Skip to content
Anúncios

Oh Raios em Noronha!

domingo, 19 julho, 2009 @ 12:07 am

Cata vento visto do porto em Noronha - Foto © Hélio Viana Sexta-feira dia 13 de qualquer mês é considerada como um dia de azar. Há muitas explicações (coincidências?) para isso, como a Ordem dos Templários ter sido declarada ilegal pelo rei francês Filipe IV, o Belo, numa sexta-feira 13, mas a mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado também numa sexta-feira 13 e na sua última ceia haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Segundo o Departamento de Proteção ao Vôo da Aeronáutica, na época das chuvas, de março a julho, as trovoadas são normais, mas não havia registro de raios em Noronha.

Pois na segunda sexta-feira de março passado, não por acaso dia 13, Noronha foi fustigada por uma forte tempestade. Nuvens baixas e carregadas trouxeram uma chuva diluviana e um festival de raios como nunca se tinha visto antes. Clebson, o frentista do único posto de combustível da ilha, me contou que viu a lua cheia nascer num inicio de noite limpa e mais tarde, enquanto assistia a uma comedia na televisão do alojamento ao lado do posto, por volta das 02:30 da madrugada, a ilha tremeu.

Foi um pipoco de respeito e todo mundo saiu correndo pra fora do alojamento. Um raio atingiu a turbina eólica e umas das 3 pás pegou fogo na hora. Ligamos para os bombeiros que demoraram uma eternidade pra chegar, acho que eles estavam com medo, pois a ladeira que desce para o porto de Santo Antônio mais parecia um rio e ainda caia raio para todo lado. O medo maior era a torre cair em cima d’agente, mas graças a Deus ela é de ferro e aguentou em pé. Foi feia a coisa, até os passageiros de um navio ancorado no porto ficaram desesperados.

O eólico fica a 50m do posto - Foto © Hélio VianaA Celpe desligou a energia da região e o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar rapidamente o fogo na torre que fica a meros 50 metros do posto. Entre mortos e feridos salvaram-se todos e o cata vento que, dizem, gerava 7% da energia da ilha, continua escangalhado.

Aqui tem a matéria da TV Golfinho e Clebson é o primeiro a ser entrevistado.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: