Skip to content
Anúncios

Duas luas? Tamos ferrados!

quinta-feira, 27 agosto, 2009 @ 12:07 am

Duas Luas? © pesquei na net Recebi trocentos e-mails dizendo que “O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia – Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009. Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas -México”.

E pior: “Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenômeno natural”.

Mas ai soou o alarme: alguns e-mails diziam que Lua e Marte estarão bem no azimute. Opa, não é o azimute que marca a altura máxima de um astro no céu e sim o zênite (pense numa palavra bonita)!

Dando uma Googleada básica notei que esta noticia da distância de 55 milhões de quilômetros de Marte pra Terra foi de 27 de agosto de… 2003!

Marte e Lua no ta,anho real - Foto © Portal Zênite José Roberto, do portal Zênite (olha a palavra de novo) afirma que a Lua é 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte. Se o Planeta Vermelho ficasse tão grande e próximo, sua força gravitacional, somada a da Lua, ergueriam marés violentas o bastante para inundar nossas cidades costeiras duas vezes por dia. Pense de novo. Parece mais um pesadelo.

Pena que os astrônomos prevêem uma aproximação tão próxima como a de 2003 para 27 de julho de 2018 e nesta data, como sou uma pessoa muito ocupada, já tenho um compromisso agendado.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 27 agosto, 2009 @ 4:42 am 4:42 am

    Helio
    Qto tempo!! finalmente voltei ao mundo cibernético!
    Eu me lembro muito bem do 27 de agosto de 2003, eu estava em Ithaca, e ficamos horas no barco olhando para o céu, vendo MArte tão proximo da terra, lembro que fizemos fotos, mas a única coisa que se vê são dois pontinhos brancos!
    ainda faltam algumas semanas para o retorno ao paraíso.
    Cheiro, bju e saudades de vcs!!!!

    Curtir

    • sábado, 29 agosto, 2009 @ 4:21 pm 4:21 pm

      Chris,
      Também lembro. Estávamos cruzando o Atlânto Norte com Walter no Galileo. Quando Marte nasceu parecia a luz de tope de um barco no horizonte. Só depois desconfiamos que era o planeta, pois nenhum barco podia ter um mastro tão grande.
      Estamos lhe aguardando.
      Um cheiro e bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: