Skip to content
Anúncios

A vida por um osso!

domingo, 13 setembro, 2009 @ 12:07 am

A Mini-Transat no CENAB - Foto © Hélio Viana

A 17ª edição da tradicional regata La Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50, ou simplesmente Mini-Transat por conta do tamanho dos barquinhos de 6,5 m, larga hoje de La Rochelle às 14:17 (19:17 no horário de Brasília). Taí, gostei do horário: se largasse da Inglaterra seria 14:00 sharp, mas como é da França tem os tais 17 minutos.

A flotilha de 85 barcos, divida entre os de serie e os protótipos, tem que atravessar o famigerado golfo de Biscaia, que os francófonos chamam de Gascogne, faz escala em Funchal na Ilha da Madeira e depois das calmarias equatoriais, que os franceses charmosamente chamam de Pot au Noir (literalmente um pote de piche), pega os ventos alísios, alisé pra eles, e chega no Terminal Turístico da Bahia em Salvador.

Petit Bateou - Foto © Pierrick Garenne / GPO Tem que ser macho pra enfrentar as 4 200 milhas, ou 7 800 Km, sozinho num barquinho desses. Na estréia, em 1997, o vencedor foi Daniel Gilard, já falecido. Ele fez a perna para Antigua, via Tenerife nas Canárias, em 38 dias e conta em seu livro Petit Dauphin sur la peau du diable (Pequeno golfinho na pele de um diabo): “Arriscar a vida, se queimar no sol, atravessar o Atlântico, tudo isso para ganhar um osso! Nem o mais faminto dos cães aceitaria isso. Mas, nenhum de nós estava lá por dinheiro, e mesmo por muito dinheiro não a faríamos. Mais sim, pelo amor ao gesto, por amor a vela e aos lindos barcos, nós aceitamos. Eu creio que é por amor ao mar, é isso “.

Izabel Pimentel no Cabanga - Foto © Hélio VianaA Mini Transat é uma “carteira de capitão de longo curso” e já revelou muita gente boa, basta ver o que Isabelle Autissier, a inglesinha Ellen MacArthur, Yves Parlier, Yannick Noah, Jean-Luc Van Den Heede, Michel Desjoyeaux, Loïck e Bruno Peyron, Sébastien Josse (que comandou os brasileiros no ABN2) andam aprontando no mundinho vélico mundial. Este ano entre os 36 concorrentes da classe protótipo tem quatro mulheres:Marine Feuerstein, Anna Corbella, Caroline Vieille e a nossa Izabel Pimentel no Petit Bateau, um Plan Manuard construído em 2006.

Você sabe que baiano adora foguetório e musica. Em 2001 este repórter-que-vos fala estava pelo CENAB e cada mini que chegava era saudado com uns dois ou três rojões. Naquele ano a Transat coincidiu com um concurso internacional de fogos de artifícios no forte São Marcelo e no inicio da apresentação da China (que, acho, foi a vencedora) chegou o 47º barco sob um foguetório de dar gosto de ver. O cara, encandeado pelo clarão e surdo pelos trovões, deve ter gritado: Putain! J’y crois pas!! J’ai gagné!!! (que traduzindo aos trancos e barrancos deve ser: Caraio! PQP!! Ganhei a regata!!!).

Moro… Num país tropical, abençoado por Deu e bonito por natureza, pois é… Cada mini tem uma musica que vai ser tocada na chegada em Salvador e a do Petit Bateau, que foi escolhida pelos internautas, é País Tropical de Jorge Bem Jor cantada por Daniela Mercury.

Izabel Pimentel e Petit Gatou - Foto © Hélio Viana Posso não ser um Band Leader, mas assim mesmo feliz da vida, pois é… Lá em casa todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam, pois é. Essa é a razão da simpatia, do poder do algo mais e da alegria…

Em fevereiro tem carnaval, Izabel não tem um fusca, mas tem um violão que não cabe no Petit Bateau e eu fico aqui torcendo pelo 664. Vai Izabel, vai!

Aqui você acompanha a regata em português (a tradução é engraçada, achei até vento de polpa, em inglês então, chega a ser hilária), ali tem a pagina para smart fone e acolá a regata virtual.

Foto do Petit Bateau: – Pierrick Garenne / GPO.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: