Skip to content
Anúncios

Fortim by Bel di Bob

quinta-feira, 25 dezembro, 2008 @ 12:06 am

Fortim, 24 de abril de 2002.

Amigos,

Aproveito o fim de tarde maravilhoso na beira deste rio Jaguaribe, onde estamos ancorados, para compartilhar com vocês este lugar mágico. Nunca pensei que o Ceará fosse assim e que tivesse tanto a oferecer.

Saímos de Areia Branca no dia 13/4 às 5:00h atrás do Santo Eduardo, que é o barco da praticagem, sem o menor problema, levando conosco o Santos (da Frota Oceânica, lembram?). Na véspera tiramos o ferro e pernoitamos à contrabordo dos barcos da praticagem para não termos problemas na saída e não perdermos o “bonde”. Dia lindo, céu de brigadeiro e mar de almirante. Só não tinha vento. Por onde andavam os alísios? No Ceará não era. Desta vez o que determinou a data da saída não foi o fato de ter ou não vento, mas a maré de lua nova que é bem grande e facilita nossa entrada e saída desses lugares assoreados. Foi uma linda motorada e só velejamos as últimas 10 milhas.

Santos fez contato com um amigo, o Henrique, e pediu ajuda para entrarmos. Assim apareceu Nego no seu barco de pesca. “E aí Nego, dá pra entrar? Olha que ainda faltam duas horas para a maré cheia e a gente cala 2 metros”. “Sem problemas doutor, vamos passar fácil”. Na entrada encalhamos. Sabemos que é difícil para os pescadores entenderem o que é nosso calado, e o Nego não acreditou nos tais dois metros. Depois de meia hora batendo nos bancos de areia, conseguimos sair. Já livres do banco, perguntamos ao Nego, se existia outra entrada. “Sim existe, vamos por ela “. Nosso “prático”, que nunca tinha visto um veleiro nestas águas (só um catamarã francês entrou aqui), levou à sério o trabalho e trouxe a gente direitinho para esta maravilhosa ancoragem por uma passagem bastante segura pois em nenhum momento tivemos uma profundidade menor que 3,5 metros. Maravilhosa, a ancoragem, porque é longe da cidade, perto dos pescadores e junto à foz do rio com seus mil bancos de areia, o manguezal exuberante, as falésias vermelhas e as dunas brancas. Lindo!!! Estar aqui é uma paz. A entrada foi complicada porque esta barra é em forma de “Z”, mas ela é curta.

A família do Santos veio nos encontrar, mas choveu sem parar e nem saímos do barco. Bem, no dia 15 foi meu aniversário, muito bem comemorado em Canoa Quebrada que é um lugarzinho lindo! É como Arraial da Ajuda há 20 anos. Mas à noite tem o maior agito.

Na realidade o nome do lugar em que estamos é Canto da Barra. Fortim fica uma milha rio acima e é uma cidadezinha com poucos recursos. Mas tem Van para Aracati que fica à 18 km e é bem maior. De uma forma geral encontramos tudo o que queremos. Tem Van toda hora para Canoa Quebrada, Fortaleza, etc. Mas com a nossa super-moto, fomos pela beira da água ( com direito à tombo na areia fofa) conhecer as praias e povoados que nos cercam. Majorlandia, Pontal de Maceió, Pedra da Baleia, etc. Com Santos e Zenith conhecemos a lagoa de Uruaú, Beberibe e Morro Branco. Belo passeio.

Tem várias ancoragens nesse rio, mas resolvemos ficar nesta por ser mais bonita. Temos feito caminhadas incríveis pelas margens e pela foz do rio. Fomos comer camarão de cativeiro no Cumbe que é um restaurante que fica num pequeno afluente margeado por muito verde. Bob já tinha estado lá de lancha e entrou com nosso bote a toda velocidade fazendo curvas radicais no meio do manguezal.

Aqui é um lugar de muitos contrastes. Tem diversas casas maravilhosas (aquelas que valem dois milhões de paus como dizem os paulistas) ao lado de casinhas de pau à pique. De um lado do rio é APA (área de preservação ambiental) e o manguezal está intocado. Mas do outro, está destruído para dar lugar aos gramados dos ricos ou às casinhas dos pobres. Tem muitas lanchas e jet-skis. O Henrique é um paulista que trabalha dando manutenção nestes motores. Aliás, Bob está felicíssimo, pois a oficina do Henrique é toda organizada e ele já desmontou carburador da moto, motor de popa e se eu não tomar cuidado fica aqui para sempre. Henrique repara todo tipo de motor à gasolina, e faz também um excelente peixe na brasa com molho de alcaparras, assado na churrasqueira improvisada no meio da oficina. Dos deuses!!!

Estou encantada com este lugar e com o povo. Podem incluir Fortim no roteiro de vocês.

Bem amigos, neste fim de semana é lua cheia e por isso a maré é grande. Vamos, levando o Henrique e o Santos, para Fortaleza onde ficaremos no Hotel Marina Park. Para nossa alegria Beth e Manoel do saveiro Oxalá , de Angra dos Reis, virão à Fortaleza enquanto estivermos lá.

Quase ia esquecendo de contar que pela primeira vez estamos com sobra de energia. Muito sol e muito vento nesta ancoragem.

Muitos beijos cearenses para todos vocês e a saudade de

Bel di Bob e Bob di Bel

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Cláudia Prosini permalink
    sexta-feira, 26 dezembro, 2008 @ 5:04 pm 5:04 pm

    Hélio, Mara, Aricó

    Queridos amigos

    Saudades de vocês e das histórias engraçadas e curiosas da época da Refeno. Por aqui a vida segue…
    corrida e estressante. Parece que a cada dia mais.
    Deus nos dê saúde em 2009 – é o que posso desejar de melhor.
    Grande beijo

    Curtir

  2. segunda-feira, 5 janeiro, 2009 @ 1:38 pm 1:38 pm

    Cáudia,

    A XX Refeno foi uma das melhores que participamos. Por aqui a vida segue relax e com muitas festas. Se avexe não, esse ano tem de novo.
    O comandante Aricó está em SP. Chega este fim de semana.
    Tudo de bom procês neste ano que começa e bons ventos sempre,

    Hélio e Mara

    Curtir

    • Cláudia Prosini permalink
      sábado, 16 maio, 2009 @ 10:54 pm 10:54 pm

      E aí???
      Por onde vocês andam agora? Continuam a bordo?
      Por aqui vida segue…
      Você soube do Maurício Castro?
      Foi tudo muito rápido… este ano ele acompanhará a regata lá do céu…
      bjs em todos.

      Cláudia

      Curtir

      • quarta-feira, 20 maio, 2009 @ 10:27 pm 10:27 pm

        Cláudia,

        Sim continuamos a bordo, não no Horizonte que teve que voltar para Ilhabela. Agora estamos em Itajaí curtindo as terras e as águas Catarinenses.

        Soubemos do Maurício, inclusive postei uma nota aqui com o título Regata no céu.

        Beijos procê também.

        Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: