Meme da localização no mundo
Surfando na net vez em quando me deparo com um termo novo. Dessa vez foi meme. Você sabe o que é um meme?
Quem cunhou o termo foi o biólogo e cientista evolucionista Richard Dawkins, nos idos de 1976, em seu controverso livro O Gene Egoísta (que depois virou um bestseller), onde, dizem, deu uma modernizada na teoria de Darwin. Os memes, por analogia com os genes, os blocos básicos da nossa vida biológica, são os blocos básicos das nossas mentes e da nossa cultura. Simplificando, são idéias que agem como os genes e se propagam através de um processo de imitação de idéias, ou seja, é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa.
A mais nova onda entre os blogueiros é a criação de memes. Alguém faz, você vê, gosta e copia. Foi o que aconteceu comigo quando vi no blog da Lucia Malla o Meme da localização no mundo. Vi, gostei, pedi a webslave Mara para chupar do Google nossa localização no mundo e colei aí embaixo.
Quem quiser fazer o mesmo em seu blog fique à vontade. Depois é só deixar um comentário no blog da Lucia, que ela vai compilar a lista dos que resolveram participar da brincadeira.
Para saber mais: Dawkins é autor também de O Relojoeiro Cego, Desvendando o Arco-íris e lançou recentemente Deus, um delírio.
Helito,
Seu blog tb é fonte de conhecimento, adorei!!! Agora vou “tirar a maior onda” falando sobre memes e Dawkins. Estava procurando o próximo livro para ler e gostei da sugestão “Deus, um delírio”, parece bastante interessante e controverso (adoro!!). Você já leu algum dos livros dele?
Saudades de vocês, quando vierem ao Rio não esqueça do nosso chope!!!
Beijinhos,
Sandra
CurtirCurtir
Sandrita,
Não li, nem vou ler. Atualmente estou mais focado nos assuntos do blog: esportes náuticos em geral, viagens, turismo, ecologia, e que tais. Não sobra tempo (não ria!) para divagar sobre a morte de “Deus” (leia-se: as religiões).
Na pesquisa de meme cheguei nessa resenha no blog Log de MSN, dê uma lida e decida se vale a pena.
Um cheiro,
CurtirCurtir
Olá Hélio,
Eu li Deus, Um Delírio. Mas não leria de novo. A esta altura da vida prefiro assuntos mais “palpaveis” do que estas discussões, muitas vezes estéreis, até porque já tenho minhas certezas…
grande abraço.
CurtirCurtir