Pular para o conteúdo

Sabendo usar não vai faltar

terça-feira, 17 março, 2009 @ 7:16 pm

TIRA_3015

O V Congresso Mundial da Água começa hoje em Istambul, na Turquia, e segue até 22 de março. A ANA vai estar lá representando o Governo Brasileiro. Para quem não sabe (como eu não sabia) a ANA é a Agência Nacional de Águas. É a instituição com a qual a UNESCO mantém acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos no Brasil. O site oficial do evento é o World Water Forum.

No ultimo fórum, que aconteceu em 2006 na Cidade do México, a polemica maior foi por conta do “Relatório Camdessus”. Publicado por Michel Camdessus, ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, o relatório propunha a privatização do sistema mundial de água. A celeuma foi ideológica: uns defendiam o direito universal à água e os outros viam a água como uma commodity, ou mercadoria. Depois Camdessus lançou, junto com três especialistas franceses, o livro Água – Um Escândalo Mundial. Este ano o fórum tem como objetivo destacar o tema “água” na agenda política mundial, apoiar o aprofundamento das pesquisas e discussões acerca do tema, formular propostas concretas para a solução de problemas relacionados à água e gerar comprometimento político.

A água não vai acabar em nosso planeta, pelo menos sempre chove, o problema é a distribuição: mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. Perto de dois bilhões e meio não dispõem de qualquer tipo de saneamento. A conseqüência? Oito milhões de mortos por ano por causa de doenças relacionadas à água, sendo metade crianças. É a segunda principal causa de morte no mundo.

Quem vive boiando já tem um habito arraigado na economia de água, mesmo aqueles que possuem dessalinizadores (um equipamento caro que tira o sal da água do mar a custo de muita energia). Li não sei onde que o consumo médio para os que vivem em cidades são 200 litros de água/dia. Aqui no MaraCatu um dos dois tanques de 190 90 litros, que só alimenta a cozinha, dura uma semana, sem muita economia. As bombas que tiram a água dos tanques são acionadas com o pé, não tem como escovar os dentes deixando a torneira escorrendo, muito menos pingando dia e noite. Quando velejando tomamos um banho com 5 litros, para os dois! Fica a dica: economize água, tome banho com sua companheira.

Para quem gosta de números:

Nosso planeta tem dois terços de sua superfície cobertos por água, que descontando os oceanos, só sobra 2,5% de água doce. Dessa pequena parte, dois terços estão congelados nas calotas polares e nas altas montanhas. Do pouco que restou, a maior parte está no subsolo (já ouviu falar do Aquífero Guarani? Uma supercisterna natural que é a maior reserva de água potável do mundo e está no Brasil). Então só podemos dispor das águas que caem do céu, que repõem as águas dos rios e lagos, algo em torno de 0,002% do estoque mundial.

A tirinha Xaxado é de Antonio Cedraz, veja mais aqui.

2 Comentários leave one →
  1. sexta-feira, 20 março, 2009 @ 1:53 pm 1:53 pm

    Oi amigo,

    Aproveitando o tema ai vai o site da WWF que está promovendo o dia da terra:

    http://www.wwf.org.br/index.cfm

    Um beijo grande

    Egle

    Curtir

    • domingo, 22 março, 2009 @ 1:00 pm 1:00 pm

      Egle,

      Brigado pela dica, vou aderir a campanha. Já coloquei o banner aqui e vou apagar as luzes no dia 28 de março.
      Um cheiro,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: