Pular para o conteúdo

Como manter ferragens de inox

quinta-feira, 1 outubro, 2009 @ 12:15 am

Dando sequencia a série de artigos sobre aço inox, do colaborador Reinaldo do veleiro Mythos, vamos a algumas dicas práticas de manutenção:

Como manter as ferragens inox.

Destorcedor de corrente de âncoraUma vez instalada a ferragem, que foi confeccionada com o aço adequado, a manutenção é muito simples, mas requer alguns cuidados. Aço inox gosta mesmo é de limpeza. Sujeira não combina com aço inox, tanto é verdade que os instrumentos cirúrgicos são confeccionados em inox.

A manutenção deve ser feita com água potável (da torneira) sabão ou detergente e pano macio ou esponja também macia. Esticador Mas atenção: nada de usar palha de aço, esponja abrasiva, saponáceo, ou produtos à base de cloro.

Após lavar com sabão e enxaguar com água potável não esqueça de enxugar a peça, assim não ficará com manchas após secar. Durante a lavagem das ferragens devemos ter cuidado especial com as frestas, jogando bastante água para retirar o sal que fica acumulado entre as duas partes.

No destorcedor da foto acima, a união entre as duas partes forma a fresta, que se não Cabo de açofor devidamente lavada poderá iniciar o processo de corrosão. Já nos esticadores devemos jogar água em abundância, especialmente dentro da peça.

Nos cabos de aço (brandais e estais) procure lavar com água e sabão até onde seu braço alcançar, durante as chuvas o sal escorre pelo cabo de aço e acumula-se nas partes inferiores, que após algum tempo pode ter inicio o processo corrosivo.

Polindo as peças feitas em inox.

Após lavar as peças conforme indicado, para melhorar o seu aspecto (da peça, claro) é só dar um polimento com um pouco de Kaol numa flanela.

Já li e ouvi que alguns marinheiros aplicam vinagre nas peças, que só ficarão pegajosas e haverá maior aderência de sal na superfície, não adianta inventar, inox gosta mesmo de água e sabão.

Mas tem também uma receita de limpeza caseira que aprendi quando fazia uma caipirinha.

Como tirar o aspecto amarelo de peças inox.

Peças inox mais antigas, ou mal cuidadas, apresentam tom amarelado, e ficam feias.

Podemos melhorar o aspecto destas peças fazendo uma limpeza com suco de limão (ácido cítrico), mas muito cuidado nesta hora! O suco de limão queima a pele e pode causar feridas horríveis.

Antes de se meter a fazer de sua peça uma caipirinha, tenha os seguintes cuidados:

  • Calce luvas de limpeza e camiseta de mangas compridas, não importa o calor que estiver fazendo.
  • Manuseie o limão com luvas, mesmo na hora de cortar o limão fique de luvas.
  • O sol (calor) potencializa a ação do ácido, portanto muito cuidado ao aplicar o suco de limão ao sol.
  • Tenha uma mangueira ligada a rede de água potável por perto, qualquer respingo na sua pele lave com água e sabão.

Como fazer

Esta limpeza terá melhor resultado se a temperatura ambiente estiver acima dos 25°C, quanto mais quente melhor será ação do ácido cítrico.

  1. Com as mãos protegidas corte e esprema o limão como se fosse fazer suco e coloque numa vasilha.
  2. Aplique o suco de limão na superfície a ser limpa, de preferência com uma espoja macia, esfregando o suco como se fosse um polidor líquido.
  3. Após esfregar deixe o suco na superfície da peça por 15 ou 20 minutos, cuidado, não deixe por muito mais tempo, o limão poderá manchar a peça definitivamente.
  4. Após 15 minutos lave a peça com bastante água e sabão, seque bem e peça e aplique Kaol para melhorar o aspecto.
  5. Se o suco de limão não foi suficiente para limpar a peça você precisará de um decapante (nome dado aos produtos que retiram a camada de óxido existente nos metais).

No próximo artigo,  além do decapante, vamos falar sobre a famigerada corrosão galvânica.

7 Comentários leave one →
  1. sexta-feira, 2 outubro, 2009 @ 6:20 pm 6:20 pm

    Hahaha é uma pena o Kaol não melhorar o meu aspecto, estava mesmo a precisar de recuperar uns……10 anitos, não 20!. È verdade, por falar em bom aspecto….minha nossa, e o bom aspecto que circula por S.Paulo!!??! e não me refiro aos inoxs não!.

    Curtir

    • domingo, 20 março, 2011 @ 11:10 am 11:10 am

      Conde,

      Pô Conde, você com 20 anos a menos vai usar fraldas…
      Bons polimentos, sempre

      Curtir

  2. sábado, 19 março, 2011 @ 7:14 pm 7:14 pm

    Estava lendo teu post e me deparei com a parte dos cabos, mesmo o tópico não sendo totalmente este. Muito bom! Abraços! Wilson

    Curtir

    • domingo, 20 março, 2011 @ 11:12 am 11:12 am

      Wilson,

      Bem vindo a bordo. Grato pelo comentário.
      Apareça sempre, vira e mexe tem coisa nova.
      Bons ventos sempre

      Curtir

  3. Sérgio permalink
    sexta-feira, 2 março, 2012 @ 2:31 pm 2:31 pm

    Socorro Helio ,não consigo mais achar cabo 1/19 – 6mm rigido p/ estai ,em lugar nenhum no Brasil.ja tentei quase todas lojas que conheço.voçe podia me indicar alguma..grato Sergio Veleiro Olodum.

    Curtir

Trackbacks

  1. Esclarecendo alguns pontos, quase enferrujados! « Veleiro Mythos

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.