Pular para o conteúdo

Sem seguro? Então faça!

segunda-feira, 3 agosto, 2009 @ 10:56 pm

Prins Willem em chamas na Holanda - Foto © Sky NewsUm incêndio no porto de Den Helder na Holanda, destruiu nesta quinta-feira 30 a réplica do navio Prins Willem, que no século XVII era a nau capitânea da Companhia das Índias Orientais. A replica construída na década de 1980 ficou no Japão durante muitos anos, antes de retornar ao norte holandês, em 2003, e se tornar uma atração turística.

O Prins Willem original, de três mastros, foi construído em 1649 e afundou em 1662 na costa de Madagascar. A Companhia das Índias Orientais, fundada em 1602, se tornou a 1ª corporação multinacional na face da Terra e afundou, falida, em 1800. Aqui tem mais detalhes do acidente.

BombeirosHá um certo tempo, na Marina Bracuhy, um trawler de 80’ também ardeu em chamas que, apesar dos esforços dos moradores, do pessoal da marina e dos bombeiros, só apagaram quando o barco foi a pique. O comandante, que já morava a bordo, esperava o ultimo vôo da esposa, que seria nos próximos dias (os dois eram aeroviários), para sair viajando pelo mundo quando seus sonhos viraram cinzas. Fatalidade como esta dá sempre o que pensar.

Quando o MaraCatu foi pra água, nos idos de 1994, fizemos um seguro geral. Dez anos depois, além da dificuldade de achar uma seguradora que aceitasse segurar um barco “velho” e feito em casa, o valor da apólice ficou proibitiva. Desde então passamos a navegar sem seguro, mas sempre com a segurança em 1º lugar.

O seguro de um barco não é caro, pense na tranquilidade de saber que se pode recomeçar a viagem no caso de uma catástrofe (se você sair vivo, é claro!). Em geral não costuma passar de 1,3%, mais baixo, portanto, que o de um carro, que fica na faixa de 2% a 3,5% ao ano. É como uma balsa salva-vidas, um equipamento que todo  barco off shore carrega, mas que o comandante espera nunca chegar a usar.

Reinaldo Murolo com Mara, Ivan e Egle - Foto © Hélio Viana

Quem mora a bordo deveria ter um desconto das companhias seguradoras. Tudo bem que usamos mais o barco do que quem só sai nos finais de semana, mas estamos sempre a bordo (o que diminui riscos de acidentes nas ancoragens) e como o barco é nossa casa (em alguns casos, o maior bem da família), estamos sempre dando manutenção e cuidando.

Durante o VII Encontro da ABVC, também em Bracuhy, fomos procurados por Reinaldo, da Murolo Seguros, que nos convenceu a fazer mais uma vez o seguro do MaraCatu. O valor do premio e as condições foram tão boas que a Murolo passou a ser mais um “Parceiro do MaraCatu Weblog”, como pode ser visto no logo acima.

Será que o Prins Willem tinha seguro? O trawler abaixo  não tinha e o MaraCatu agora tem!Incêndio em trawler na Marina Bracuhy - Foto © Hélio Viana

2 Comentários leave one →
  1. Nelson permalink
    segunda-feira, 3 agosto, 2009 @ 11:36 pm 11:36 pm

    Hélio, o Avoante também não tem seguro, não porque eu não queira, nem por ser caro, mas simplesmente porque não consigo achar uma so seguradora que queira fazer seguro de um barco com mais de 30 anos de uso. Dizem que no sul ainda fazem, mas aqui no nordeste nem pensar. Quem sabe a ABVC não pode intermediar esse assunto para a turma de velejadores nordestinos.

    Curtir

    • terça-feira, 4 agosto, 2009 @ 11:42 pm 11:42 pm

      Nelson,

      Nossa, você está ligado, ein? Acabei de publicar o post e já pipocou seu comentário!
      A ABVC tem um convenio com a Murolo Seguros e todo associado tem desconto. Conheço um aqui em Bracuhy que só entrou como sócio por conta dessa facilidade.
      O telefone de Reinaldo é (11) 5561-6869, talvez a Murolo possa fazer o seu seguro.
      Se souber de algo a este respeito te aviso.
      Bons ventos sempre e um cheiro pra Lúcia,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: