Com a bênção dos orixás: 40ª Regata Aratu – Maragojipe
A quarentona Aratu-Maragojipe faz aniversario no próximo sábado (29) e todos estão convidados para a festa, a partir das 09:30, na raia da Baía de Todos os Santos. Mas o fuzuê começa mesmo é na véspera com um animado coquetel na sede do Aratu Iate Clube, que tem uma ótima área de fundeio. A dica é ter um bom apito a bordo. Vai por mim: não adianta ficar se esgoelando no radio VHF chamando os barcos de apoio, use os pulmões!
O Comodoro Jorge Nogueira e a equipe de Fróes, da Via Náutica, se esmeraram e este ano trazem muitas novidades. Na nova página do clube está confirmada a participação de Torben Grael, que vai ficar hospedado com a esposa Andréa e filhos na Base Naval de Aratu e “na hora vai ver” como é velejar um tradicional saveiro de vela de içar. O clube já está nos finalmentes para trazer também o navegador Amyr Klink e já acertou com Aleixo Belov para deixar seu novo barco, o veleiro escola Fraternidade, aberto à visitação. Você sabe que velejamos nessa maquia de viagens, mas se não sabe aqui tem os relatos.
A regata, de pouco mais de 30 milhas, começa com uma orça pelo canal de acesso do porto de Aratu, depois de montar a bóia verde da entrada do canal e só seguir em percurso livre para a foz do Rio Paraguaçu onde realmente começa a brincadeira. Estávamos lá na ultima edição e fomos num través folgado embaixo de uma chuva intermitente, com ventos na faixa de 20 nós e muitas ondas. Se este ano der balão tudo fica ainda mais bonito, com aquela “parede” colorida se afunilando na boca do rio. A dica aqui é o cuidado com as rajadas que sempre descem dos morros logo depois da foz, verdadeiros williwaws.
O fundeio em Maragojipe fica apinhado de barcos, à noite parece uma cidade flutuante, e já vi muito barco se beijando por conta da forte correnteza. Este ano a organização do evento providenciou dois barcos para a policia fazer ronda na área e cerca de doze canoas motorizadas para o translado para terra (grátis, os tíquetes de embarque vêem junto no kit), o que vai melhorar bastante o desembarque. Se quiser com emoção vá nas canoas de um pau só, mas nada de ir no próprio botinho. O píer, que os baianos chamam de ponte, fica apinhado de canoas e a amplitude da maré é muito grande.
A festa em terra promete. O jantar vai ser servido das 18 às 21 horas e depois tem um mini trio elétrico tocando musicas carnavalescas (claro, você esta na Bahia), subindo as ladeiras grávidas de historia, como diria Jorge, o Amado, até a praça central de Maragojipe. Haja pernas, mas vai ter translado motorizado para o show de Margareth Menezes (com canja de Léo do veleiro Estakanágua), que é a atração principal da festa do padroeiro São Barolomeu. Uma boa pedida é subir de jegue táxi, mas se prepare para um verdadeiro ralie em sacolejantes carroças puxadas por resfolegantes cavalos.
A regata já se consolidou como um dos maiores eventos náuticos da América Latina, a organização espera 400 barcos e 1600 velejadores, mas o chocante mesmo é a beleza do percurso, com manguezais exuberantes nas margens do lendário Rio Paraguaçu, que já foi palco de lutas pela independência da Bahia. Mas tem mais: no dia 5 de setembro, de novo na sede do clube, vai acontecer a festa de premiação com mais musica e danças. Pra mim, pena que este ano não vai dar. Vou ficar aqui torcendo, mas se você for mande noticias.
Clique aqui para relatos da Regata Aratu – Maragojipe de 2006 e 2008.
Boa noite!!! Meu nome é João e fui tripulamte do Migrante no costa leste 2008. Estou agora procurando contato com amigos que fiz na epoca em especial o Fernando, tripulante do Solaris. Atualmente, estou morando na Nova Zelandia, onde comprei o Zazoo, um Michael Joubert 40. Se tiver alguma dica de como eu entrar em contato com ele por favor me manda um e-mail. Tenho mandado umas imagens bem legais pelo skype se quiser pode me achar com meu e-mail.
abraço
João
CurtirCurtir
João,
Deve ter sido divertido com o Cmd. Altenir. Estou procurando o e-mail de Fernando, quando achar mando em pvt.
O Zazoo que você fala era de Ben, Rosangela que saíram de Paraty (antes se chamava o América) com os filhos Joshua e Luke? Aqui tem a foto do barco. Se for, por favor, me dê notícias deles.
Bons ventos sempre,
CurtirCurtir
Helio, estava hj procurando fotos do Veleiro Brasilia 32 com dog-house, e encontrei somente a foto do Veleiro Migrante, pesquisando descobri q pertencia ao senhor Altenir Rodrigues, o que me fez achar o seu comentario neste site, estava querendo entrar em contato com o Sr. Altenir, pois achei que o dog-house do migrante ficou em armonia com o brasilia 32 que possui o moit”ao sobre a cabine, gostaria de sua ajuda para poder entrar em contato com o Sr Altenir, para que ele possa me dar umas dicas para o colocar um igual no meu Brasilia 32.
obrigado
CurtirCurtir
Aderaldo,
Já mandei em pvt o e-mail do João do Boumerang, que é amigo de Altenir.
É só entrar em contato.
Bons ventos sempre,
CurtirCurtir
Já tive o previlégio de participar desse maravilhoso evento,inclusive
na companhia do COMENDADOR Hélio e a RAINHA Mara.
CurtirCurtir
Meu Comodoro,
A regata de 2006 foi a melhor que participei, vento na medida e você no comando de um bom barco (como já escrevi antes).
Grato pelo comentário e apareça sempre, vez por outra tem novidades.
Forte abraço e bons ventos sempre,
CurtirCurtir
Olá Helio, td bem? Sou colunista de uma revista e gostaria que vc enviasse, se possivel, algumas fotos da REGATA ARATU de 2008. O SITE DO IATE CLUBE ESTA COM DEFEITO NAO CONSIGO BAIXAR. Me ajude
CurtirCurtir
Noemia,
Posso ajudar, mas que tipo de foto você precisa, pra qual publicação, pra ilustrar que matéria?
Entre em contato usando o link da Sala Rádio aí em cima.
Bons ventos sempre,
CurtirCurtir
Noemia acho que somos parentes, meu pai sempre fala de vc, o nome dele é flávio filho do glauco… me procure… bjs…
CurtirCurtir
Parabens pelo blog!
Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
trioeletrico.net.br
CurtirCurtir
Trio elétrico,
Grato pelas palavras.
Não creio que trio elétrico seja “muito pertinente” com temas náuticos, mas o link do seu site pode ficar aí.
Apareça vez por outra que, às vezes, até escrevo sobre o carnaval.
CurtirCurtir
… navegando aqui pelas “antigas” do Blog, deparei-me com esse comentario do ‘trio eletrico’ e não resisti a umas boas gargalhadas…. vai saber… … … …
Curioso como um peixe de uma “laje”, linkei o ‘trioeletricopontonetpontobr’ e vi que trata-se de Locação de Caminhões, equip. de som e outros para o tal ‘trio eletrico”, e la no fim da página está: “Confira nossos pacotes especiais para campanhas políticas !”
Pensei: – o cometario foi feito no dia 15 de novembro, e não seria uma deixa para colocar-mos um representante da “classe cruzeirista” lá nos anais do legislativo nacional???
ps! rindo muito \o/
CurtirCurtir
Rodrigo,
Tá vendo como este blog é democrático? Também tinha ido lá e notado que o comentário foi gerado automaticamente.
Se surgir um candidato cruzeirista será uma boa ideia passar o link do trioeletrico. Deixe comigo.
Bons ventos sempre,
CurtirCurtir