Pular para o conteúdo

Navegando pela Cidadania

terça-feira, 22 setembro, 2009 @ 12:07 am

Alunos da ANI durante o Costa Sul - Foto © Hélio Viana

Vilmar e Gina Bráz já circunavegaram o globo. Em julho de 1996 saíram de Santa Catarina no pequeno Jornal, um veleiro de 29’ irmão gêmeo univitelino do nosso MaraCatu, para depois de quase 5 anos, 45 países e 36 mil milhas navegadas, entrar novamente nas águas barrentas do rio Itajaí-Açú. Fecharam um circulo, provando, mais uma vez, que a Terra é redonda.

Vilmar e Gina em Bracuhy - Foto © Hélio VianaE agora? Acredito que ao fim de um projeto deste porte, qualquer tripulação fica um pouco perdida, tem que reaprender a viver nas cidades, reorganizar as idéias. Não funcionou assim com Vilmar e Gina. Tão logo botaram os pés em terra firme, já embarcaram em outro grande desafio: trabalhar com a  juventude e criar as condições para o contato de estudantes da rede publica com as coisas do mar. Assim nasceu a ANI, Associação Náutica de Itajaí, que tem como meta, além das aulas de remo, vela e marinharia, a educação ambiental, trabalhar os valores da auto-estima e da cidadania.

Um desafio sem duvida, mas fuçando no site que relata as aventuras do Jornal, descobri que as sementes da ANI já existiam antes mesmo da volta ao mundo. Está lá na motivação para a viagem: “empunhamos uma bandeira em nosso projeto: conhecer, aprender muito, e quando voltarmos, de alguma forma, poder contribuir desenvolvendo projetos com a comunidade, trabalhando com os jovens, desmistificando o nautismo e motivando-os para o esporte náutico, o que viria também acrescentar o interesse e respeito pelo meio ambiente”.

Saco da Fazenda em Itajaí © Divulgação A associação náutica, declarada de utilidade pública municipal em 2004, tem sua sede no bem abrigado Saco da Fazenda, na foz do rio Itajaí-Açú, e funciona também como uma base de apoio para os cruzeiristas em transito pela costa catarinense. A recepção ao Cruzeiro Costa Sul, em abril passado, apesar do frio real, vai ser lembrada como a mais cheia de calor humano.

Mas agora vem a boa nova: a ANI, que já atendeu mais de 3 mil jovens desde a sua criação em 2001, hoje, coordenada por uma competente equipe, anda com as próprias pernas e Vilmar e Gina estão de volta ao mar. O Jornal chegou na Marina Bracuhy e está aqui pertinho do MaraCatu, Taai-Fung II, Husto e Yahgan, como nos velhos tempos do Sindicato Ajuricaba.

Aula de remo © Divulgação Canoa baleeira © Divulgação
6 Comentários leave one →
  1. Enio Casagrande permalink
    terça-feira, 22 setembro, 2009 @ 11:15 am 11:15 am

    Estamos orgulhosos com a chegada de Vilmar e Gina no Bracuhy, que cada vez mais se reafirma como o porto dos velejadores, bem vindos Vilmar e Gina.

    Enio

    Curtir

    • terça-feira, 22 setembro, 2009 @ 4:27 pm 4:27 pm

      Enio,

      O Jornal está aqui no ponto G do Bracuhy, em frente ao novo barco, um Brasilia 32′, de Breyer e Ciça que também se mudaram pra cá.

      Espero que tudo se resolva da melhor maneira possivel por aí e que vocês possam voltar o quanto antes.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  2. ivanperdigao permalink
    quinta-feira, 24 setembro, 2009 @ 2:17 pm 2:17 pm

    Casal 20 tá aí, além de craques velejadores, dividem tudo com os outros.

    Me lembram aqueles versos de canção antiga:
    “Se todos fossem iguais a você (s)/que maravilha viver…”

    Sejam bem-vindos e passem sempre aqui pelo Bracuí.

    Ivan mais Egle

    Curtir

  3. quinta-feira, 24 setembro, 2009 @ 8:22 pm 8:22 pm

    O Mestre Vilmar faz um trabalho magnifico em Itajaí com a molecada. Esse merece todo nosso respeito. Bons Ventos sempre ao casal!

    Curtir

  4. sexta-feira, 25 setembro, 2009 @ 1:04 am 1:04 am

    Ivan,

    Tá romântico hoje ein? Botou até musiquinha para acompanhar o comentário.
    Pelo que estou vendo o casal 20 vai ficar uns tempos por Bracuhy. Muito aqui entre nós, eles até pediram para colocar uma poita onde o Jornal está estacionado…

    Cristiano

    Bem vindo a bordo.
    Concordo com você. Vez por outra dou uma navegada pelo Vela e Mar, inclusive botei um link no Radar.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

Trackbacks

  1. Pechincha – vende-se Jornal por R$ 140 mil « MaraCatu Weblog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.