Skip to content
Anúncios

A Lua e as Estrelas

quinta-feira, 18 dezembro, 2008 @ 5:41 pm

Mara na passarela de Canoa Quebrada - Foto © Hélio Viana

Pense num lugarzinho sem eletricidade, com as ruas de areia, onde a pousada é um puxadinho da casa de taipa de um pescador – na realidade só um telhado onde se arma a rede nos paus das paredes que ainda vão receber o barro -, a água para o banho tem que ser buscada numa lata e o único agito é um autêntico forró pé de serra (aquele só com triângulo, zabumba e sanfona).

Assim era Canoa Quebrada no finalzinho da década de 70 do século passado, antes, portanto, do início da especulação imobiliária.

Falésias de Canoa - Foto © Hélio VianaCanoa está diferente. Nem as falésias são as mesmas, o mar e o vento cobraram o seu naco.

Não acho que esteja pior nem melhor, apenas diferente. O tão esperado progresso chegou.

Naquele tempo cheguei de carona, subi as dunas a pé com uma mochila nas costas. Hoje chegamos de carro por uma estrada asfaltada e somos recebidos pelo Lobão, um guia turístico descolado que nos dá as boas-vindas,  nos leva para uma volta de reconhecimento pela vila, nos indica o hotel e dá boas dicas.

Agora estamos hospedados no Logus Hotel desfrutando de ar-condicionado, piscina e internet Wi-Fi no quarto (diária de casal por R$ 60, na baixa temporada, com café da manhã). O símbolo com a Lua e a estrela mudou de lugar, as ruas estão calçadas com paralelepípedos, tem passarela na falésia para os turistas admirarem a vista e escadarias para se descer para a praia.

Wilson em sua jangada - Foto © Hélio Viana O agito durante o dia é na praia. A Barraca Antônio Coco nos manda pegar de bugue no hotel. Depois de uns drinques o almoço foi um delicioso pargo na brasa com baião de dois e salada (aqui tudo é servido com baião de dois).

Os caiçaras estão todos ouriçados com a gravação, a partir de janeiro, de “As Férias da Malhação” da Rede Globo. O jangadeiro Wilson avisa todo orgulhoso que já alugou por cinco mil a Espalheza, “a jangada mais bonita da praia, que inclusive vai receber vela nova para as filmagens”. Até Dairton, que faz pequenos passeios na praia com um casal de jumentos, foi contratado (mas deles falarei depois). No fim da tarde, quando as mesas são recolhidas, o mesmo bugue nos devolve saciados ao ar-refrigerado do hotel.

Já o agito a noite é na Broadway, a continuação da Dragão do Mar, uma rua só para pedestres, cheia de barzinhos bem transados, restaurantes e até boate. Trancoso, no sul da Bahia, também tem a sua Bróduei, só que lá foi aportuguesado (ou seria abaianado?) e se escreve como se pronuncia.

Para-pente em Canoa - Foto © Hélio Viana Canoa está a 160 Km a Sudeste de Fortaleza, no que eles chamam de Costa do Sol Nascente, e a 12 Km da cidade de Aracati onde, inclusive, foi recém-inaugurado um aeroporto. Infelizmente não é um lugar para se chegar de barco, não tem um ancoradouro seguro. As praias são largas, de areia dura e qualquer carro faz o trajeto até a Ponta Grossa passando pela Garganta do Diabo (um cânion aberto na falésia). Não arriscamos o passeio, já que o nosso Corsinha Celtinha 1000 é alugado, e nos limitamos a caminhar até a vila de Majorlândia.

Quando o vento entra, e sempre venta, os geradores eólicos começam a catar os ventos e os para-pentes saem do chão. Aqui não é necessário a Pedra da Gávea como no Rio, eles levantam vôo da falésia.

A Lua e a estrela, o icone de Canoa - Foto © Hélio VianaQuem primeiro utilizou o símbolo da Lua e da estrela foi Chico Eliziário, que buscou inspiração no céu para criar colares e anéis para vender aos turistas. Tempos depois esculpiu na falésia em frente à vila o que se tornaria o ícone de Canoa.

Se Chico Eliziário olhasse para o céu na última noite de novembro o símbolo de Canoa seria outro: a Lua e duas “estrelas”. É que naquela noite a Lua crescente estava se pondo com Vênus, a popular Estrela Dalva, acompanhada de Júpiter. Um fenômeno que nós testemunhamos (inicialmente sem entender) e só vai se repetir no ano de 2052.

Anúncios

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: