Pular para o conteúdo

Regata no céu

quinta-feira, 16 abril, 2009 @ 2:33 am
tags:
by

Mauricio Castro - Foto © Hélio VianaEm 1984 Maurício Castro e mais quatro amigos, a bordo do veleiro Odisseus, foi de Recife para Fernando de Noronha no que seria a prévia da Refeno. Sempre bem humorado, Maurício batizou a façanha de Cruzeiro Pé na Cova, pois segundo ele só tinha velho a bordo.

No ano seguinte seis barcos fizeram a travessia, que ganhou o nome de Cruzfafeno – Cruzeiro em Flotilha ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o sucesso da empreitada em 1986 foi realizada a primeira Refeno, já sob a forma de competição, uma regata onde era proibida a navegação eletrônica. Maurício organizou com seu dinheiro os dois primeiros cruzeiros, depois a regata se consolidou e este ano acontece a XXI edição com largada no dia 19 de setembro.

Nosso querido Maurício, o inventor da Refeno, faleceu em Recife vítima de câncer no fígado e nos pulmões. Por sua escolha não quis UTI, não quis ser entubado, ficou sedado e quase sempre consciente. O sepultamento será hoje, às 16:00, no Cemitério Morada da Paz. Agora também vai ter regata no céu.

6 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 16 abril, 2009 @ 3:39 pm 3:39 pm

    Prezado “estimulador”.
    É com igual alegria que vejo que respondeu meu comentário.
    Imagino o quanto deve ter uma vida assoberbada por “caboclos” que , como eu, vêem-se apaixonado pela possibilidade de estar nos “melhores anos” a bordo de uma casa flutuante.
    Sempre viajante, nunca turista…
    Agradeço acaloradamente seu retorno.
    Com relação a Itacimirim, gostaria de pôr meu cantinho a sua disposição (o “meu cantinho” é no sentido figurado da palavra, viu? rs..)
    Lancei um blog (que não tem nem de longe a pretensão de ser tão bem escrito e diagramado quanto o seu) para falar um pouco desse “cantinho” em Itacimirim. Se quiser conhecer o endereço é: http://www.refugioitacimirim.blogspot.com Sinta-se a vontade para hospedar-se lá quando quiser. é só me avisar com antecedencia.
    Ah, e sobre o meu pseudônimo de “Ojuara”, é muito assemelhado com o do original no sentido em que, em minha casa tenho esposa e duas filhas (além de um filho mais velho) e volta e meia, estou atrás de alguma mulher, mas no caso, é correndo pela casa atrás das filhas que ainda são pequenas. rs..
    Diferentemente do legítimo OJUARA, já tive a sorte de encontrar minha alma gêmea e permanecer com ela, graças a Deus e a paciência dela, até hoje.
    Só não sou diferente pela “queda” à boa e velha loira cevada e também por um bom e encorpado Bordeaux.
    Um grande abraço e que “Eolo” (deus mítico, snhor dos ventos) continue a lhe ser favorável.
    Ojuara – quase legítimo

    Curtir

  2. Nelson Mattos Filho permalink
    quinta-feira, 16 abril, 2009 @ 8:40 pm 8:40 pm

    Uma pena, o mundo fica menor com a partida do grande Mauricio de Castro, homem simples,formador de vários gerações de velejadores, apaixonado pelo mar, eterno namorado da vela e grande timoneiro da REFENO. Valeu Mauricio que os ventos do céu sempre sejam favoráveis. Nelson Mattos Filho.

    Curtir

  3. Ivan permalink
    sábado, 18 abril, 2009 @ 7:44 am 7:44 am

    Graaande Maurício. Simples, eficaz, sem frescuras e amigo da vida. Fez muito pelos companheiros, criando esse sucesso náutico que é a Refeno.
    Mostrou que se pode viver bem e também morrer com dignidade. Um exemplo para todos nós. Saudades.
    Ivan e Egle

    Curtir

  4. Órion permalink
    segunda-feira, 20 abril, 2009 @ 6:23 pm 6:23 pm

    Ao nosso Amigo do Mar, “Monsieur” Mauricio, que o grande Patrão e a Primeira Prenda do Céu te recebam com carinho e que o título de COMODORO DA REFENO lhe seja conferida pelos navegantes. Saudades.
    Órion e Neca

    Curtir

Trackbacks

  1. Cerveja grátis em Noronha « MaraCatu Weblog
  2. Bye Bye Vail « MaraCatu Weblog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: