Pular para o conteúdo

Memórias do Capitão Candelabro

sábado, 10 julho, 2010 @ 12:07 am

Iracema concentrada na "aula de vela"

Eu já falei aqui que vira e mexe faço charter com um barco de um amigo na Baía da Ilha Grande. Devo ter tido sorte, pois sempre arrumo “charteiros” de primeira viagem legais e nunca vi ninguém voltar decepcionado – não por mim, é claro, mas pelo programa em si, que é realmente muito bacana. Alguns viram amigos, trocamos e-mails e fotos e até saímos para tomar umas geladas no entorno da Marina Bracuhy.

O mais difícil foi com quatro argentinos da província de Corrientes. Não que fossem chatos ou exigentes, na realidade eles passaram a maior parte do tempo fora do barco, mas era muito homem junto num espaço tão pequeno.

Certa feita saí com um casal e um filho lá das Minas Gerais. A baixinha Ju era faixa preta de tae-kwon-do e montanhista. Já o marido Ado, bom companheiro de papo, foi pró-reitor e estava por Paris no efervescente ano de 1 968. O filho Gui, garoto tranquilo e bem educado, só deu piti, e com razão, quando o pai não acreditou que ele tinha visto um peixe listado de amarelo nas Ilhas Botinas. Findo o charter fomos continuar os papos e tomar umas na cachoeira do rio Bracuhy.

Depois saí com Arquimedes, mineiro também, lá de Barbacena, e Iracema, paulista de Ribeirão Preto. Velejadores de água doce, o casal hoje mora na beira do lago de Tucuruí no Pará. Arquimedes, todo organizado, trouxe até GPS e abasteceu o barco com mantimentos para cruzar o Atlântico até a África e, se necessário, tomar banho com água mineral. Tinha tudo para dar errado. Dia ventoso, de muita chuva e um pouco de frio, num Brasília 32’ sem nem o abrigo de um dog house. Na hora de dar um riso (acho que batia nos 20 nós no canal da Gipóia) Iracema ficou tranquilamente no leme enquanto fazíamos a manobra. Depois fiquei sabendo que era a primeira vez que ela timoneava um barco de oceano. Foram aprovados com louvor e devem ter gostado, pois me deram a maior gorjeta que já recebi.

Sérgio e Fabi brindam a bordo do Astral Mas o charter mais curioso foi com um jovem casal do Rio, Sérgio e Fabi, que estava em lua de mel. Isto mesmo: lua de mel num pequeno veleiro e comigo a bordo! Eram dois atletas, acordavam bem cedinho, saiam de fininho para não me acordar (felizmente estávamos num 38’ que tem uma cabine separada na popa) e iam remar no caiaque de inflar que trouxeram. Na ultima noite, em Sitio Forte, pude até oferecer um pouco mais de privacidade aos pombinhos quando fiquei até tarde no veleiro Maruja (de quem já falei no post No sufoco, engula com manteiga).

A convivência foi muito fácil com os recém casados pais de Arthur. Difícil foi aquentar a galhofa dos amigos, que passaram a me chamar de “Capitão Candelabro”. Pode?

5 Comentários leave one →
  1. Zé Pirata permalink
    domingo, 11 julho, 2010 @ 2:22 pm 2:22 pm

    Cada um conta sua história, acredita quem quer, hehehe : D
    Parabéns pelo blog!
    Fui

    Curtir

    • Dado permalink
      domingo, 11 julho, 2010 @ 8:03 pm 8:03 pm

      Infeliz comentário, Zé Pirata. Hélio, por favor continue com seus relatos e histórias para nosso deleite.
      Abraços

      Curtir

  2. segunda-feira, 12 julho, 2010 @ 12:03 am 12:03 am

    São belas histórias, deu vontade de ir até o Rio para uma navegada… Parabéns pelo blog!

    Curtir

  3. Paulo Ribeiro permalink
    segunda-feira, 12 julho, 2010 @ 1:36 pm 1:36 pm

    100% de acordo com a Dado.

    Principalmente por que o Sergio e a Fabi são meus primos e sei que eles adoraram esta “lua- de-mel” com o Capitão Candelabro.

    Helio, manda ver. Como já te disse uma vez, não durmo sem passar por aqui.

    Abraços,

    Paulo
    Veleiro Bepaluhe

    Curtir

Trackbacks

  1. Curso Express de Marinização « MaraCatu blog

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: