Skip to content
Anúncios

Rallye des Îles du Soleil aporta na praia do Jacaré

quarta-feira, 21 janeiro, 2009 @ 12:03 am

Îles du Soleil no Aamazonas - Foto © divulgação

Não é uma regata, mas uma fabulosa aventura humana à vela. Este é o lema do Rallye des Îles du Soleil , que em sua 15ª edição consecutiva aporta em águas brasileiras.

Você sabe que veleiro vai devagar. Esta turma animada (uns 100 tripulantes em 30 barcos) largou da Ilha da Madeira em outubro de 2008 e só vai se separar seis meses e quase 6000 mihas depois, lá na vila de Afuá, ao Norte da ilha de Marajó. O roteiro é muito interessante, no caminho para o Brasil tem Canárias, Senegal e Cabo Verde, antes de Salvador onde eles ficaram um mês inteiro.

Agora a flotilha se reuniu na Marina Jacaré Yacht Village, em Cabedelo, que está parecendo um bairro da França. No fim do mês a turma sobe para Fernando de Noronha, onde fica 5 dias, depois segue para Fortaleza e emenda com o Rallye Transamazone, que tem o apoio do governo do Pará e é considerado por todos como o ponto alto da viagem. O carnaval vai ser em Soure na ilha do Marajó, depois é subir o Amazonas, com varias escalas, até Alter do Chão, considerado por eles “o caribe amazônico”.

Rallye Transamazonne - Foto © divulgação

O Rallye é um negócio, tanto que a empresa organizadora mudou de mãos em 2007. A taxa de inscrição custa a bagatela de 6000 euros por barco e os inscritos tem um bom apoio náutico em cada escala, alem de facilidades com os formalidades burocráticas e uma grande interação com a cultura local. Não há limite mínimo quanto a tamanho de barco, este ano todos tem mais de 40 pés, mas sim quanto à velocidade. Na subida do Amazonas a flotilha tem que manter uma velocidade mínima de 6 nós.

Nicolas Tiphagne - Foto © divulgação Desde o ano passado o Diretor Operacional do Îles du Soleil é o francês Nicolas Tiphagne, que está em sua 4ª edição do Rallye, duas delas como tripulante. Nicolas, que fala português quase sem sotaque já que morou oito anos em Salvador e fez seu doutorado em antropologia no Pará, nos contou que “muitos dos participantes estão iniciando suas viagens pelo mundo e o Rallye é usado como um empurrão para cruzar o Atlântico”. E uma coisa é certa: “todos guardam uma impressão super positiva do Brasil”. O turismo náutico é bom para as comunidades locais, “no ano passado deixamos 1.4 milhão na escala de Salvador”, e continua, “este ano minha grande decepção foi não conseguir fechar a escala em Natal. Mesmo com o apoio da Amanautica – Associação Norteriograndense das Empresas de Mergulho e Turismo Náutico, na pessoa da presidente Ana Miller, que adiantaria os recursos necessários, foi impossível fechar com o Iate Clube”.

Agora vem as boas novas: a equipe do MaraCatu Weblog descobriu que a organização do evento, a partir desse ano, vai oferecer duas vagas no Rallye para barcos brasileiros. E melhor: sem taxa de inscrição, os pretendentes “só tem que subir pelo menos até Belém”. Nicolas frisou que “é uma forma de retribuir a acolhida que recebemos desse povo tão atencioso e carinhoso”.

Mas tem mais, a partir de 2010, em anos alternados, o Îles du Soleil segue até Paraty no sul do Rio de Janeiro. “As tripulações, limitadas em 10 ou 15 barcos, vão conhecer o Sudeste, deixam suas embarcações no país por oito meses e se juntam ao Rallye do próximo ano”.

Já comecei a estudar francês. Agora quando faço um brinde, bato também na garrafa e digo fazendo biquinho: que la source ne ce tarrisse pa!

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Manoella permalink
    quinta-feira, 22 janeiro, 2009 @ 7:26 pm 7:26 pm

    oi hélio. Mandei um e-mail p vc, naquele e-mail maracatu. Dá uma olhada lá.`É sobre vela por aqui por sao paulo.
    abraços

    Curtir

  2. quinta-feira, 12 fevereiro, 2009 @ 2:46 pm 2:46 pm

    Manoella,

    Já respondi por e-mail, mas pesso ajuda aos leitores do MaraCatu Weblog.

    Para comprar barco usado é assim mesmo: tem que ir a campo, conferir, inspecionar e escolher cuidadosamente (tenha calma, não compre por impulso). Só feche negócio quando já tiver acertado a marina onde deixar o barco, ou seja, comece escolhendo a marina.

    Quanto a marinas em SP, eu não conheço nenhuma. Acho que uma boa opção seria na represa de Guarapiranga. No litoral tem Santos (que não conheço) ou São Sebastião (que tem varias marinasinhas, mas não conheço nenhuma especifica).

    Se algum leitor puder dar alguma dica para Manoella, é só deixar um comentário aí embaixo.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

  3. Weliton Melo permalink
    quinta-feira, 7 janeiro, 2010 @ 12:06 pm 12:06 pm

    Gostaria de participar servindo de voluntário e apoio, participei como voluntario em duas edições em Soure, e que faço turismo e gostaria muito de poder participar!
    Nicolas Tiphagne conheço vc de Soure e e Belém!
    09182554980 meu contato!

    Curtir

    • sábado, 16 janeiro, 2010 @ 5:38 pm 5:38 pm

      Welinton,

      Estarei com Nicolas no dia 2 de fevereiro, quando parte da flotilha do Rallye aporta na Marina Bracuhy, em Angra dos Reis.
      Passarei teu tel para Nicolas, mas voce deve entrar em contato com ele pelo e-mail ilesdusoleil arroba hotmail ponto com

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  4. ReinaldoGiovannetti permalink
    domingo, 17 janeiro, 2010 @ 7:49 pm 7:49 pm

    Manoella,

    Na Guarapiranga vc têm vários clubes e marinas. Clubes possuem estrutura como: piscina, quadras, etc, marinas, ou garagem náutica, somente a guarda do barco.
    Como indicações na Guarapiranga:
    Clubes:
    YCSA (Yacht Clube de Santo Amaro),Clube Náutico, Castelo, São Paulo
    Como Marina indico a vc o Sailing Clube.
    Na região de Santos/Guarujá vc terá várias opções do canal de Bertioga, no CENIG, enfim, o que não falta é marina.

    Abs,

    Reinaldo

    Curtir

  5. evandro vieira da silva permalink
    terça-feira, 9 março, 2010 @ 7:55 pm 7:55 pm

    eu ja tive a oportunidade de acompanhar esses bravos viajantes em aguas brasileiras (para) no rally tranzamazone e sei o quanto e emocionante participar deste evento.mando um grande abraço aos meus amigos emilio e filipe coordenadores do rally!!!

    Curtir

  6. alessandra permalink
    domingo, 4 abril, 2010 @ 10:56 pm 10:56 pm

    conheci nicolas em sua primeira participacao no rally.no hotel beira rio uma pessoa fantastica.fiquei muito feliz em ter noticias suas.Ale

    Curtir

Trackbacks

  1. Energia vital para Hamilton « MaraCatu Weblog
  2. Flotilha do Îles du Soleil no Rio « MaraCatu Weblog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: