Skip to content
Anúncios

O Primeiro Encontro da ABVC em Bracuhy

terça-feira, 9 junho, 2009 @ 2:40 pm

Postal IV Encontro Nacional da ABVC © Mara Blumer

Tudo começou com um churrasco. Durante as comemorações de meu aniversario, em fevereiro de 2006, Fernando Sheldon, à época o presidente da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro – ABVC, me sugeriu organizar o IV Encontro Nacional da associação na Marina Bracuhy. A idéia era um churrasco precedido por algumas palestras e o administrador da marina, Hugo Nunes, abraçou a idéia de imediato liberando vagas para quem quisesse chegar de barco. Mal sabia ele que a coisa ia tomar o vulto que tomou.

Aniversário do Zanellinha - Foto © Hélio VianaEu relutei um pouco, afinal seria um trabalho em que não tinha experiência, mas como sócio honorário da ABVC e representante para a região de Angra dos Reis, aceitei o desafio sob pressão de Mara, que se mostrou uma ótima secretaria executiva, e contando com a ajuda de uma equipe de voluntários.

Eneida Ceccon, do veleiro Rapunzel, que estava no aniversario, se prontificou a ensinar suas deliciosas receitas e Ronaldo Coelho, do Feitiço, ficou de falar sobre os cuidados com a pele. Depois contatamos Márcio Dottori do Carapitanga que queria dar dicas de preparação de O brechó náutico foi um sucesso - Foto © Hélio Vianaveleiro para travessias oceânicas, e Ricardo Paragon, o McGaiver dos motores de popa, as dicas  de manutenção. Não havia verba para cachê de palestrante, mas depois de uma troca de e-mails Amyr Klink resolveu participar oferecendo uma palestra e vindo no Paratii 2 com a esposa Marina, as três filhas e a cadela que os “adotou” na última viagem a Antártida. Já Aleixo Belov, avesso a badalação, exigiu um certo convencimento, mas saiu de Bracuhy arrependido por não ter trazido um numero maior de livros para o lançamento de A Terceira Volta ao Mundo do Veleiro Três Marias. Foi muito importante já ter a grade de palestras definida durante o Rio Boat Show, onde estávamos com o MaraCatu aberto a visitação e que logo se transformou no escritório de divulgação do evento.

Miroca e as criancas - Foto © Hélio VianaEncontro de cruzeirista tem que ter, além de churrasco, muita cerveja. Mara conseguiu o apoio da Itaipava e sobrou a tal da loura bem gelada. Não que a turma não se esforçou, mas o friozinho de junho não ajudou. Botei o lobo para tomar conta do galinheiro e o voluntário Webber do Acauã ficou responsável, com a ajuda de Olmar do Horizonte Azul, pelo estoque de 2 mil latinhas. Aglaia cuidou da logística de receber os 36 barcos que vieram de fora e foi o nosso link com a marina, Salete foi responsável por organizar a bagunça na secretaria e Cecília do Txai, com sua experiência em organização de eventos, foi fundamental em todo o projeto e ainda cuidou da exposição dos produtos do patrocinador, a Revista Náutica, e dos quase 20 apoiadores. Ainda hoje vejo velejador desfilando com a bolsa do encontro, que Bailly confeccionou com muito carinho.

Festa Foram quatro dias de muitas emoções, convivendo com gente que falava uma só língua: a vela de cruzeiro. Lembro de algumas mães com lagrimas nos olhos durante o relato apaixonado de Marina com a experiência de conviver tão intensamente com as filhas, quando navegou com cinco crianças (entre cinco e doze anos) pelo continente gelado. Realmente foi uma grande festa em família: quase 250 participantes, a marina cheia com 60 barcos embandeirados, só de crianças eram quase 20, que se divertiram com duas recreadoras sob a supervisão da Tia Miroca, a Miriam do trawler Miroca. Essa turminha animada, os cruzeiristas mirins que tinham crachá e programação especifica, passava pela orla da marina gritando a plenos pulmões: Aha, Uhu, o Bracuhy é nosso! Christina do Aquarela ajudou na secretaria e ofereceu clinicas de nós para as crianças e João do Yahgan ficou responsável pelos computadores, a manutenção do blog e por assessorar a imprensa. Sim, tínhamos sala de internet e vários órgãos de imprensa prestigiaram o evento. Aqui tem uma seleção das melhores fotos, sinta o clima de confraternização e note o riso aberto na face que quase todos os fotografados.

Voluntarios na faina da secretaria - Foto © Hélio VianaO trabalho voluntário realmente funciona. A turma vestiu a camisa e, junto com toda a diretoria da ABVC e seus familiares, mais vários inscritos que se prontificaram a ajudar, deu um show de profissionalismo. Sem eles não seria possível organizar o primeiro grande encontro de velejadores de cruzeiro no Brasil. Na época a ABVC tinha perto de 430 sócios, hoje tem mais de mil, e a Marina Bracuhy ganhou o slogan de O Porto dos Velejadores.

Na próxima quinta-feira a Marina Bracuhy vai sediar mais um Encontro Nacional da ABVC, agora o VII, que se estende até o domingo. Se você quer participar é bom correr, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no site oficial da ABVC. Nos vemos no Bracuhy.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Bernardo Cantinho permalink
    sexta-feira, 12 junho, 2009 @ 9:51 am 9:51 am

    Grande comendador e nossa rainha,desejo sucesso no evento,que vocês continuem divulgando o Brasil para os Brasileiros pois são poucos os
    velejadores desde país com tanto conhecimento náutico.Beijo.Comodoro.

    Curtir

    • terça-feira, 16 junho, 2009 @ 12:20 am 12:20 am

      Meu Comodoro,
      O evento, como nos outros anos, foi um sucesso. Grato pelas palavras de incentivo. Sim, continuaremos divulgando a vela de cruzeiro – sempre com a idéia de mostrar como é fácil ter uma boa qualidade de vida.
      Bons ventos sempre e beijos,
      Hélio e Mara

      Curtir

Trackbacks

  1. Viagem transatlântica num barco de 20 metros (4 e 5 de junho de 2010) « Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: