Skip to content
Anúncios

Com a bênção dos orixás: 40ª Regata Aratu – Maragojipe

quarta-feira, 26 agosto, 2009 @ 12:07 am

A parede de balões pela popa - Foto © Hélio Viana

A quarentona Aratu-Maragojipe faz aniversario no próximo sábado (29) e todos estão convidados para a festa, a partir das 09:30, na raia da Baía de Todos os Santos. Mas o fuzuê começa mesmo é na véspera com um animado coquetel na sede do Aratu Iate Clube, que tem uma ótima área de fundeio. A dica é ter um bom apito a bordo. Vai por mim: não adianta ficar se esgoelando no radio VHF chamando os barcos de apoio, use os pulmões!

O Baladero não quiz nos dar passagem, mas... - Foto © Hélio Viana O Comodoro Jorge Nogueira e a equipe de Fróes, da Via Náutica, se esmeraram e este ano trazem muitas novidades. Na nova página do clube está confirmada a participação de Torben Grael, que vai ficar hospedado com a esposa Andréa e filhos na Base Naval de Aratu e “na hora vai ver” como é velejar um tradicional saveiro de vela de içar. O clube já está nos finalmentes para trazer também o navegador Amyr Klink e já acertou com Aleixo Belov para deixar seu novo barco, o veleiro escola Fraternidade, aberto à visitação. Você sabe que velejamos nessa maquia de viagens, mas se não sabe aqui tem os relatos.

O fundeio com barcos ainda navegando - Foto © Hélio Viana A regata, de pouco mais de 30 milhas, começa com uma orça pelo canal de acesso do porto de Aratu, depois de montar a bóia verde da entrada do canal e só seguir em percurso livre para a foz do Rio Paraguaçu onde realmente começa a brincadeira. Estávamos lá na ultima edição e fomos num través folgado embaixo de uma chuva intermitente, com ventos na faixa de 20 nós e muitas ondas. Se este ano der balão tudo fica ainda mais bonito, com aquela “parede” colorida se afunilando na boca do rio. A dica aqui é o cuidado com as rajadas que sempre descem dos morros logo depois da foz, verdadeiros williwaws.

O desembarque é problemático - Foto © Hélio Viana O fundeio em Maragojipe fica apinhado de barcos, à noite parece uma cidade flutuante, e já vi muito barco se beijando por conta da forte correnteza. Este ano a organização do evento providenciou dois barcos para a policia fazer ronda na área e cerca de doze canoas motorizadas para o translado para terra (grátis, os tíquetes de embarque vêem junto no kit), o que vai melhorar bastante o desembarque. Se quiser com emoção vá nas canoas de um pau só, mas nada de ir no próprio botinho. O píer, que os baianos chamam de ponte, fica apinhado de canoas e a amplitude da maré é muito grande.

A festa em terra promete. O jantar vai ser servido das 18 às 21 horas e depois tem um mini trio elétrico tocando musicas carnavalescas (claro, você esta na Bahia), subindo as ladeiras grávidas de historia, como diria Jorge, o Amado, até a praça central de Maragojipe. Haja pernas, mas vai ter translado motorizado para o show de Margareth Menezes (com canja de Léo do veleiro Estakanágua), que é a atração principal da festa do padroeiro São Barolomeu. Uma boa pedida é subir de jegue táxi, mas se prepare para um verdadeiro ralie em sacolejantes carroças puxadas por resfolegantes cavalos.

A melhor das regatas que corri: no Kaka-Maumau - Foto © Hélio Viana A regata já se consolidou como um dos maiores eventos náuticos da América Latina, a organização espera 400 barcos e 1600 velejadores, mas o chocante mesmo é a beleza do percurso, com manguezais exuberantes nas margens do lendário Rio Paraguaçu, que já foi palco de lutas pela independência da Bahia. Mas tem mais: no dia 5 de setembro, de novo na sede do clube, vai acontecer a festa de premiação com mais musica e danças. Pra mim, pena que este ano não vai dar. Vou ficar aqui torcendo, mas se você for mande noticias.

Na Ponta da Salamina, subindo o Paraguaçu - Foto © Hélio Viana

Clique aqui para relatos da Regata Aratu – Maragojipe de 2006 e 2008.

Anúncios
13 Comentários leave one →
  1. João Bylongue permalink
    quarta-feira, 26 agosto, 2009 @ 8:37 pm 8:37 pm

    Boa noite!!! Meu nome é João e fui tripulamte do Migrante no costa leste 2008. Estou agora procurando contato com amigos que fiz na epoca em especial o Fernando, tripulante do Solaris. Atualmente, estou morando na Nova Zelandia, onde comprei o Zazoo, um Michael Joubert 40. Se tiver alguma dica de como eu entrar em contato com ele por favor me manda um e-mail. Tenho mandado umas imagens bem legais pelo skype se quiser pode me achar com meu e-mail.
    abraço
    João

    Curtir

    • sábado, 29 agosto, 2009 @ 4:40 pm 4:40 pm

      João,
      Deve ter sido divertido com o Cmd. Altenir. Estou procurando o e-mail de Fernando, quando achar mando em pvt.
      O Zazoo que você fala era de Ben, Rosangela que saíram de Paraty (antes se chamava o América) com os filhos Joshua e Luke? Aqui tem a foto do barco. Se for, por favor, me dê notícias deles.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

      • Aderaldo Mayer permalink
        domingo, 27 junho, 2010 @ 8:27 pm 8:27 pm

        Helio, estava hj procurando fotos do Veleiro Brasilia 32 com dog-house, e encontrei somente a foto do Veleiro Migrante, pesquisando descobri q pertencia ao senhor Altenir Rodrigues, o que me fez achar o seu comentario neste site, estava querendo entrar em contato com o Sr. Altenir, pois achei que o dog-house do migrante ficou em armonia com o brasilia 32 que possui o moit”ao sobre a cabine, gostaria de sua ajuda para poder entrar em contato com o Sr Altenir, para que ele possa me dar umas dicas para o colocar um igual no meu Brasilia 32.
        obrigado

        Curtir

        • quinta-feira, 29 julho, 2010 @ 1:31 am 1:31 am

          Aderaldo,

          Já mandei em pvt o e-mail do João do Boumerang, que é amigo de Altenir.
          É só entrar em contato.

          Bons ventos sempre,

          Curtir

  2. Bernardo Cantinho permalink
    sábado, 29 agosto, 2009 @ 12:03 pm 12:03 pm

    Já tive o previlégio de participar desse maravilhoso evento,inclusive
    na companhia do COMENDADOR Hélio e a RAINHA Mara.

    Curtir

    • sábado, 29 agosto, 2009 @ 4:44 pm 4:44 pm

      Meu Comodoro,
      A regata de 2006 foi a melhor que participei, vento na medida e você no comando de um bom barco (como já escrevi antes).
      Grato pelo comentário e apareça sempre, vez por outra tem novidades.
      Forte abraço e bons ventos sempre,

      Curtir

  3. NOEMIA ARAUJO ROCHA permalink
    quarta-feira, 4 novembro, 2009 @ 11:47 am 11:47 am

    Olá Helio, td bem? Sou colunista de uma revista e gostaria que vc enviasse, se possivel, algumas fotos da REGATA ARATU de 2008. O SITE DO IATE CLUBE ESTA COM DEFEITO NAO CONSIGO BAIXAR. Me ajude

    Curtir

    • segunda-feira, 8 fevereiro, 2010 @ 6:40 pm 6:40 pm

      Noemia,

      Posso ajudar, mas que tipo de foto você precisa, pra qual publicação, pra ilustrar que matéria?
      Entre em contato usando o link da Sala Rádio aí em cima.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

    • FLÁVIA ARAUJO ROCHA permalink
      segunda-feira, 29 março, 2010 @ 1:30 pm 1:30 pm

      Noemia acho que somos parentes, meu pai sempre fala de vc, o nome dele é flávio filho do glauco… me procure… bjs…

      Curtir

  4. domingo, 15 novembro, 2009 @ 4:43 pm 4:43 pm

    Parabens pelo blog!
    Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
    trioeletrico.net.br

    Curtir

    • segunda-feira, 8 fevereiro, 2010 @ 6:43 pm 6:43 pm

      Trio elétrico,

      Grato pelas palavras.
      Não creio que trio elétrico seja “muito pertinente” com temas náuticos, mas o link do seu site pode ficar aí.
      Apareça vez por outra que, às vezes, até escrevo sobre o carnaval.

      Curtir

  5. Rodrigo permalink
    domingo, 27 junho, 2010 @ 9:16 pm 9:16 pm

    … navegando aqui pelas “antigas” do Blog, deparei-me com esse comentario do ‘trio eletrico’ e não resisti a umas boas gargalhadas…. vai saber… … … …
    Curioso como um peixe de uma “laje”, linkei o ‘trioeletricopontonetpontobr’ e vi que trata-se de Locação de Caminhões, equip. de som e outros para o tal ‘trio eletrico”, e la no fim da página está: “Confira nossos pacotes especiais para campanhas políticas !”
    Pensei: – o cometario foi feito no dia 15 de novembro, e não seria uma deixa para colocar-mos um representante da “classe cruzeirista” lá nos anais do legislativo nacional???
    ps! rindo muito \o/

    Curtir

    • quinta-feira, 29 julho, 2010 @ 1:37 am 1:37 am

      Rodrigo,

      Tá vendo como este blog é democrático? Também tinha ido lá e notado que o comentário foi gerado automaticamente.
      Se surgir um candidato cruzeirista será uma boa ideia passar o link do trioeletrico. Deixe comigo.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: