Skip to content
Anúncios

Mais Chama-maré

segunda-feira, 2 março, 2009 @ 12:03 am

Ponte do Igapó - Foto © Hélio Viana

(se você chegou aqui agora, leia primeiro o post anterior).

Preleção antes da saida - Foto © Hélio Viana A saída do passeio aula no catamarã Chama-maré é do Iate Clube do Natal, após uma preleção (hoje feita no próprio barco) onde são explicadas as regras básicas de segurança e alguns termos de marinharia. Depois de passar pela fortaleza dos Reis Magos, enquanto os monitores vão monitorando os alunos (vocês sabem a diferença entre forte e fortaleza?), fiquei num canto conversando com Bruno França, biólogo e professor da Universidade Potiguar-UNP, que me diz que todas as manhãs são recolhidas 400kg de lixo, entre flutuante e nas margens, enquanto aponta para um catamaranzinho catador de lixo, o Boomerang, que também é do projeto. Num dos últimos mutirões de sábado conseguimos recolher pouco mais de 2000Kg, acrescenta todo orgulhoso do trabalho.

O cata lixo Boomerang - Foto © Hélio Viana O coordenador Paulo Gerson, que também é professor da UNP, contou que desde a criação do projeto, em outubro de 2006, já passaram mais de 37 mil pessoas pelo convés do Chama-maré e que este ano será construído um catamarã menor e transportável para atuação em açudes e represas em comunidades do interior. E continua: A boa nova é que está prevista para julho de 2009 a ampliação da estação de tratamento de esgoto do Instrutor mosta um caranguejo uçá - Foto © Hélio VianaPasso da Pátria que vai beneficiar 25 bairros e evitar o lançamento de esgoto in-natura no Potengi.

O estuário tem uns 15Km, vai até a cidade de Macaíba, mas tivemos que fazer meia volta na ponte de Igapó (não entendo porque abaixo do equador todas as pontes antigas são baixas). O passeio dura uma hora e meia, que passa voando. Depois da Base Naval, vem a Curva do Rifólis (uma corruptela do nome do corsário francês Jacques Rifauld, que costumava ancorar o seu navio por aqui – hoje virou até nome de hotel temático) e termina de onde saiu, no Iate Clube, vizinho ao Porto de Natal.

Gostou? Vai passear de Chama-maré! É só agendar no PROECO – Programa de Preservação e Conservação da Natureza do Estado do Rio Grande do Norte, nos telefones    (84) 3206-2439    e    (84) 3234-5762   .

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. beatrizlucas' permalink
    sexta-feira, 20 março, 2009 @ 5:56 pm 5:56 pm

    esse passeio e otimo o melhor q ja tave

    parabens

    Curtir

    • domingo, 22 março, 2009 @ 3:24 pm 3:24 pm

      Beatriz,

      Bem-vinda a bordo. Também gostei do passeio, mas quem está de parabéns é o coordenador Paulo Gerson, sua equipe e as instituições que viabilizam o projeto.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: