Skip to content
Anúncios

XII Regata Salvador – Ilhéus

sábado, 31 janeiro, 2009 @ 11:59 pm

Tripuação do Travessia recebe o Delta Trophy - Foto © Hélio Viana

A festa foi grande. Às 06:19 chegou o Asbar, um Bénétou 40.7, que com apenas dois tripulantes, o comandante Marcelo Campolina e Chico Fragoso como o faz tudo a bordo, teve o direito de hastear a fita azul no alto do mastro.

Ao longo do dia o resto da flotilha foi chegando, até às 14:30 quando o Ilhéus Iate Clube ofereceu a já tradicional feijoada para uma tripulação insone e faminta. Não é pra falar, mas fiquei impressionado como regateiro come.

Marcelo Tavares sempre atuante - Foto © Hélio Viana O diretor de vela Marcelo Tavares é um obstinado, organizou as 12 edições da regata. Mesmo depois de uma cirurgia no coração, para reparar o “entroncamento da coronária”, saiu do hospital para preparar a edição de 2007. Marcelo me contou uma curiosidade: Zé Barbosa, o Barbosinha, comandante do Velamar 32 Artemis, participou de todas as edições da regata. Quando não pode vir de barco, veio de carro para comer e feijoada e ainda foi premiado!

Segundo David Xará, um dos organizadores e editor do portal Mar da Bahia, “a Salvador – Ilhéus, com suas 120 milhas, é a maior regata oceânica do litoral baiano e este ano contou com 24 barcos inscritos”.

Você sabia que Salvador é a capital brasileira que mais concentra veleiros da Delta Yachts, principalmente os de 36 pés? Sabendo disso, Xará contatou o estaleiro e junto com os organizadores resolveram instituir o Delta Trophy, “um troféu porreta para o primeiro Delta 36’ e outro também para o primeiro 32’ que cruzar a linha de chegada”. O Delta Trophy será de posse transitória, só leva o caneco definitivamente o barco que vencer três edições da regata.

Marcelo e Chico com a Fita Azul - Foto © Hélio Viana Na entrega dos troféus o comodoro Luis Eduardo enfatizou que, independente de regata, o Iate Clube sempre estará de rampas abertas para os velejadores que aportarem nas águas dos Ilhéus.

Este ano quem vai tomar conta do Delta Trophy da classe dos 36 pés, que na realidade é um quadro em marchetaria com um Delta estilizado, vai ser o comandante Sérgio Catão do Travessia, que chegou alguns minutos antes do Nó Cego de José Zacarias. Já na classe 32 pés o Trophy vai para o Aconchego do comandante Cerqueira.

Ano que vem tem mais. Arnaldo Pimenta, da Federação de Esportes Náuticos da Bahia, garantiu todo o apoio ao evento e já lançou a data: será 15 de janeiro (que coincide com a lavagem do Bonfim, que na Bahia é feriado), ou 5 de fevereiro (na semana anterior ao carnaval, que também pode ser feriado).

A XII Regata Salvador – Ilhéus foi organizada pelo Ilhéus Iate Clube, com o apoio do Aratu Iate Clube, do estaleiro Delta Yachts, do portal Mar da Bahia e da Marinha do Brasil.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. segunda-feira, 2 fevereiro, 2009 @ 1:26 pm 1:26 pm

    PARABÉNS MARCELO E TODA A TURMA DO YACHT CLUBE DE ILHÉUS!!! PRECISAMOS ATIVAR AS REGATAS DE MONOTIPOS!!!

    Curtir

  2. domingo, 15 fevereiro, 2009 @ 1:03 pm 1:03 pm

    Antonio,

    Bem-vindo a bordo.
    Realmente a regata foi um sucesso. Transmitirei os parabéns ao Marcelo e equipe do iate clube.

    Curtir

  3. MARIA ANA permalink
    segunda-feira, 16 novembro, 2009 @ 10:50 pm 10:50 pm

    GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO IR DE SALVADOR A ILHÉUS POR MAR SE EXISTE CATAMARÃ OU ALGUM OUTRO TRANSPORTE. OBRIGADA ana CURITIBA-PR.

    Curtir

    • segunda-feira, 23 novembro, 2009 @ 1:30 pm 1:30 pm

      Ana,

      Bem vinda a bordo.

      Pelo que sei não existe translado regular por mar para Ilhéus, mas nada impede de se alugar um veleiro de charter em Salvador e fazer o trecho.
      Eu iria para a Baía de Camamu, mas se for a Ilhéus dê um jeito de esticar até Itacaré.

      Bons ventos sempre.

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: