Pular para o conteúdo

No Rumo de Casa – Diário de Bordo

quarta-feira, 4 fevereiro, 2009 @ 2:17 am

Feijoada no aniversário de Maguila - Foto © Hélio Viana Para você que chegou agora, estamos voltando navegando no Horizonte desde a praia do Jacaré, na Paraíba, até Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo.

Saímos de Ilhéus às 04:40 do domingo, no rumo do arquipélago de Abrolhos. O vento só firmou à tarde, uns 12 nós de Leste, mesmo assim fraco para as 60 toneladas do Horizonte. Seguimos com velas e motor. O pescador Júnior, incentivado pelo wahoo de 1,20m que embarcou depois de Salvador, mantém a isca na água, mas não pegou mais nada.

Com o motor ligado sobra energia a bordo. Cochilamos com o ventilador ligado, o lepitopi pode ser usado sem culpas e o cinema funciona a todo o vapor. No fim da tarde teve matinê com dois filmes, depois do jantar (um creme de inhame delicioso) mais um: o açucarado Sleepless in Seattle, que aqui foi lançado como Sintonia de Amor, com Tom Hanks e Meg Ryan.

Quando saí do turno, às 03:30 de segunda-feira, já estamos no través da ilha de Santa Bárbara, que mostra sua presença com a potente luz do farol. Foi uma pena não podermos parar, é como ser barrado na porta do paraíso. Agora temos pressa, o comandante necessita do barco em casa na próxima sexta-feira. O dia se firma e a previsão idem: um fraco vento faroeste (não, não é o vento que vem do longínquo Oeste, mas sim o que vem, ou atira, de todas as direções).

Já faz um ano que navegamos no Horizonte. No 2 de fevereiro do ano passado comemoramos o aniversário de Maguila em Vitória, após a volta da ilha da Trindade, quando participamos da Eldorado Brasilis. O aniversariante foi para a cozinha e preparou uma suculenta feijoada. O almoço foi na sombra do toldo no cockpit, com direito a foto e a um bolo de laranja feito por Mara (que ficou meio adernado, por conta da falta de cardã no fogão).

Perdemos uma hora, entramos no horário de verão. Agora estamos pegando um sinalzinho de internet no través da Ponta Olho de Boi, em Búzios. Se continuar assim, o computador de bordo informa que chegaremos no Rio por volta das 13 horas. A idéia é fazer um pit stop de abastecimento e seguir, na quinta-feira, para Ihabela.

2 Comentários leave one →
  1. quarta-feira, 4 fevereiro, 2009 @ 3:25 pm 3:25 pm

    Hélio, vcs passaram por nós, estávamos na coroa vermelha de manhã cedinho, quase vizinhos! tivemos horas deliciosas lá. ainda de manhã seguimos rumo a búzios, com direito a peixe e super almoço com mar liso, velas ao vento e toldo especialmente feito para essas horas. Agora estamos quase em buzios, falta uma hora. Nossa volta é lenta, daqui iremos para arraial e rio, lá por março nos veremos em bracuhy. um grande abraço e saudades.

    Curtir

  2. domingo, 15 fevereiro, 2009 @ 12:11 pm 12:11 pm

    Chris,

    Sei que estão curtindo a Cidade Maravilhosa, acompaho pelo seu blog já que João tem prequiça de escrever. Tô esperando vocês aqui no início de março. A Itaipava já está no gelo.

    Um cheiro,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: