Pular para o conteúdo

Ruído na linha

quinta-feira, 19 março, 2009 @ 1:07 pm

Sala rádio do MaraCatuEm nosso périplo pelo Caribe vimos vários cruzeiristas usando rádios que, acoplados a uma caixa preta, tinham acesso a canais de comunicação de satélites (diziam eles que eram da NASA) e falavam com estações pelo mundo afora como se fossem rádios VHFs de longo alcance.

Diferentemente do radio SSB, este sim de longo alcance e que tem uma chiadeira característica, a transmissão por satélite é cristalina – daí a analogia ao VHF de longo alcance (este, dependo da propagação só fala com estações distantes umas 20 milhas).

Quem tinha acesso ao sinal clandestino formava uma verdadeira rede, mas parece que o falatório acabou. Pelo menos aqui nas terras tupiniquins, como atesta a notícia do Estadão que o Sheldão me mandou.

PF apreende aparelhos de comunicação ilegal

A Polícia Federal em Belo Horizonte deflagrou, nesta quarta-feira (18/3), a operação batizada como satélite. A intenção é interromper o uso ilícito de satélites militares americanos para comunicação “a partir de pontos do território nacional”. A operação se estendeu por seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Foram apreendidos transmissores, rádios, antenas e acessórios usados para a comunicação clandestina por meio de satélites militares americanos. A investigação contou com a participação da Anatel, que “ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites FLEETSAT-8 e UFO”, segundo a PF. O sistema utilizado pelos acusados, explica a PF, é resultado “da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na freqüência e direção dos satélites”. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Florianópolis (SC). Os crimes previstos no artigo 183 da Lei 9472/97, a Lei Geral das Telecomunicações, preveem pena de quatro a oito anos de detenção, mais multa. Em Minas Gerais, a operação se estende pelas cidades de Caratinga, Uberlândia, Governador Valadares, e Ubaporanga. Em Goiás, o foco é Goiânia. E em Mato Grosso, Barra do Garças. Em Tocantins, cidades de Palmas e Araguaina; em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e, em Santa Catarina, o foco é a cidade de São José. *Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal e do jornal O Estado de S. Paulo.

Também, a turma foi fuçar nos satélites do Departamento de Defesa Americana …

2 Comentários leave one →
  1. Enio permalink
    sexta-feira, 20 março, 2009 @ 10:35 am 10:35 am

    Ola Helio.
    Parabens pelo blog e pelas matérias, estão de 1ª.

    Um abraço.
    Enio

    Curtir

    • domingo, 22 março, 2009 @ 12:26 pm 12:26 pm

      Grande Enio,

      Grato pelo incentivo.
      Ontem tive notícias suas pelo Luiz do Cristal. Estaremos esperando seu retorno ao Casagrande com uma garrafa de café (não tam bom quanto o, agora já famoso, feito por Lu).
      Melhoras e bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: