Pular para o conteúdo

A 4ª circunavegação do velho lobo do mar

sábado, 16 janeiro, 2010 @ 11:59 pm

Aleixo e tripulação chegando ao 2º Distrito Naval

“Dezesseis de janeiro de 2010, às 09:50, o veleiro-escola Fraternidade sai da Bahia Marina e ruma para o 2º Distrito Naval, ali do lado. E depois é o mundo!”. Assim, escutei pelo telefone, está planejada a partida para a 4ª volta pelo mundo do irrequieto velejador, engenheiro de obras marítimas, escritor e construtor de barcos Alexey Dimitrievitch Belov, de recém completados 67 anos.

Parece um ritual, mas Aleixo Belov, o ucraniano mais baiano que conheço, só começa uma volta ao mundo saindo ali pertinho da Rampa do Mercado Modelo em Salvador. E sempre vai e volta correndo – para os meus padrões, claro. Esta circunavegação deve durar por volta de 20 meses.

Certa vez perguntei a Aleixo como era viajar em solitário deixando a família em casa. A resposta? “É muito simples: se minha vontade de ir for maior do que a de ficar, eu vou. Se a de ficar for maior, eu fico”.

Aleixo, Alexei e Paulo durante a atracação no 2º Distrito NavalAgora é diferente. Além da vontade de ir ele leva, na primeira das três fases previstas para a viagem, quase toda a família (Lygia e seus três filhos), o faz tudo Oswaldino – que ajudou na construção do barco -, e mais 5 tripulantes dos 14 previamente selecionados. Pra mim este vai ser o maior desafio para o velho lobo do mar: navegar com uma grande tripulação. Mas o comandante é safo e deve tirar de letra, até se preparou lendo o filósofo Confúcio.

O Fraternidade largou suas amarras às 10:40 (horário da Bahia) e, ao som do hino do Senhor do Bonfim, partiu com destino a cidade do Natal. Aleixo e tripulação, que bons ventos os levem (e tragam!) e sempre com um palmo d’água embaixo da quilha.

Quem quiser acompanhar as aventuras de Belov e sua trupe no velerio-escola Fraternidade, enquanto sobe a costa brasileira em direção ao Caribe e depois para o Panamá, Polinésia Francesa, Oceano Pacífico…, só acessando o site da expedição ou assistindo todos os domingos, às 20:00, no programa Cartão Verde da TVE Bahia, a série de mini-programas Diário de Bordo que será produzida pela Nheengatu Studio Audiovisual e terá a direção de Paulo Alcântara e Lara Belov.  Além, claro, de aqui no MaraCaru Weblog.

O site do programa, www.tve.ba.gov.br/diariodebordo, entra no ar no dia 24/01. As fotos são de Nilton Souza, www.niltonsouza.com.br, a quem agradeço a colaboração, e sugiro que você dê uma espiada em suas fotos aéreas dos arredores de Salvador.

Clique aqui para os outros posts sobre o veleiro-escola Fraternidade.

4 Comentários leave one →
  1. ReinaldoGiovannetti permalink
    domingo, 17 janeiro, 2010 @ 7:39 pm 7:39 pm

    Que Belov, este magnífico velejador, complete esta velejada como sempre o fez, safo e com histórias para contar.
    Para quem foi o primeiro brasileiro a fazer a volta ao mundo em solitário, esta etapa no Fraternidade será de aprendizado e superação.
    Bons ventos ao Fraternidade.

    Reinaldo

    Curtir

  2. domingo, 17 janeiro, 2010 @ 10:56 pm 10:56 pm

    Desejo a maior das sortes para o comandante e tripulação, nesta que me parece a volta mais complicada de gerir. È sem duvida um incentivo e uma inspiração que alguem que deu 3 voltas ao planeta ainda sinta vontade de o fazer mais uma vez. Não me parece que 67 anos seja uma idade avançada para o fazer, a idade de um homem é uma questão pessoal, há quem seja um velho aos 40 anos e quem não seja aos 70. O transcendente aqui é o facto de Belov ter feito 3 circunavegações em solitário e agora estár a expor-se a uma “multidão”. Espero que daqui saia outro livro .

    Curtir

  3. quinta-feira, 25 março, 2010 @ 11:43 am 11:43 am

    Reinaldo e Conde,

    Recebi e-mail do tripulante-cineasta Paulo Alcântara dando conta que a troupe do Fraternidade, agora com sete tripulantes, já está nas Galápagos.

    Bons ventos sempre,

    Curtir

  4. reinaldomythos permalink
    quinta-feira, 25 março, 2010 @ 6:16 pm 6:16 pm

    Vi as fotos da travessia do canal do Panamá, pelo que li no relato estava tudo tranquilo e em ordem.
    Bons ventos ao Fraternidade.

    Reinaldo

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.