Skip to content
Anúncios

A melhor época

quarta-feira, 17 março, 2010 @ 12:48 pm

Flamboiant em Vitória

Equinócio, latitude, Zênite. Adoro estas palavras. No próximo sábado, 20 de março, no instante em que o Sol estiver a pino sobre o Equador, precisamente às 14:32, começa no Hemisfério Sul o outono austral (no Hemisfério Norte o outono boreal tem inicio a 21 de setembro).

A palavra Equinócio é de origem latina e significa noite igual, já que os raios solares incidem verticalmente no Equador e a área iluminada pelo Sol é aproximadamente igual nos dois hemisférios.

Mudar é bom e o outono é a estação de transição. É caracterizado por queda na temperatura – é nesta estação as temperaturas variam mais ao longo de um dia (exceto nas regiões próximas ao equador, pela manhã as temperaturas são cerca de 2 a 3°C abaixo das de verão) -, diminuem as chuvas, o tempo fica mais seco.

Aqui em Angra dos Reis é a melhor estação do ano para se estar de barco, melhora o conforto ambiental (chega a fazer um friozinho à noite) e, o melhor de tudo, tem mais vento para velejar. É a época ideal para fotografias ao ar livre: o céu perde aquela névoa seca do verão e aumenta as horas de céu claro.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar o fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, vai atuar até a metade do outono no Hemisfério Sul. Com isso, a previsão é de chuvas acima da média histórica pelo menos até meados de maio. Mas que venha o outono, vamos deixar para trás esse verão de bastante chuva e muito calor.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: