Skip to content
Anúncios

A Ilha e as Ostras

quinta-feira, 23 abril, 2009 @ 12:54 pm

Ilha do Campeche - Foto © Hélio Viana

Tiramos uma semana de férias antes de um “trabalho” que arrumamos em Itajaí: na próxima semana vamos preparar um barco para levar até Bracuhy. Enquanto isto vamos explorando Floripa e seus arredores.

Catador de Ostras do Ribeirão da Ilha - Foto © Hélio Viana A flotilha do Cruzeiro Costa Sul vai levar uns 25 dias do Rio até aqui. Nós, voando a 11 mil pés e a 800Km/h, apesar do vento de proa, fizemos em 01:15. Quando chegamos, na segunda-feira, nosso anfitrião Pratts do veleiro Isadora e sua namorida Gisely já nos esperavam no aeroporto com uma agenda difícil de cumprir nestes poucos dias. Seguimos direto para a sul da ilha a cata de ostras e mariscos. Floripa é um grande produtor destas iguarias e foi fácil achar, fresquinhas, na Ostra do Íris, na praia de Ribeirão da Ilha, no lado voltado para o continente. A dúzia da ostra sai por R$4 e o quilo do marisco colhido na hora, meros dois reais. Muito barato, sem barganhar fizemos a feira, levamos sete dúzias de ostras enormes e seis quilos de mariscos.

Ostras frescas Mara-Helio Depois de uma pequena degustação de ostras frescas com limão galego, o estoque vai ser consumido mesmo à noite, seguimos para a Casa de Retiro Vila de Fátima, que fica num morro com um belo visual da Lagoa do Peri e do Morro das Pedras. Mesmo no inicio da noite, nosso anfitrião nos levou para tomar uma Bohemia no Bar Pequeno Príncipe, na praia do Campeche, olhando para a ilha do mesmo nome – um bom abrigo para ventos de leste. Eu já falei no post A Namorada de Saint-Exupery que o autor do livro que 10 entre 9 misses já leram esteve no sul da Bahia. Pois ele também pousou num campinho aqui no sul da ilha de Santa Catarina. Não é à toa que no Campeche, uma corruptela de Campo de Peixe, tudo faz  Gy, Pratts e Hélio se empanturram de ostras - Foto © Mara Blumeralusão ao Zé Perri, que é como os ilhéus passaram a chamar o escritor-piloto.

Você deve ter notado que não tenho aparecido por aqui.Vida de turista é atribulada, mas tenho tentado atualizar o MaraCaTwitter, esta coluna abaixo dos comentários que mostra minhas twittadas. Yeah! Entrei pro Twitter, mas como diz Lenine: se você quer me seguir, não é seguro…

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: