Pular para o conteúdo

Ilha da Trindade cada vez mais inacessível

segunda-feira, 1 fevereiro, 2010 @ 12:07 am

Trindade vista na chegada

A Eldorado Brasilis Vitória–Trindade–Vitória é mais um desafio do que propriamente uma regata. A novidade da última edição, que aconteceu já lá se vão dois anos, foi a classe Expedition, que foi como um cruzeirão a vela, onde inclusive valia ligar o motor quando o vento não dava as  caras. E foi exatamente o que aconteceu na ocasião: ventou tudo logo no primeiro dia e depois foi uma calmaria danada, que fez com que só dois dos cinco barcos inscritos completassem o percurso: o Horizonte do comandante Antônio Carlos, onde estávamos como tripulantes, e Enrique e família no Namastê.

Os caranguejos de Trindade têm um sabor especial A Ilha da Trindade, a 630 milhas ou 1 166 Km, no través de Vitória – ou um terço do caminho em linha reta para a África -, com suas paisagens de filmes de ficção científica e “ondas camelos” que engolem pescadores desavisados, suas tartarugas verdes e os peixes Pufa (por favor, me pesque), a “Praça do Banzo”, os supostos discos voadores e picos que nascem a mais de cinco mil metros no fundo do mar, é um lugar para não se esquecer. E como todo mundo sabe, a primeira vez a gente nunca esquece.

Mara - a 1ª sul americana a ver o sol nascerNo mundo atual, tão encolhido pelos modernos meios de transporte, é emocionante chegar a um lugar inacessível por terra ou pelo ar – lá, só chega mesmo pelo mar! Quer conhecer? Então, sente e espere, porque a próxima Eldorado Brasilis para Trindade (que é um ótimo pretexto para ir até lá com segurança e tranqüilidade), infelizmente não tem, ainda, data para acontecer. Aí eu pergunto: Plínio Romeiro, cadê você?

Para saber mais, aqui tem um álbum de fotos e acolá o que já publiquei sobre a ilha.

O telefone da ilha é por satélite Tripulação do Namastê
9 Comentários leave one →
  1. segunda-feira, 1 fevereiro, 2010 @ 4:40 pm 4:40 pm

    Raios, nem sabia que existia essa ilha. Se fica a um terço do rumo para Àfrica (qual zona de Àfrica?) significa que deveria ser mais conhecida, ou estou errado por alguma razão?.

    Curtir

  2. Armando permalink
    terça-feira, 2 fevereiro, 2010 @ 7:33 pm 7:33 pm

    hélio,
    para a próxima viagem não se esqueça de mim. há muito quero conhecer esse lugar; tanto pela distância e inacessibilidade, como pelo desconhecimento geral das pessoas – mesmo sendo uma importante localização do nosso país. ABS

    Curtir

  3. Davi Duarte permalink
    domingo, 7 fevereiro, 2010 @ 6:48 am 6:48 am

    Hélio:

    Não por trabalhar na Eldorado e nem querendo bancar o advogado do diabo, mesmo por que pelo menos desde 2002, quando entrei para o time, acompanho todas as coberturas – do estúdio no bairro do Limão, com o Ari Pereira Júnior, Fernando Solano e também o Flávio Peres – e quero muito poder velejar uma Brasilis. Mas se bem me lembro a organização desde 2008, também é dividida com a ABVC, certo? Então penso que falta empenho de muito mais gente. O que pensas?

    Grande abraço, bons ventos,

    Davi Duarte /)

    Curtir

  4. segunda-feira, 5 abril, 2010 @ 4:46 pm 4:46 pm

    Conde,

    A Ilha da Trindade fica entre o lado Leste do Brasil e o Oeste da África, na altura da Namíbia.

    Armando,

    Fique ligado. Na próxima, se houver, divulgarei aqui no blog.

    Davi,

    Você tem razão, concordo contigo. Acredito que o evento não se firma enquanto estiver dependendo de verba da prefeitura. No último, a ajuda de custo para os barcos só saiu na véspera. Tem que partir para patrocinadores privados.

    Bons ventos pros três, sempre.

    Curtir

    • pedro de freitas permalink
      sábado, 19 janeiro, 2013 @ 4:34 pm 4:34 pm

      meu nome e pedro de freitas sou 1 sargento da marinha da brasil sou cozinheiro , eu na reserva ……………..seu sevie na ilha da trindade por mas de um ano , conheço tudo daquela ilha maravilhosa , estou disposto a pagar a minha passagem em algum valeiro pra retornar a ilha , a eu posso ser aproveitado como cozinheiro do veleiro eu tenho mas de 20 anos de enbaque na marinha nao sou mareado nao

      Curtir

  5. gabriela permalink
    quinta-feira, 21 agosto, 2014 @ 3:19 pm 3:19 pm

    ja encontraram uma previsão para ir novamente, se sim avise por email. pois tambem quero

    Curtir

  6. Luiz Lessa permalink
    sexta-feira, 1 abril, 2016 @ 11:49 pm 11:49 pm

    Como faço pra me inscrever pra próxima expedição?

    Curtir

  7. Jone Uchoa permalink
    domingo, 3 abril, 2016 @ 9:07 am 9:07 am

    Como faço pra me inscrever pra próxima expedição?

    Curtir

Trackbacks

  1. A viagem meteórica do Caroll « MaraCatu blog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.