Skip to content
Anúncios

A Ilha da Magia

segunda-feira, 11 maio, 2009 @ 11:42 pm

Floripa do topo do prédio de Pratts - Foto © Mara Blumer

A cidade de Florianópolis, que nos folhetos turísticos é vendida como Ilha da Magia, se esparrama pela ilha de Santa Catarina (que tem cerca de 54 km de comprimento por uns 18 km de largura) e por uma Mercado Municipal - Foto © Hélio Vianapequena península continental com 12 km². Se juntar os moradores da ilha e dos bairros do continente não chega a 300 mil almas. É uma das cidades com a melhor qualidade de vida no Brasil.

O sotaque florianopolitano, ou do manézinho da ilha (como eram pejorativamente chamados os moradores dos vilarejos praieiros afastados do centro, mas que hoje, depois de Gustavo Kuerten, o Guga, virou um apelido para os habitantes de toda a ilha), aos Barra da Lagoa - Foto © Hélio Vianameus ouvidos é uma mistura da personagem Bozena com um porto alegrense. Daí, este sotaque maish cantado no fim da frase, rápido e gostoso de ouvir, deve ser influencia açoriana, daí.

Sem contar a parte náutica, vale a pena: ver a Barra da Lagoa da Conceição (que na realidade é uma laguna), tomar umas cervejas no Mercado Público Municipal Forte de Sant' Ana - Foto © Hélio Vianaescutando o povo conversar, visitar o mercado de artesanato na antiga Alfândega e também um pulo no Forte de Sant’ Ana. Ali do lado, embaixo da cabeceira da ponte Ercílio Luz, na sede da empresa Escuna Sul, Horacio Carabelli pai construiu o Horizonte, a escuna onde passamos bons momentos durante o  Cruzeiro Costa Leste de 2008.

Curiosidades regionais: em Floripa é berbigão, em Maceió é massunim, em Salvador é chumbinho e no Rio é vôngole. Aqui comi muitas ostras, tomei cachaça com butiá, pão francês é pão de trigo, píer é trapiche e tem uma espécie de sardinha meio gordinha que é conhecida por manézinho. Fui, vi e gostei. Depois conto mais.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Jorge Ventura permalink
    domingo, 17 maio, 2009 @ 9:46 am 9:46 am

    Helio , encontramo-nos aqui por acaso, porque vi um comentario seu no blog de um amigo portugues que esta a construir um barco.
    Caso nao esteja lembrado, so o skipper portugues que estava naquele “rally” de Dolphins em Grenada ha 3 anos.
    Continuo a fazer o mesmo …. um grande abraco, ate um dia…

    Curtir

  2. quarta-feira, 20 maio, 2009 @ 10:36 pm 10:36 pm

    Jorge,

    Bem-vindo a bordo. Claro que lembro de você.
    Conde, o nosso amigo comum, pra mim ainda virtual, é um assíduo leitor do MaraCatu Weblog.

    O primeiro Rally de Dolphins foi muito bacana. Nós também continuamos a fazer o mesmo, ou seja: morando a bordo e navegando por aí. Agora estamos em Itajaí preparando um trawler para levar para Angra dos Reis.

    Com certeza nos encontraremos novamente por este marzão sem fim.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: