Pular para o conteúdo

O que o twitter tem?

quinta-feira, 13 agosto, 2009 @ 12:07 am

Página inicial do Twitter

Não há como fugir do twitter, mais dia menos dia você vai tuitar. Mas afinal, o que esse tal de twitter tem? O twitter não tem um uso claro e definido, nem Jack Dorney, o criador do serviço, sabe aonde o passarinho vai cantar. É uma espécie de microblog coletivo, limitado a 140 letras, onde as pessoas escrevem o que lhe vêem à cabeça, divulgam links interessantes, avisam aos amigos o que estão fazendo e cada seguidor tem um @ no inicio do apelido. Os entendidos dizem que é uma rede social, já eu entendo mais de rede de dormir.

A Failwhale entra quando o Twitter sai do ar O barato desse serviço gratuito, sem trocadilhos, é a facilidade de tuitar do celular (só dos espertos, ou smartphones, com acesso à web), do MSN, de e-mail, da pagina do serviço e de um monte de penduricalhos nos navegadores da web. Eu, que uso o FireFox para navegar, já instalei o TwitterFox, que é uma janelinha que fica me mostrando as tuitadas que rolam pela tuitosfera.

Quando descobri que o WordPress, o hospedeiro do MaraCatu Weblog, dava suporte às micromensagens do twitter, virei um tuitador na hora. Às vezes cai na minha rede algo que é interessante, mas não o suficiente para justificar um post, ou to com preguiça de pesquisar mais, ou já é um post legal em outro blog, então é só tuitar o link. Uso mais como um microblog dentro do blog, principalmente quando estou navegando perto da costa e tem sinal (aqui no mar, e não na net).

O passarinho do TwitterNa segunda-feira, dia 10, participei pelo próprio twitter do lançamento do e-book Tudo o que você precisa saber sobre Twitter, de Juliano Spyer, o @jasper, criação da @lets_talk, que foi prefaciado por Marcelo Tas com a participação de internautas para melhor definir o que é a ferramenta. O livro já é um netseller, em 24h teve mais de 7 mil downloads (que Millôr chama de carregar pra baixo)! Então roubei a idéia de @marcelotas e dou aqui a definição do Twitter pescada em O Melhor do Twitter:

☮ De fato, o twitter é uma invenção de homens. Se fosse de mulheres, teria 140 mil caracteres de limite. @juzao
☮ “Ah, é um monte de gente falando sozinha, só que é como se todo mundo se ouvisse.” – explicando pra namorada como funciona o Twitter. @henriqdp
☮ Muitos me seguem, mas poucos me acompanham (filosofia de parachoque de caminhão aplicável ao twitter) @danilogordo
☮ Chuck Norris não precisa de Twitter, ele já está seguindo você! @pixelxD
☮ Mulher é blog, homem é twitter. (By Fernando Caruso) @LeoJaime
☮ Aposto que o Twitter está tirando o emprego de vários terapeutas. @biab
☮ Eu APOSTO que vai ter uma questão sobre twitter no vestibular do ano que vem. @pedroxadai
☮ O Twitter é uma grande suruba solitária, onde cada um fica se masturbando no seu canto e criticando a masturbação alheia! @FelipeVoigt
☮ twitter é uma cozinha em dia de festa. você sai da sala, vai beber água e encontra alguém c/ quem fala sobre o quanto a festa está uma bosta @georgemacedo
☮ Twitter, o monologo coletivo. Adorei esse termo. @brunoathayde
☮ twitter é o hospício da Internet. vc fala sozinho e não se assusta quando alguém te responde. @pauloduarte
☮ Twitter, o melhor lugar para saber sobre a previsão do tempo e catástrofes eminentes…. @idman

Normalmente sigo gente que escreve sobre o mundo náutico como @nauticaonline ou Siga o MaraCatu no Twitter@sailmagazine, mas para desopilar o fígado também recebo tuitadas do mestre dos hai-kais @millorfernandes e aqui tem com quem ando tuitando hoje. Ufa! Este é o post mais cheio de links que já escrevi, mas twitter é assim mesmo.

Tem uma musica de Lenine que diz “se você quer me seguir, não é seguro”, mas se você chegou até aqui lendo e ainda não me segue, sou o @maracatu da tuitosfera.

Para saber mais:
O que é Twitter? Para que serve o Twitter?
O que é Twitter? Como funciona e como usar? Serve pra quê?

5 Comentários leave one →
  1. sábado, 15 agosto, 2009 @ 4:23 am 4:23 am

    Concordo com quem disse que twitter é o hospício da internet.
    Já se assustou com aquela pessoa que começou a falar com você no meio da rua, em fila de banco, poltrona de ônibus; sobre o tempo, a espera, a política… sem nunca ter te visto na vida? E depois você pensou: “essa aí é doida.” Na falta de cara-de-pau pra fazer isso, o twitteiro pega o celular e twitta! E não são só os que tem internet no celular que podem fazer isso, é só se cadastrar nesse site http://sms.blog.br/ e enviar por sms.

    Curtir

  2. armando permalink
    segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 10:23 pm 10:23 pm

    hey hélio e mara,

    já sigo o maracatwitter há um tempinho, mas quero mandar mensagens para vocês no twitter. me adicione lá 😉 abs @armandopaiva

    Curtir

  3. Sandra permalink
    segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 11:27 pm 11:27 pm

    Primeiro aprendi o que é um avatar. Agora finalmente tive uma lição do que é o twitter. As novidades da internet aprendo aqui, no MaraCatu weblog!

    Bjs procês,
    Sandra

    Curtir

  4. terça-feira, 18 agosto, 2009 @ 11:20 am 11:20 am

    Armando
    Teu twitter tem cadeado, qual segredos vc esconde? Já adicionei.

    Sandra Farofeira
    Aprendeu e soube usar, adoro as meias bombordo e boreste. Pro verão vai ser Havaianas verde e encarnada? Sim, o MaraCatu Weblog também é web cultura.

    Beijos a quem é de beijos e abraços a quem é de abraços,

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: