Skip to content
Anúncios

Saia do macroturismo e entre na microdica

segunda-feira, 2 fevereiro, 2009 @ 12:02 am

Mara fotografa Jorge e Aline em Santo André - Foto © Hélio Viana

A frase acima, do jornalista Jorge de Souza, bem define o seu livro 100 lugares que você precisa visitar antes de dizer que conhece o Brasil. O título parece de tese de mestrado, e ainda tem o subtítulo: uma lista do que o nosso país tem de mais bonito, mais gostoso e mais curioso.

Não gosto de falar do trabalho de um amigo, fico pisando em ovos, cheio de dedos. Já Jorge é cheio de vírgulas, para dar tempo ao leitor de respirar ante a beleza dos lugares que descreve (até escolher os 100 ele visitou mais de 1000!).

O livro é uma lista pessoal e subjetiva de lugares, passeios ou programas (alguns exóticos, como uma corrida de jegues em Panelas-PE) na opinião de um especialista no assunto: Jorge já viajou meio mundo e mais um pouco, criou as revistas Viagem e Turismo, Terra e Viaje Mais, é autor do guia de viagens O Mundo é um Barato e atualmente é o editor da revista Náutica.

O livro é cheio de boas dicas, bom humor e ótimas sacadas. Para Jorge “o Rio não é só uma cidade. É um espetáculo geográfico”, “Morro de São Paulo é onde a Bahia se mistura com o resto do mundo” e Icaraizinho da Amontada, no litoral do Ceará, “é tão bonito, que mais parece exagero de político”. O café colonial do Opa’s Kaffeehaus “é de fazer Rei Momo pedir sal de frutas” e não vá ver a neve cair em Urubici “se não tiver roupas quentes porque o frio lá é fogo!”.

A seção Se eu fosse você… chega a ser filosófica, “afinal, pra que pressa, se o prazer de uma viagem pode começar antes mesmo de você chegar aonde pretende ir”, e traz dicas de quem realmente viveu o lugar, ou passaria pela sua cabeça provar, em Tiradentes-MG, a “ora-pro-nobis (rogai por nós em latim), uma verdura de nome estranho, mas de sabor bem gostoso”? Onde você ficaria sabendo que não existe abelhas na Ilha do Mel, ou que em Bonito as sorveterias servem um sorvete assado, ou ainda que a vila de Itaúnas é uma Jericoacoara capixaba?

Os 100 Lugares traz, também, boas dicas de bares. Dentre os que mais gosto estão o Bar Luiz, na rua da Carioca no Rio, o Bar Ombak na pouco visitada Barra do Sagi, no Rio Grande do Norte, e a barraca do amestrador de guaiamuns Zezinho, em Barra de Gramame, na Paraíba. Aliás, a idéia do livro “surgiu no Bar Bracarense, no Leblon, que, além do chope, tem um bolinho de bacalhau muito bom”.

Como é uma lista pessoal e totalmente subjetiva, felizmente não concordei com tudo. No Bracarense, por exemplo, prefiro o bolinho de macaxeira recheado com camarão e catupiry, não me imagino comendo uma pizza de abobrinha (mesmo que seja na Bendita Hora em São Paulo) e não vi nada demais na Pousada do Toque, nas Alagoas, onde fui só para almoçar, mas me recusei a gastar 100 reais num Capa do livro 100 Lugares...prato de macaxeira com carne de sol. Ainda incluiria como imperdíveis a Ilha dos Lençóis, no Maranhão, a praia Redonda e a vizinha Ponta Grossa, no Ceará, e daria uma página inteira para a praia dos Carneiros, em Pernambuco.

O livro não é um guia de turismo, até porque não é um guia, mas um ótimo complemento para qualquer viagem pelo Brasil. Da lista dos 100 lugares de Jorge, já visitei 41. Acho que posso estufar o peito e dizer: eu quase conheço o Brasil!

Quer entrar em contato para falar sobre os 100 Lugares…? Anota aí o e-mail de Jorge: jrgsouza arroba uol ponto com ponto br.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. quarta-feira, 4 fevereiro, 2009 @ 3:52 pm 3:52 pm

    HÉLIO, reza a lenda mineira que ora-pro-nobis é melhor que carne, e é bom mesmo, eu recomendo. Bjim

    Curtir

  2. domingo, 15 fevereiro, 2009 @ 1:00 pm 1:00 pm

    Chris,

    Se você, que é uma gourmet, me recomenda, fiquei ainda mais com vontade de experimentar. Vou encomendar a Dimas, que mora em Minas e tem o barco em Bracuhy, para me trazer um punhado desse tal de rogai por nós.
    Um cheiro,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: