Pular para o conteúdo

Rio 40º

segunda-feira, 11 janeiro, 2010 @ 12:02 pm

Sabe aquela musica da Fernanda Abreu que diz “Rio 40 graus, Cidade maravilha, Purgatório da beleza, E do caos…” ou Marina Lima cantando que “vem chegando o verão, o calor no coração”? Pois eu digo: o verão aqui é um sol de rachar coco, de derreter asfalto, um calor da porra, no coração, na alma e no corpo todo!

A tarde deste domingo foi a mais quente do ano na cidade do Rio de Janeiro, até agora. A temperatura às 15 horas chegou aos 38,7ºC na Praça Mauá, no centro do Rio, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura real do ar chegou aos 39ºC. Dentro de um barco sem ar condicionado, na areia ou nas pedras do calçadão das praias, a sensação térmica é de 45ºC.

Pois então saiba: seus problemas estão longe de acabar! O Climatempo avisa que na quarta e na quinta-feira, o Rio de Janeiro poderá registrar os 40ºC, pela primeira vez este ano. A última vez que os termômetros bateram nos 40ºC foi no dia 22 de novembro. E a Marina Bracuhy, em Angra dos Reis, onde vou ficar ainda por uns tempos, sempre acompanha a capital em seus arroubos calientes.

ArCondicionadoPor sorte a mamãe-noel comprou meu presente natalino no ultimo inverno e instalei-o ontem. Um condicionador de ar de janela, de 5.600 BTU/h, devidamente acoplado à gaiúta em cima da sala.

Adeus suor. Se a gente não aprende a conviver com o suor, a gente morre. Desidrata, a cabeça dói, nem se consegue fazer sexo. Ontem dormi como um anjo. Hoje ao acordar a temperatura dentro do barco, todo fechado e sem mosquitos, estava em 22ºC. Exagerei.

E para velejar? Se o destino for perto vai amarrado aí mesmo. Se for longe é só guardar no box, um armário de 1,50mx2,00m que temos na marina (a maravilhosa maquina resfriadoura pesa só 22kg).

Quer saber onde me inspirei para fazer tão engenhosa instalação? Clica aí para ver.

ArCondCarro

A foto, pesquei na web, não sei aonde. Se souber o autor, avise que dou o credito.

8 Comentários leave one →
  1. ROBERTO RODRIGUES permalink
    segunda-feira, 11 janeiro, 2010 @ 12:56 pm 12:56 pm

    Grande Hélio
    Saudações. Faz tanto tempo que visito seu site / blog que parece já te conheço, faz um bom tempo.
    Primeiramente queria te agradecer por ter colocado as fotos e informações sobre a Construção e a reforma do MaraCatu. Desde o início, adoro esse barco. Tem um casco no Clube que frequento em SP que faz uns 3 anos estou de olho. Sempre brincava com o dono se não queria fazer um rolo, vender, etc. Em Novembro último, brinquei novamente e me fez uma proposta. Irá construir perto de Maresias e não poderá terminar o barco (ele tem um Marreco 16 que irá levar) e se interessou por um Snipe que tenho para deixar em S.Paulo (tenho um Paturi 16 também), conclusão: Em 5 minutos, passei o Snipe para ele e combinamos o pagamento do saldo. Tudo certo, estou “refazendo” o Samoa 29. Foi feito com madeiras nobres, sem caverna e o casco já está com fibra O Deck está feito, com uma camada de fibra. Vou colocar mais uma. Interior com 2 anteparas e a cama da proa. Estou começando os móveis da sala, etc. Estou mais do que feliz. Tenho muitas dúvidas sobre mobiliário, instalação elétrica, tanques de água que no projeto não encontrei (ou veio faltando alguma planta). Como gosto eu mesmo de fazer tudo e já andei comprando, reformando e vendendo muito barco (esse é para quando me aposentar ± 1 ano e não vou vendê-lo).
    Tenho devorado os detalhes das fotos que você colocou da construção e reforma e pode ter certeza, estão me ajudando muito. Gostaria de um dia marcar uma visita contigo para batermos um papo e tomarmos umas (eu levo). Na foto “acima”, onde aparece o condicionador de ar, notei que você colocou um traveller em cima da cabine. Estava pensando em fazer a mesma coisa, porque normalmente atrapalha um bocado na entrada da gaiuta.
    Bom Hélio, como sou pião e está quase terminando minha hora de almoço, preciso “voltar ao batente”. Desejo à você e à Mara um ótimo 2010, repleto de realizações, bons ventos e muitas geladas que ninguém é de ferro.

    Curtir

    • segunda-feira, 18 janeiro, 2010 @ 12:04 am 12:04 am

      Roberto,

      Construção amadora deve seguir a regra dos 3 “P”s: planejamento, persistência e perseverança.
      Se for dar mais uma camada no convés é bom usar resina epóxi. É mais cara, mas “cola” melhor.
      O Samoa tem 3 anteparas, uma que divide a cama do banheiro, outra abaixo do mastro (de 15mm) e uma que separa a sala da cozinha e, por boreste, da mesa de navegação.
      Os tanques, 90 litros cada, ficam embaixo dos beliches da sala. O de diesel fica embaixo do cockpit.
      O traveler já estava pronto na entrada da cabine, mas por sorte mudamos para cima da cabine por conta do dog house. Se ficar na entrada só dá pra fazer um minúsculo.
      O bom de construir é que você pode criar os moveis. No projeto antigo tinha beliches extras acima do encosto dos beliches da sala, nós fizemos armários. Estou pensando em fazer umas fotos do interior do MaraCatu e publicar no próximo dia 20 quando ele faz 16 aninhos que está n’água. Mas bom mesmo é vir nos visitar e conhecer os detalhes. Traga a maquina.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  2. ReinaldoGiovannetti permalink
    segunda-feira, 11 janeiro, 2010 @ 1:25 pm 1:25 pm

    Vendo esta foto só uma coisa me vêm à cabeça:
    Pense numa gambiarra!

    Abs

    Reinaldo

    Curtir

    • segunda-feira, 18 janeiro, 2010 @ 12:28 am 12:28 am

      Reinaldo,

      Não era uma gambiarra e sim um protótipo. Mara já fez uma capa definitiva, sob medida, de PVC, colada em vez de costurada para não entrar água. Ficou massa!

      ET: não precisa contestar, sei que estava falando do carro.

      Curtir

  3. ivanperdigao permalink
    terça-feira, 12 janeiro, 2010 @ 2:02 pm 2:02 pm

    Até que enfim seu Hélio instalou o condicionador de ar que Mara lhe presenteou há meses … Às vezes desconfiamos que você é mais baiano do que paraíba.
    Pode-se dizer que foi uma vitória da necessidade sobre a preguiça.
    Quando retornarmos ao Bracuhy vamos passar muito tempo visitando o Maracatu…(ou vou pedir à Egle um presente igual)
    Abraços e beijos,
    Ivan mais Egle

    Curtir

    • segunda-feira, 18 janeiro, 2010 @ 12:34 am 12:34 am

      Ivan meu Rei,

      Acertou na mosca: a necessidade falou mais alto. Ou então enchi o saco de escutar os resmungos de Mara.
      Estamos esperando vocês para compartilhar a frescura do MaraCatu. Pena que este condicionador sumiu do mercado (João já procurou no Rio), seu presente só vai sair no próximo inverno.
      No próximo sábado tem churrasco na Ilha do Cedro, vamos nessa?

      Curtir

  4. domingo, 17 janeiro, 2010 @ 1:24 pm 1:24 pm

    Helio,

    Legal a idéia de instalar o ar condicionado, e acho que vou seguir seu exemplo, pois em Paraty, na marina, o calor é bravo !

    Curtir

    • segunda-feira, 18 janeiro, 2010 @ 12:39 am 12:39 am

      Eduardo,

      Você não vai se arrepender. Agora sou outro homem, noites bem dormidas e sem mosquitos. O inconveniente é que é mais um trambolho a bordo que tem que ser guardado em terra nas velejadas mais longas.
      No próximo sábado nos encontraremos no Cedro.

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: