Skip to content
Anúncios

Uma Baía mais que Formosa

quinta-feira, 4 dezembro, 2008 @ 4:52 pm

Baia Formosa vista da falésia - Foto© Hélio Viana

Lugarzinho é uma nova seção do MaraCatu Weblog. Aqui vou falar dos lugares que me marcaram nesses anos on the road por terra, ar e mar.

Baía Formosa, ou BF para os íntimos, apesar do desenvolvimento dos últimos anos ainda mantém o charme de uma vila de pescadores. É meu lugarzinho preferido na costa norte riograndense. Fica na fronteira do Rio Grande do Norte com a Paraíba, a 120 Km de João Pessoa (percurso que já fiz até de bicicleta) na latitude 6° 22’ Sul e longitude 35° 00’ Oeste.

Praia do Pontal - Foto © Hélio Viana Na última vez que estivemos em BF ancoramos nosso veleiro MaraCatu entre os vários barcos de pesca. Estávamos descendo em flotilha de Tibau do Sul para Cabedelo, motorando e batendo contra um insistente vento Sueste, quando Ivan, que estava em solitário no Taai-Fung II, teve um problema no motor do veleiro. Resolvemos pernoitar para Ricardinho, que estava com João no Yahgan, tentar consertar no dia seguinte. Foi uma noite mal dormida por conta do balanço do mar. Na manhã seguinte os surfistas desciam ondas na proa do barco. Para saber mais sobre nossas andanças no final de 1999 veja o Diário de Bordo.

Agora, de carro (os 16 Km da BR-101 ao centro do vilarejo já foram asfaltados), chegamos junto com os pescadores que voltavam do mar com os barcos abarrotados de albacora, um peixe de textura semelhante ao atum e que dá muito por essas bandas entre setembro e janeiro.

Surfistas BF também é um point para a tribo que dropa as ondas. Que o diga o paraibano Fábio Gouveia, que já foi campeão mundial amador e tem até um filme-cordel, com o título Fábio Fabuloso, contando de forma bem humorada a sua trajetória como surfista profissional.

Lembro-me que um dos primeiros surfistas a freqüentar BF foi o Helder, que por ser alto e magro ganhou o apelido de Longarina – aquela tira fina que fica no centro de toda prancha de surf. Longarina se mudou pra cá e além de ser o Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, toca uma charmosa pousada, a Farol Eco Adventure, e também é guia para caminhadas e passeios de bike.

O primeiro surfista nativo foi o Toreba, que deve regular em idade com meu filho Pablo, mas hoje toca seu próprio negócio: tem uma canoa e é guia nos preservados mangues na barra do rio Sagi. Brincávamos com Pablo chamado-o de O Amigo de Toreba.

Cocota em seu bar - Foto © Hélio Viana No município de BF está a maior reserva de Mata Atlântica sobre dunas do Brasil: a RPPN Mata Estrela. Vale a pena uma visita de bugue ou bike para ver uma gameleira centenária com quase 30 metros de altura; o “pau que ronca”, uma espécie nativa que tem propriedades sonoras; ou a amescla, uma planta que exala um cheiro peculiar e que, segundo os nativos, tem propriedades medicinais. Outra opção de passeio, além das praias, são as várias lagoas. A mais famosa é a Lagoa Araraquara, que ganhou o apelido de Coca-Cola por conta das águas escuras que, dizem, tem poderes medicinais e rejuvenescedores.

Jangada de Formosa - Foto © Hélio VianaDepois de caminhar nas praias do Porto ao Pontal a pedida é sentar, descalço com os pés na areia, na barraca do Cocota. Ele nos conta que hoje são poucas as casas na praia ainda com nativos. Só as três vizinhas à barraca e as de Dona Raimunda e Dona Regina. Atendidos pelo falante garçom Ademir, mais conhecido como Sagi, comemos camarões com macaxeira frita na manteiga da terra, também chamada de  manteiga de garrafa por ser líquida e vir para a mesa numa garrafa. Os fregueses do Cocota ainda têm direito a uma refrescante ducha numa mangueira que ele puxa da barraca até a praia.

Aqui em BF tive também minha primeira experiência de velejar em mar aberto. Saí de jangada com uns pescadores até perder terra de vista, mas isso é assunto para um outro post…

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Sandra permalink
    sexta-feira, 5 dezembro, 2008 @ 8:30 pm 8:30 pm

    Oi Hélio! Oi Mara!
    Já vi que vou gostar bastante desta nova seção. Com certeza vcs têm muito lugar legal pra mostrar. Lugarzinho vai bombar!
    Beijos,
    Sandra (farofa e Velho Apito)

    Curtir

  2. Ivan mais Egle permalink
    sábado, 6 dezembro, 2008 @ 10:08 am 10:08 am

    Olá Helio e Mara, sucesso para essa nova e interessante seção do blog. Nunca esqueci Baía Formosa por causa daquela noite balançada que passamos por lá. Belas lembranças… Um abraço a vocês, Fernandinho, Joana e ao “amigo de Toreba”.
    Ivan

    Curtir

  3. quinta-feira, 11 dezembro, 2008 @ 12:47 pm 12:47 pm

    Sandra, a Farofeira

    Também acho que aqui vai ser o lugar para ver alguns lugarzinhos legais. A lista é enorme, mas devagar vou escrevendo e selecionando as fotos. O próximo vai ser Canoa Quebrada.

    Beijim,

    Ivan, o comentador compulsivo

    Legal é chegar em BF por terra e ficar numa pousadinha. Por água, só se o vento for de calmaria. Na volta de Jeri, se der tempo, vou passar na Barra do Sagi para encontrar Toreba.

    Obrigado pelo abraço e transmitirei o do resto da turma.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

  4. quarta-feira, 25 março, 2009 @ 9:25 am 9:25 am

    Ai Boião
    Se assim posso chamar o amigo e antigo visinho,foi uma pena que dessa vez que vc passou em BF eu não estava,mas foi aqui que te encontrei da ultima vez.Legal o blog,que Deus e bons ventos te acompanhe.Longarina.

    Curtir

    • quarta-feira, 25 março, 2009 @ 10:07 am 10:07 am

      Fala Longarina,

      Bem-vindo a bordo.
      Realmente foi uma pena não ter estado com você. Como dá pra notar pelo texto acima, ainda acho BF uma gracinha. Tive boas lembranças enquanto estive por aí. Mas um dia eu volto. Continue cuidando bem de nossa BF.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: