Skip to content
Anúncios

Lobo do Mar

domingo, 2 maio, 2010 @ 4:22 am

Vitor e Susy no Cabanga Iate Clube de Recife A senhorinha Ivany Calmon me mandou um texto apresentando uma figurinha carimbada de nosso mundinho náutico e melhor ainda, acompanhado por uma musica de Vitor e Susy, o casal de bardos preferido dos velejadores, de quem já falei aqui.

Clica aí para escutar Lobo do Mar, enquanto se delicia com o excelente texto. Esta e as outras músicas do novo CD de Vitor e Susy você pode pescar no site do veleiro Simbad II.

Sobre a superfície fluida da água está confortável como na concretude da sala de casa. Por tão longa e intensa convivência marítima, é provável que sinta inveja do peixe. Inveja todavia saudável, formada por admiração e respeito. Como menos lhe interessa agora caminhar distâncias com os pés, segue adiante aonde velas e ventos o levam por esses mares.

Em seu metafísico conto A Terceira Margem do Rio, Guimarães Rosa mostra um homem que, sem motivo aparente, embarca em uma canoa e abandona a família para sempre. Passam-se meses, anos, nunca mais aporta, é visto apenas a descer e a subir o rio. Criou para si mesmo uma terceira margem, que apenas ele sabe qual é, como é e para que é. Água feita para mergulhar no mistério, líquido vivo da memória uterina que transcende os dias materiais em que todos nós vivemos, de coisas pequenas e transitórias, necessárias para a juventude mas de curto alcance para a maturidade.

João Octavio Calmon Navarro Ribeiro vive enfurnado no barco, tal como Mestre Jonas no ventre da baleia. Advogado que abandonou a gravata e o escritório em favor da obediência às leis da natureza. Seu apelido é agora seu nome oficial: Janjão. Inesquecível sua voz grave, pausada, de quem não tem pressa e pretende levar a conversa longe. Não sei por onde tem velejado, se está em Fort Lauderdale, na Flórida, logo partindo em direção ao Caribe e depois a Fernando de Noronha. Também pode ser que hoje esteja em São Paulo, ancorado em Paraty ou Guarujá. Quem sabe, mais tarde, quando tudo ajudar, suba o Atlântico e dê uma chegadinha à Europa novamente. Diante de seu lastro oceânico e de sua bússola existencial, Lig, o filho, e Ique, o neto, são ainda marinheiros de água doce.

Além da honrosa e merecida distinção de ser Comodoro do Cruzeiro  Costa Leste, recebe a homenagem em letra, música e afeto de dois navegadores, Susy e Vitor, que compuseram e apresentam Lobo do Mar. Assim você conhece em versão cantada aquele que percorre soberano a terceira margem do próprio rio.

Janjão, o velho lobo do marUlisses, para se proteger do canto das sereias, amarrou-se ao mastro,  vedou olhos e ouvidos. Algo que Janjão certamente não faria, certo que mais vale o encanto do canto do mar que uma odisséia heróica. Enfim, em resumo, chego a suspeitar que tudo em relação ao Lobo do Mar se deve a um simples e pequeno detalhe: Janjão não usa salva-vidas. Não precisa. A vida já está salva.

Deva

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. José de Anchieta permalink
    domingo, 2 maio, 2010 @ 11:58 am 11:58 am

    Tudo bem?
    O blog de vocês está muito bacana, parabéns! Estava um pouco desatualizado, mas hoje tirei a manhã para ler as notícias de 2010 que me interessaram, aprendi muito!
    Abraços e bons ventos

    Curtir

  2. ivanperdigao permalink
    terça-feira, 4 maio, 2010 @ 8:51 am 8:51 am

    Parabéns ao Janjão. Homenagem merecida. Gostei muito da frase “Janjão não usa salva-vidas, a vida já está salva”.
    Ivan

    Curtir

  3. segunda-feira, 15 novembro, 2010 @ 1:43 am 1:43 am

    José,

    Grato pelo comenário. Apareça sempre que vira e mexe tem novidades.

    Ivan,

    Concordo contigo, bem merecida e a frase é dez.

    Bons ventos pros dois, sempre

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: