Skip to content
Anúncios

A gastronomia em Jeri

segunda-feira, 16 novembro, 2009 @ 12:31 pm

O peixe chega na praia antes do meio dia Jericoacoara está bem aparelhada para o turismo. Cada ano surge mais pousadas, serviços e comércio. Notei dois novos mercadinhos e uma padaria. Apesar do turismo forte, a vila que até os anos 80 sobrevivia da pesca, ainda abriga alguns pescadores. Nessa parte do litoral cearense as canoas prevalecem sobre as jangadas. Dia sim, e no outro também, três homens por canoa saem à noite e na manhã seguinte é fácil de encontrar peixe, fresquinhos na praia ou servidos nos inúmeros restaurantes.

Mara escolhendo o almoço ajantaradoTem de tudo, de um restaurante chique no Hotel Mosquito Blue, que nunca experimentamos, a um PF de seis reais na Rua São Francisco, onde comemos várias vezes. O Da Vince, na Rua Principal, já foi considerado o melhor restaurante do Ceará.

Já fui, e gostei, no Bistrogonoffe, da paulista Dona Rose, a filha Carla e o marido Shampoo, que, além da boa mesa, oferecem um atendimento simpático e atencioso. Mas o mais gostoso foi um peixe na brasa no Beco do Guaxelo. O peixe sai fresquinho da peixaria e vai direto para a churrasqueira montada na rua de areia onde os pedestres disputam lugar com as várias mesas.

Este ano experimentamos um honesto frango gratinado no molho branco, com uma farta guarnição, no Dona Amélia e Dona Mara está se esmerando na cozinha. Almoçamos quase todos os dias em casa: já teve Cioba fresquinha no forno, lasanha e até um feijão incrementado com carne seca e paio. Eu, que não tenho paladar refinado e sou feijão positivo, adorei.

O folclórico é um pão recheado com chocolate na Padaria São Francisco que sai – imagina – a partir das três da matina. E tem fila! Principalmente em dia de show no Mama África. Essa iguaria só experimentei uma vez e, sinceramente, prefiro o tradicional, recheado com queijo.

 

 

Beco do Guaxelo - o melhor peixe na brasa Dona Maria, esposa de Guaxelo
Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: