Pular para o conteúdo
Anúncios

Cadê a Maré? Chama ela!

domingo, 1 março, 2009 @ 8:26 pm

Natal visto do Potengi - Foto © Hélio Viana

Eles são pequenos, não passam de 3cm de comprimento, e os machos têm uma das pinças bem maior que a outra. Esses caranguejinhos têm a mania de agitar a pinça num gesto de quem chama, daí ganhou o nome de chama-maré. Também conhecidos por caranguejo-violinista, catanhão-tesoura, chora-maré, ciecié, maracauim, siri-patola, tesoura, vem-cá, xié, Ponte nova para a Ridinha - Foto © Hélio Vianacostumam viver em manguezais e na zona entre marés, de praias arenosas protegidas, de baías e estuários.

Em nossa ultima escala na cidade do Natal fomos passear novamente de Chama-maré. Não de caranguejo claro, mas num catamarã de 17 metros construído por Brian Stevens em Cabedelo e equipado com dois motores de popa de 60hp. O barco leva até 60 pessoas, mais sete tripulantes, em um passeio de conscientização ecológica pelo estuário do Potengi – o rio mais importante do Rio Grande do Norte, que nasce 176 Km pra dentro do Estado, em Serro Corá, banha oito municípios, inclusive Jundiaí (não o de São Paulo), e encontra as águas do Atlântico embaixo da nova ponte (e alta, o vão central tem 58m!) que vai para a Ridinha.

Rafinha em nosso primeiro passeio - Foto © Hélio VianaO barco-escola Chama-maré é uma ferramenta do Programa Potengi Vivo, um espaço pedagógico de educação ambiental onde são ministradas aulas passeios  diárias para alunos das redes pública e particular de ensino, além de universitários, pesquisadores e para comunidade em geral (inclusive cruzeiristas curiosos). O objetivo do projeto é revitalizar e resgatar a importância do rio e conta com o acompanhamento de professores e monitores que analisam os aspectos históricos-culturais, ecológicos, econômicos e sociais presentes no estuário do Potengi.

Amanhã tem mais, já que hoje estou profícuo (ou seria prolixo?).

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: