Skip to content
Anúncios

Águas profundas

segunda-feira, 19 janeiro, 2009 @ 12:05 am

Eu já falei aqui sobre um DVD contendo, entre outros bônus, imagens feitas pelo velejador francês Bernard Moitessier durante a Sunday Times Golden Globe Race de 1968, a primeira regata de volta ao mundo em solitário sem escalas.

Moitessier gostou tanto da experiência de ficar longe da humanidade que depois de cruzar o Horn, em vez de rumar para a linha de chegada na costa inglesa, decide dar mais uma volta ao mundo e termina sua jornada com o Joshua no Tahiti.

Donald Crowhurst Já Donald Crowhurst, um engenheiro eletrônico e inventor, inventa uma historia mirabolante: fica a deriva na costa do Brasil, começa a passar posições inventadas para a organização da regata e cria um log book totalmente falso com suas singraduras diárias e quebra de recordes (chegou a “fazer” 243 milhas em 24 horas). Seu esperto plano era esperar a flotilha passar por ele no caminho de casa, entrar na rabeira e cruzar a linha mesmo que em ultimo lugar. Claro, ninguém vai checar o livro de registro do ultimo a cruzar a linha.

O problema foi que, depois de quatro meses de espera, só dois competidores ainda estavam na briga. Os ingleses Robin Knox-Johnston no Suhaili e o líder Nigel Tetley que quando soube do alto desempenho de Crowhurst no trimarã Teignmouth Electron (as falsas posições o colocava a três dias do líder), leva seu Victress ao limite, também um trimarã de 40 pés, e o afunda faltando 1100 milhas para o final.

Teignmouth Electron sendo resgatado Imagine o que passou pela cabeça de Crowhurst quando soube pelo radio que Tetley quase morre por conta de sua trapaça, e pior, agora ele era o segundo colocado e ainda ia ganhar o premio de £5.000 pela viagem mais rápida (os barcos partiram em dias diferentes)! Dizem que o cara pirou e se suicidou pulando no mar. O Teignmouth Electron foi resgatado três meses depois quando vagava sozinho no meio do Atlântico. O corpo de Crowhurst nunca foi encontrado (quem sabe se hoje, 40 anos depois, não é um simpático velhinho morando nos cafundós do Brasil?).

Cartaz do filme Deep WaterA historia deste marinheiro de fim de semana, que tentou ser o primeiro a circunavegar o mundo sozinho num barco feito no fundo do quintal e que terminou em tragédia, pode ser vista no filme Deep Water, um documentário de 90 minutos lançado no fim de 2006 pela Pathe Distribution.

Robin Knox-Johnston, depois tornado Sir, foi o único dos nove competidores a cruzar a linha de chegada. Quando retornou a Falmouth, em 22 de abril de 1969, depois de 313 dias de mar, ele se tornou o primeiro ser humano a circunavegar o globo em solitário sem escalas.

A dica do documentário eu pesquei no Vela e Mar, o blog do Cristiano do veleiro Sotavento.

Para saber mais:
Don Crowhurst and the Golden Globe Race (em inglês)
Sailing into Deep Water (em inglês)

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: