar a Salvador.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Ana permalink
    sexta-feira, 12 setembro, 2008 @ 3:27 pm 3:27 pm

    Oi Helio, Oi Mara, Oi Horinzonte,

    Que saudades!!.. de vocês, de todos do Costa Leste, do Fram II!
    Mas, nos encontramos em Recife para Refeno. eba!!!
    Por emquanto, estou aqui em Sampa (trabalhando – ergue) e adoro quando acesso o blog do Maracatu e tem algo novo para ler!!!!!!!!
    O Felipe já encontra-se em Salvador e deve partir esse finde para Recife com o Fram!!

    Saudades!!! beijos, Aninha

    Curtir

  2. quinta-feira, 16 outubro, 2008 @ 4:50 pm 4:50 pm

    Aninha,

    Continuamos na praia do Jacaré.

    O vento Sueste diminuiu e o Felipe saiu hoje a tarde com rumo para Recife. A flotilha: Fram II, Guga Buy e Makai. Vamos torcer para que Eolo seja mais bonzinho do que na vinda de Natal.

    Mandei umas fotos procê, beijos.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: