Skip to content
Anúncios

Baleeiro versus Pastor do Mar

quinta-feira, 7 janeiro, 2010 @ 12:40 pm

Ady Gil debaixo do Shonan MaruLembra da lancha trimarã fura onda que mostrei no post Aranha Aquática? Depois eu falei aqui que o Erthrace, este era o nome da fera prateada quebradora de recordes, foi incorporado à flotilha da Sea Shepherd Conservation Society, a organização australiana mais radical contra a caça às baleias.

Pois agora, pintado de preto – a cor dos barcos dos “pastores do mar” – e rebatizado para Ady Gil, o trimarã de 78 pés (24 metros) sofreu sérios danos ao ser abalroado, na posição 64º 03’ Sul e 143º 09’ Leste, pelo navio baleeiro japonês Shonan Maru.

Os seis membros da tripulação do Ady Gil foram Tripulação do Ady Gil sendo resgatadaresgatados ilesos, mas o barco, avaliado em quase 2 milhões de dólares, perdeu 2,40 m da proa, pode não ter salvação e deve afundar nas águas frias da Antártica. Sem duvida um grande prejuízo para a Sea Shepherd, mas com toda a mídia mostrando o incidente, talvez mais gente e organizações se engajem contra a caça “cientifica” dos japoneses.

As fotos são de JoAnne McArthur / Sea Shepherd. Para saber mais veja nota, em inglês, no The Huffington Post e clique aí para ver o vídeo da colisão, possivelmente proposital.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. ReinaldoGiovannetti permalink
    quinta-feira, 7 janeiro, 2010 @ 6:57 pm 6:57 pm

    A grana fala alto, em todas as esferas.
    Se em vez do Japão fosse o Paraguai o país a matar cetáceos, além de diversas espécies de baleias o Japão mata golfinhos tb, garanto que haveria embargo comercial, financeiro, etc, encabeçado pelos EUA, até que o Paraguai desistisse de matar os animais. Enfim, se tiver grana da grossa envolvida…podeeeeeee!

    Abs

    Reinaldo

    Curtir

  2. Darla Gonzaga permalink
    segunda-feira, 1 novembro, 2010 @ 10:12 pm 10:12 pm

    O Brasil tem o dever moral de cortar relação diplomática com o Japão. Não se pode conceber qualquer tipo de contato com um país que além de genocida ainda subjulga a inteligência da comunidade internacional.

    Curtir

    • Hélio permalink*
      domingo, 7 novembro, 2010 @ 11:58 am 11:58 am

      Darla e Reinaldo,

      Não é bem assim que a banda toca. Existem outros interesses em jogo, principalmente os econômicos. A saída tem que ser negociada.

      Está em estudo um acordo mundial para implementar áreas protegidas cobrindo 20% das nossas terras e mares até 2020. É o tal do 20/20, quando 193 governos se reuniram no Japão para enfrentar esta crise. Rolou até adesão a causa da proibição da pesca das baleias pela internet, organizada pela Avaaz (que é uma rede de campanhas globais). Veja aqui: http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/?vl

      Bons ventos pros dois, sempre

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: