Skip to content
Anúncios

Vai um picoleishion aí?

terça-feira, 4 novembro, 2008 @ 11:14 am

Itaparica no final da tarde - Foto © Hélio Viana

Em nossa passagem pela Bahia gastamos um sábado na praia ao lado do forte São Lourenco na vila de Itaparica (você sabe: aquele pedaço de paraíso cercado de águas em frente a Salvador que já falei aqui).

Nada como passar um dia numa praia, com os pés descalços na areia, na sombra de um guarda-sol e de preferência com uma cerveja gelada a distância de um braço. De repente um negro simpático se aprochega, puxando uma carrocinha amarela equipada com um potente equipamento de som tocando Vanessa da Mata e Ben Harper num volume civilizado.

E aí, amigueishion? Vai um picoleishion?”, é a senha para 15 minutos de papo.

Edjackson, o vendedor de picolé todo vistoso de óculos escuros e com um enorme chapéu de palha de fazer inveja a Pancho Villa, fala um dialeto onde as palavras terminam em fashion. O picoleishion faz sucesso. É assim: dois picolés de fruta picados em pedaços grandes num copo descartável e uma generosa dose de vodka. Mas Edjackson faz mais sucesso ainda. Começou a trabalhar aos 10 anos vendendo balas, depois, ao notar os guias falando em outras línguas com os turistas, aprendeu sozinho o italiano, inglês e francês (a fala mesmo!). O homem é um comunicador nato com um microfone nas mãos.

Picoleishion No final da tarde, antes do fim do expediente, Picoleishion volta, senta conosco para tomar umas geladas e o papo rola solteishion. “Eu gosto de concorrência. Já fui guia turístico também. Quando comecei vendendo picolé eu era sem graça e o produto que vendia era ruim. Agora criei meu estilo e vendo mais quando tenho ameaça por perto”.

E quanto você vende por dia? “Depende. Hoje mesmo preferi pegar leve e ficar com os novos amigos que fiz”, responde com um sorriso de dentes fartos e alvos.

Oí paí ó! O Picoleishion tá famoso, já apareceu no Jô e até no Fantástico! Já tem um esboço de página no ar e só falta agora entrar na blogosfera…

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. MANOELLA permalink
    quarta-feira, 5 novembro, 2008 @ 11:19 pm 11:19 pm

    Oi Hélio! Qd chegam por natal?
    abraços

    Curtir

  2. Thomas Lieven permalink
    sexta-feira, 7 novembro, 2008 @ 8:46 pm 8:46 pm

    Fala meu amigo Helio e Dona Mara

    Numa de minhas andancas ai pela Bahia que apesar de trabalhar muito, faco as vezes, que ninguem e de ferro !! conheci o Ed e tive a oportunidade de beber umas com ele tbem !! Aproveitando o ensejo se vc ainda estiver em Salvador, va ao mercado mudelu e mudelu mesmo por que e assim que se fala por ai e procure TOINHO DO ATABAQUE ele tem uma tenda aonde vc vai poder comprar um vestido feito de fibras macias, cheio de franjas e renda na cor beje com preco justo pra madame Mara creio que ela ira gostar, aproveite fale em meu nome pra Toinho, e que lhe apresente tbem George Bidera e garanto uma bela rodada de cerveja com lambreta no bar de Camafeu de Oxossi, se seguir a sujestao depois me conte o resultado !! So nao deixe Toinho lhe convencer a levar com Bidera nenhum turista a cidade alta pra sacar dinheiro em banco, porque depois da retirada e porre certo, comeca a estoria com um jogo de porrinha disputando um copo de vidro destes de geleia cheiinho de cachaca e uma cerveja de garrafa, ai alguem perde e quer a forra e nisso a gente acaba voltando pro mercado MUDELU a pe, pelo peloirinho e ai o pa io…… num para nunca, na primeira vez que isso aconteceu, estava voltando para Pituba na residencia que estava hospedado, num guentei dirigir parei debaixo de uma amendoeira frondosa ali pelo final da avenida do contorno, pra dar uma refrescada eram dez da manha e quando acordei eram onze da noite ainda bebado !! heheeh

    Bom ventos e Mar de Almirante proceis

    Curtir

  3. segunda-feira, 10 novembro, 2008 @ 11:35 am 11:35 am

    Manoella,

    Devemos seguir para Natal na madrugada de quinta-feira. Espero poder te encontrar.

    Abraços,

    Thomas

    Adorei as dicas, obrigado. É uma pena, pois já estamos mais ao Norte na praia de Jacaré em Cabedelo na Paraíba. Fica aqui registrado para uso futuro.

    Na volta a Bahia, com certeza procurarei Toinho e George e comerei lambreta no Camafeu no Mercado Mudelo só não sei se farei a sesta debaixo da amendoeira.

    Bons ventos sempre e mar de almirante procê também,

    Curtir

  4. Thomas permalink
    segunda-feira, 17 novembro, 2008 @ 11:29 pm 11:29 pm

    puxaaa fiquei felizzzzz, com a reply e pena que estao ja mais pra cima um cadim, mas tenho certeza que a dica sera valiosa no futuro !!

    Abracao proceis e

    Eternos bons ventos

    Thomas

    Curtir

  5. segunda-feira, 2 janeiro, 2012 @ 7:49 pm 7:49 pm

    CONHECI ESSA INCRÍVEL FIGURA LÁ EM ITAPARICA E VC TEM RAZÃO EM TUDO QUE DISSE SOBRE ELE,O CARA É UMA FIGURAÇA!
    DIFICIL NÃO GOSTAR E NÃO COMPRAR O PICOLEISHION E NÃO TIRAR UMAS FOTOS COM ELE..RS

    NATTY

    Curtir

    • terça-feira, 3 janeiro, 2012 @ 3:54 pm 3:54 pm

      Natty,
      Legal que curtiu o Ed e degustou um picoleishion.
      Gostaria de ver sua foto com ele.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

  6. Rafaela Almeida FSA-BA permalink
    quinta-feira, 14 janeiro, 2016 @ 7:38 pm 7:38 pm

    Que relato gostoso de se ler. Sou de Feira de Santana e sempre que dá estou pela Ilha de Itaparica. Encontro sempre com esse amiguinho pitoresco. Rss
    Saudações geográficas !

    Curtir

    • quinta-feira, 14 janeiro, 2016 @ 9:29 pm 9:29 pm

      Rafaela,

      Que bom que gostou, obrigado pelo comentário. Ficamos 4 anos de barco pela Bahia e Itaparica era nossa base, se juntar as vezes que ficamos por aí deve dar uns 8 meses.

      Se pesquisar aqui no blog vc vai achar muitos causos de nossa passagem por aí.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: